Santos fecha acordo com Benfica pela venda de Marcos Leonardo

O Peixe acerta a venda do atacante Marcos Leonardo por valores que chegam em quase R$100 milhões

Santos Futebol Clube conheceu, pela primeira vez em todos os seus 111 anos de história, o que é ser rebaixado e irá participar da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. O Peixão está oficialmente fora do seleto grupo dos times que jamais visitaram a segunda divisão – eram eles São PauloFlamengo e Santos, já que o Cruzeiro caiu pela primeira vez em 2019 – e, logo no Brasileirão em homenagem ao Rei Pelé, que faleceu em dezembro do ano passado, o Alvinegro Praiano amargurou esse rebaixamento tão desconhecido e inesperado pelos torcedores, pensando na tradição do clube.

Visando mudar o cenário em que os levou para a segunda divisão, a diretoria do Santos já se planejava para ter mudanças em seu plantel, não apenas contratando jogadores que dessem uma nova cara ao Peixe, mas também se ‘livrando’ de caras antigas que remetam ao rebaixamento – não literalmente, é claro – , até porque, na maioria das vezes, é a venda é saudável para os dois lados. Dessa vez não poderia ser diferente, a mudança de ares que o Marcos Leonardo escolheu para sua carreira irá ser boa para ambas as partes. Para o Santos, precisava de fazer dinheiro a qualquer forma, para o Marcos Leonardo, já estava chegando a hora de brilhar na Europa.

A má noticia é que talvez o Menino da Vila, de 20 anos, tenha saído ‘cedo’ demais do clube. Entende-se por ‘cedo’, não literalmente a idade dele que é de 20 anos, mas sim a forma como saiu do Brasil. Em relação a maturidade, o jogador com certeza passou por grandes desafios nesse ano de 2023, lutando até o último segundo contra o primeiro rebaixamento de um clube gigantesco, que é o Santos Futebol Clube. O atleta está longe de ser um dos culpados pelo rebaixamento, até porque fez gols decisivos quando o Santos precisava, mas a relação Marcos Leonardo-torcida se encontrava bem desgastada nesses últimos tempos.

Alguns episódios de atrasos e posturas dentro de campo parecem ter irritado os torcedores do Peixe na final do Campeonato Brasileiro de 2023, mas, sobretudo, fica a certeza de que no futuro irão reconhecer o esforço do garoto para ajudar o Santos nesse ano difícil. Além de tudo, o jovem menino da vila ‘aceitar’ a negociação, também mostra seu carinho pelo clube, visto que a negociação é de tamanha importante para um clube que enfrenta uma crise financeira do tamanho da que o Alvinegro Praiano enfrenta, inclusive sem dinheiro em caixa.

Uma pena para o futebol brasileiro que o ML9 – apelido para se referir ao Marcos Leonardo – não tenha ficado mais uma temporada no Brasil e, quem sabe, ter recebido propostas de clubes maiores, com perspectivas de futuros alinhadas ao talento do garoto. Espera-se que esse nome, Marcos Leonardo, ainda possa ser visto com a camisa da amarelinha.

Negociação do Marcos Leonardo

Santos
M.Leonardo 9, artilheiro do Peixão. – Foto: Raul Baretta/Santos FC

 

Em relação a negociação em si, os valores agradam muito o Peixão, que fez questão de negociar diretamente com o clube português, sem ‘interferência’ da empresária do atleta, Rafaela Pimenta. Além disso, segundo GE Globo, a Dodici Sports BR abriu mão dos 10% que possui de direitos do jogador, simplesmente para ajudar o Santos na transação.

Segundo informações do jornalista Fabrizio Romano, o Benfica irá pagar um total de 18 milhões de euros (algo em torno de R$96,3 milhões) para adquirir 70% do passe do atleta, de forma parcelada e com garantias bancárias – um ponto positivo. Não foi confirmado ainda com qual quantia o Santos irá ficar, exatamente, desse valor. Outra boa notícia é que o Alvinegro Praiano terá 10% de mais-valia numa futura venda – e não cláusula de venda. O contrato de Marcos Leonardo com o clube português será de 5 temporadas e o atacante já estará em Lisboa nas próximas horas.

Vale ressaltar, que outros clubes já haviam demonstrado interesso pelo atacante do Santos, como os ingleses Arsenal e Newcastle, além do Spartak Moscou. Os clubes da Premier League não chegaram a fazer uma proposta oficial pelo jogador, mas o clube esperava começar a negociar a partir de 23 milhões de euros, o que não foi possível com o Benfica. Para os russos, o próprio atleta deu o ‘não’ para negociação e não foi adiante.

Passagem do ML9 pelo Santos

Revelado pelo Santos e um ‘Menino da Vila’ desde pequeno, Marcos Leonardo começou a ter oportunidades em 2021, mas só foi ser protagonista do clube em 2022 e 2023, mesmo que não tenha conquistado títulos. Centroavante nato, o jovem jogador é mais uma grande promessa da vila, que encanta a todos pela sua incrível qualidade técnica e capacidade de fazer gols. Com toda certeza a Europa fará bem para o menino.

Foram, ao todo, 168 jogos vestindo a camisa do Peixão, que resultaram em 54 gols e 11 assistências, além de diversas contribuições dentro de campo. O jogador já sabia que não iria continuar no Peixe em 2024 – na verdade, ele achou (e queria) que sairia no primeiro semestre de 2023, mas os dirigentes o fizeram ficar no clube -, mas mesmo assim fez de tudo para evitar o rebaixamento do clube na temporada passada.

você pode gostar também