Vanderlei Luxemburgo não será o próximo técnico do Santos. Em reunião, ocorrida na última quarta-feira, o Comitê de Gestão do clube vetou o nome do técnico, não de forma unânime, para assumir o cargo. O alvinegro queria usar o profissional como diretor de futebol, porém Luxemburgo queria assumir o cargo de treinador na reta final de Campeonato Brasileiro.
Nos últimos dias, as conversas entre ambas as partes avançaram. Empolgado com a possibilidade de retornar ao Peixe, Luxemburgo apresentou ao presidente Andrés Rueda um dos seus famosos projetos. A ideia era ser técnico até o fim da temporada, comandando, também, o departamento de futebol.
O Santos não tem um executivo de futebol desde a saída de Newton Drummond, que ocorreu em agosto. Assim, Andrés Rueda assumiu a função e passou a trabalhar diariamente no CT Rei Pelé.
O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo foi no Cruzeiro, que deixou em dezembro de 2021 após maus resultados na Série B e a transformação do clube mineiro em SAF. O treinador acumula quatro passagens pelo Santos, em 1997, 2004, 2006/07 e 2009. No clube, foi campeão brasileiro (2004), bicampeão paulista (2006 e 2007) e ganhou também um Rio-São Paulo (1997).