Meninos da Vila: conheça 5 jogadores que começaram no Santos que fazem sucesso na Europa

A base santista é conhecida no mundo inteiro por ter por excelência formar jogadores habilidosos e quem tem no drible o principal fundamento; porém alguns nomes desta lista pode te surpreender.

Meninos da Vila é praticamente um sinônimo de jogador de habilidade, driblador, irreverência e a uma das caras do futebol brasileiro. Desde sempre o Santos é um dos maiores exportadores de atleta brasileiro para a Europa, na sua base já saiu lendas como Edu, Pepe, Mengálvio, Coutinho, Clodoaldo, Robinho, Diego, Alex, além é claro, do maior de todos os tempos: Pelé.

Porém as categorias inferiores do Peixe começou a revelar ótimos jogadores em setores que não eram tão tradicionais, como goleiro (Rafael Cabral, João Paulo e John), zagueiros e laterais.

Confira abaixo 5 jogadores da base do Santos que estão fazendo sucesso em clubes importantes da Europa.

Lucas Veríssimo, 27 anos, Benfica (Portugal)

Lucas Veríssimo
Fotografia: AFP

O zagueiro vem sendo uma das sensações deste início de temporada nos “Encarnados”. O zagueiro de 27 anos foi lançado no time principal do Peixe em 2015, pelo então técnico Dorival Junior, em uma partida contra o Vasco no Campeonato Brasileiro daquele ano. A princípio ele não virou titular da equipe, porém no ano seguinte se tornou titular e logo em seguida começou a se destacar como um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro. Com 1,88m, muita velocidade, técnica e força física, ele encantou Jorge Sampaoli e foi um dos principais zagueiros do Campeonato Brasileiro de 2019, neste ano ele recebeu o prêmio da Bola de Prata como melhor defensor do campeonato. No ano seguinte, Veríssimo continuou a boa fase e recebeu outros dois prêmios importantíssimos: entrou na seleção ideal da Copa Libertadores de 2020 e também recebeu o prêmio de melhor defensor da América do Sul do mesmo ano pelo jornal El País.

Em 2021 ele foi vendido ao Benfica por 6,5 milhões de Euros; e logo se tornou titular do time português, que na época era treinado por Jorge Jesus. O jogador ainda corre contra o tempo para se recuperar de uma grave lesão no joelho direito para ficar novamente no radar do técnico Tite. O atleta já fez dois jogos pela Seleção Brasileira, e não fez nenhum gol.

Emerson Palmieri, 28 anos, West Ham (Inglaterra)

Emerson Palmieri
Foto: Divulgação

O lateral-esquerdo começou a carreira no Peixe em 2011, contra o Paulista, em Jundiaí, pelo Campeonato Paulista. Com apenas 17 anos ele teve a missão de substituir o ídolo Léo na posição. Na época, o Santos então comandado por Muricy Ramalho, viu o ídolo mudar de posição e a promessa santista aparecer na lateral-esquerda com certa frequência, pois o chileno Mena era frequentemente convocado e Léo já não tinha tanto vigor para jogar na posição. Palmieri ainda não estava integrado 100% ao time principal e por isso jogou a Copa São Paulo do ano seguinte, inclusive sendo campeão, para depois se tornar uma das peças-chave do time que acabou sendo campeão Paulista de 2012 e também da Recopa Sul-americana do mesmo ano.

Emerson ainda foi emprestado para alguns clubes italianos, como Palermo e Roma, porém no time da capital, após boa passagem, ele foi comprado por 2 milhões de Euros. Com origem e passaporte italiano, a sua carreira em seleções mudou completamente.

Palmieri teve boa passagem na Roma e foi comprado pelo Chelsea, em 2019. O jogador não chegou a ter chances com o técnico Tite, portanto o técnico da Azzurra, Roberto Mancini, viu nele a oportunidade de ser uma sombra em Spinazolla, o chamando para compor o elenco italiano que acabou sendo campeão da Euro 2020 em Wembley.

Atualmente o lateral-esquerdo joga na Premier League, no West Ham, onde o clube londrino desembolsou 14 milhões de Euros ao Chelsea para comprar o jogador do rival da capital britânica.

Danilo, 23 anos, Feyenoord (Holanda)

image

Pouca gente sabe, mas uma das principais revelações do campeonato holandês é um “Menino da Vila”. O atacante Danilo, de apenas 23 anos, começou na base santista, mas foi vendido ao Ajax sem nem estrear no time principal. O atacante foi vendido ao clube holandês com apenas 18 anos pelo valor de 2 milhões de Euros e integrou a base do time de Amsterdam. Ele chegou a ser emprestado para o Twente, também da Holanda, e na janela de transferências de meio de ano assinou com o Feyenoord como jogador livre. Atualmente, ele fez 8 jogos e tem 6 gols na Eredivise; sendo um dos artilheiros do Campeonato Holandês.

Felipe Anderson, 29 anos, Lazio (Itália)

Felipe Anderson
Foto: Getty Images

 

Um autêntico “Menino da Vila”. Assim podemos descrever Felipe Anderson, um meia versátil, habilidoso e que tem no drible a sua principal característica. O jogador fez a sua estreia no profissional do Peixe há, exatos, 12 anos pelo então técnico Muricy Ramalho. No Peixe, Felipe foi campeão da Copa Libertadores de 2011, da Recopa Sul-americana e do Campeonato Paulista de 2012. Atualmente ele retornou à Lazio após passagem discreta no West Ham, da Inglaterra. Na atual temporada, o meia fez 10 jogos; com 2 gols e 2 assistências.

Rodrygo, 20 anos, Real Madrid (Espanha)

Foto: Getty Images

 

O Rayo! Assim é conhecido Rodrygo, que começou a sua carreira na base santista com apenas 11 anos e integrou o time profissional do clube com 16. Entre os profissionais do Peixe, o atacante fez apenas 49 jogos; anotando 10 gols e dando 5 assistências. Rodrygo foi a segunda maior transferência da histórias santista; o Raio foi vendido ao Real Madrid por 45 milhões de Euros.

BÔNUS: Neymar, 30 anos, PSG (França)

Neymar
Foto: Getty

Um dos maiores ídolos do clube e, sem dúvida, a maior revelação do clube neste século. O camisa 10 da seleção brasileira já é há mais de uma década o jogador mais expressivo do país. Neymar já subiu ao pódio do prêmio de melhor do planeta em duas oportunidades (foi terceiro colocado em 2015 e 2017), quebrou o recorde de contratação mais cara da história (222 milhões de euros, ou R$ 1,4 bilhão, na cotação atual) pagos pelo Paris Saint-Germain ao Barcelona) e conquistou quase todos os títulos importantes que disputou (Paulista, Copa do Brasil, Libertadores, Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Francês, Copa América, Copa das Confederações e Jogos Olímpicos). Atualmente é o principal nome para ajudar o time canarinho a conquistar a sexta estrela na Copa do Mundo do Catar, em novembro.

você pode gostar também