Quantas vezes o Santos já foi rebaixado?

Pela primeira vez em 112 anos de história o Santos vai disputar a série B

Os últimos três anos do Santos Futebol Clube, foram marcados por uma má gestão conduzida pelo ex-presidente do clube, Andrés Rueda. Após o vice da Libertadores, em janeiro de 2021, para o rival Palmeiras, uma série de eliminações precoces e lutas contra o rebaixamento conduziram o Peixe a chegar em 2023 com um acontecimento inédito.

 

Foto: Abner Dourado/AGIF

 

Temporada 2023

A temporada do Santos em 2023 começou com o time caindo ainda na fase de grupos do Paulistão pelo terceiro ano consecutivo, com apenas 14 pontos. Pela Copa do Brasil, foi eliminado nas oitavas de final, para o Bahia, em uma disputa de pênaltis após o placar final agregado de 1 a 1. Sendo um dos favoritos do grupo para avançar de fase, mais uma eliminação precoce, o Peixe foi eliminado ainda na fase de grupos da Sul-Americana.

Com isso, restou para o Alvinegro Praiano apenas o foco no Campeonato Brasileiro, que não foi nada fácil. Durante a gestão Rueda diversos técnicos passaram pelo clube, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fabián Bustos, Lisca, Odair Hellmann, Paulo Turra, Diego Aguirre e por último quem assumiu o comando foi o auxiliar técnico Marcelo Fernandes.

A princípio, Marcelo, ficaria apenas como interino até conseguirem outro técnico, depois da demissão de Aguirre, quando o Santos perdeu por 3 a 0 para o Cruzeiro. Sua primeira missão foi contra o Bahia, pela 24ª rodada, ja estreando com uma vitória por 2 a 1. Seguidamente, pela 25ª rodada, o Santos goleou o Vasco por 4 a 1 e saiu do z4, a partir dali os torcedores começaram a ver uma esperança e enxergar o técnico com outros olhos.

Logo, uma vitória de virada em cima do Palmeiras, 2 a 1, na Arena Barueri. As coisas pareciam caminhar para um lado bom, até que a primeira derrota sob o comando de Marcelo aconteceu. Uma goleada, Bragantino venceu o Santos por 3 a 1 dentro da Vila Belmiro, e o pesadelo voltou a assombrar, novamente a zona de rebaixamento.

Para afundar as esperanças que ainda restavam nos torcedores, uma das maiores goleadas que o time já havia sofrido, o Internacional venceu o Santos por 7 a 1. O próximo confronto era em casa contra o Coritiba, a vitória era a única coisa que importava. E ela veio. 2 a 1 e fora da zona de rebaixamento. Mas a disputa pela vaga do z4 era constante e não podia bobear, uma derrota e já estava lá. Mais um clássico e dessa vez um empate, 1 a 1, Santos e Corinthians.

Mais um jogo difícil, Santos x Flamengo. Com gol no final da partida, o Santos virou o jogo e venceu por 2 a 1, chegando ao 15º lugar e se distanciando da zona de rebaixamento. Ali o sonho voltava a ser realidade, se o time que tomou uma goleada de 7 a 1 conseguiu voltar a vencer, então era possível se salvar. Empate contra o Cuiabá, 0 a 0, e distância do z4.

Com gol no final o Santos venceu o Goiás, por 1 a 0, pela 33ª rodada. Depois, mais um clássico com empate de 0 a 0, Santos x São Paulo. Mais um empate para conta, 1 a 1 contra o Botafogo. Continuava fora do z4, mas a disputa ainda estava acirrada, vitórias precisavam voltar a acontecer. Ao invés disso, uma derrota para o Fluminense por 3 a 0. Aconteceu de novo, mais uma derrota, por 3 a 0 contra o Athletico-PR.

A última rodada do campeonato e o jogo mais importante do Santos de toda sua história, era contra o Fortaleza, na Vila Belmiro. O Peixe chegou para a 38ª rodada em 15º lugar, era apenas necessário uma vitória e continuaria na elite do futebol brasileiro. A disputa pelo rebaixamento era entre Santos, Vasco e Bahia, sendo o clube paulista o que havia a menor chance para isso.

Em caso de empate ou derrota, era necessário torcer pelo tropeço de um dos dois concorrentes. O menos provável aconteceu, e o Bahia goleou o Atlético-MG por 4 a 1 e o Vasco ganhou por 2 a 1 contra o Bragantino. E o Santos, que mesmo com as vitórias dos adversários, se ganhasse se livraria, perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza decretando seu rebaixamento histórico.

 

Torcida santista sem acreditar com o primeiro rebaixamento do clube – Foto: Guilherme Dionízio

Temporada 2022

Não muito diferente de 2023, o Santos teve muitas dificuldades durante a temporada de 2022. No Campeonato Paulista, chegou até a última rodada com chances de ser rebaixado, apenas após a vitória contra o Água Santa por 3 a 2, que o Peixe conseguiu se livrar.

No Brasileirão, tudo começou bem, chegando inclusive a ser o líder da tabela na terceira rodada. Até a sétima rodada, lutou pelo topo, até que o rendimento começou a cair, e ficou pela disputa do meio da tabela. Até surgiu uma esperança de vaga na Libertadores, mas não foi possível, acabou o campeonato em 12º lugar.

Pela Copa do Brasil, o time da baixada não chegou nem passar das oitavas. Sofreu uma goleada pelo Corinthians por 4 a 1, e no jogo de volta não conseguiu reverter o placar, ganhando apenas de 1 a 0. Pela Sul-Americana, depois de sofrer na fase de grupos e passar pelo saldo de gols, perdeu para o Deportivo Táchira em pela Vila Belmiro, sendo eliminado nas oitavas de final também.

Santos vence Água Santa e escapa do rebaixamento – Foto: Diogo Reis

Temporada 2021

O Santos estava enfrentando sérios problemas financeiros quando Andrés Rueda assumiu o comando para livrar o clube do transfer ban e colocar as financias em dia. Após chegar até a final da Libertadores de 2020, e conquistar o vice-campeonato, os torcedores tinha, esperança de uma boa temporada.

Pelo Paulistão, o clube lutou até a última rodada para não ser rebaixado, quando venceu o São Bento por 2 a 0. No campeonato de 2021, o Santos acabou o campeonato na pior colocação de sua história.

Foi eliminado precocemente na Libertadores, e foi disputar a Sul-Americana onde durou apenas até as quartas de finais. No decorrer dos campeonatos, o clube tinha a missão de se manter fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas apenas na penúltima rodada se livrou do rebaixamento. Além disso, caiu nas quartas de finais da Copa do Brasil.

Jogo que livrou o Santos do rebaixamento do Paulistão – Foto: Neto Bonvino

 

você pode gostar também