Por meio de suas mídias sociais, o Santos anunciou na última terça-feira (08) que irá fazer uma pequena alteração em seu símbolo para a temporada 2023. O clube informou que irá colocar uma coroa em cima do escudo em homenagem ao Rei Pelé.
– O Santos passará a utilizar em jogos de futebol profissional, amador e no futsal, tanto na categoria masculina quanto na feminina, em todas as suas camisas, uma coroa sobre as estrelas existentes dos títulos mundiais, a título de homenagem permanente a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé – diz o artigo 103 do texto aprovado pelos associados do clube.
Durante anos, alguns conselheiros tentaram aprovar a mudança no escudo do clube, mas esbarraram nos termos do estatuto social. Agora, além da coroa, o alvinegro poderá utilizar uniformes em referência a conquistas passadas com escudos antigos do clube, o que também era vetado pelo texto anterior.
Por enquanto, não há previsão de quando o Santos entrará em campo com algum de seus antigos escudos. No entanto, caso o clube deseje, a decisão não precisará mais de aprovação do Conselho Deliberativo, como acontecia anteriormente.