O Santos Futebol Clube conheceu, pela primeira vez em todos os seus 111 anos de história, o que é ser rebaixado e irá participar da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. O Peixão está oficialmente fora do seleto grupo dos times que jamais visitaram a segunda divisão – eram eles São Paulo, Flamengo e Santos, já que o Cruzeiro caiu pela primeira vez em 2019 – e, logo no Brasileirão em homenagem ao Rei Pelé, que faleceu em dezembro do ano passado, o Alvinegro Praiano amargurou esse rebaixamento tão desconhecido e inesperado pelos torcedores, pensando na tradição do clube.
Visando mudar o cenário em que os levou para a segunda divisão, a diretoria do Santos já se planejava para contratar um novo técnico, visto que o ‘atual’ – o Marcelo Fernandes -, era apenas um interino que foi efetivo para tentar salvar o clube na briga final contra o rebaixamento. Com isso, se movimentando bastante no mercado, o Santos chegou no nome do Fábio Carille, nome já conhecido pelos santistas, visto que já passou pelo clube em 2021. Agora, mais do que nunca, é oficial: Fabio Carille irá treinar o Santos em 2024.
Além disso, vale lembrar toda a novela que o Santos viveu com o treinador Thiago Carpini na semana passada – em especial, na quarta-feira -, onde o técnico já estava ‘acordado verbalmente’ e com negociações bastante avançadas, mas alguns empecilhos vieram a atrapalhar a conclusão do contrato. A maneira como tudo foi conduzido não foi ideal, principalmente pela falta de transparência de ambas as partes que, no resumo da opera, ficaram ambas sem um acordo – o Santos não conseguiu o técnico, nem a nova diretoria do Marcelo Teixeira, nem o Cruzeiro, que estava na briga pela contratação do Carpini.
Dessa vez, o Santos conseguiu superar a ‘barreira’ da multa rescisória e foi negociado diretamente com o clube que ‘detém’ os direitos do Carille, o V-Varen Nagasaki, do Japão.
Contratação do Fábio Carille
Fábio Carille é anunciado na Vila Belmiro nesta terça-feira (19), depois da negociação entre as partes na qual foi acordado um contrato de 1 ano (fim de 2024), com opção de permanência por mais um ano. O novo treinador do Santos foi anunciado em primeira mão pelo novo presidente, Marcelo Teixeira, em suas redes sociais, que fez questão de professar palavras esperançosas para sobre o futuro do clube.
Demos início à reconstrução do Santos: Fábio Carille será nosso comandante no caminho de volta às conquistas e dias de alegria, a partir do começo de 2024. Em sua segunda passagem pelo Santos e com um ótimo histórico, Carille chega com a função de rever e redefinir o elenco dentro das novas normas e diretrizes que estamos implantando. O Santos grande de novo – disse Marcelo Teixeira, presidente do Peixe.
O novo técnico do Alvinegro Praiano estava no V-Varen Nagasaki, clube japonês que detinha a sua multa rescisória – pois o contrato dele, assinado em 2022, ia até o início de 2025 – de aproximadamente U$1,5 milhão (R$7,36 milhões). A multa, novamente, poderia ser um problema na contratação, mas, ao contrário do Juventude, o V-Varen Nagasaki topou aceitar o pagamento de forma parcelada, após o empresário do Fábio Carille, Paulo Pitombeira, fazer a ponta da negociação entre os japoneses, o Santos e o treinador.
Motivos que levaram o Santos ao Carille
Primeiramente, é necessário entender que a situação financeira do Peixe não é boa, pelo contrário, o clube encara uma grave crise financeira e, como já citado, a diretoria vem adotando medidas necessárias para tentar suavizar o cenário, principalmente aliviando a folha de pagamento, que passa diretamente por uma reformulação do plantel. Além disso, o perfil de Carille é visto pela diretoria com bons olhos – até porque já o conhecem do seu último trabalho, em 2021 – para tomar frente nesse planejamento de ‘um novo Santos’, montando uma nova espinha dorsal com os atletas que terá a disposição e os guiando para os caminhos dos títulos.
Como de praste do futebol brasileiro, o Peixe também foi um clube que sofreu com as trocas de técnicos excessivas, tendo tido quatro treinadores em 2023. Já quando o recorte é desde a saída de Carille, em 2021, o novo treinador tem o melhor aproveitamento – que mesmo assim não é de se invejar – no comando, com 46% de aproveitamento em 27 jogos.
Entretanto, é inegável que um baita treinador competente, pois é multicampeão – diga-se de passagem – pelo Corinthians, onde atuou como treinador adjunto ao lado do técnico Tite por 212 jogos, conquistando, sobretudo, o Mundial de 2012. Foi ali que começou a carreira, mas onde se consolidou mesmo foi em 2017, quando foi campeão brasileiro com o Corinthians. Depois teve passagens pelo Santos, CAP e V-Varen Nagasaki.
Bem-vindo, Carille! ⚪️⚫️
O Santos FC acertou o retorno do treinador Fábio Carille! O comandante chega com contrato de um ano e opção de permanência por mais uma temporada. Boa sorte, professor! pic.twitter.com/sRFQwzeSmt
— Santos FC (@SantosFC) December 19, 2023