O Santos voltou a vencer na noite desta segunda-feira (10) pelo Campeonato Brasileiro. O Peixe não tomou conhecimento do Juventude e derrotou a equipe gaúcha por 4 a 1, na Vila Belmiro, e volta a mirar uma vaga no G-8 para tentar ir à Copa Libertadores de 2023.
Com o resultado, o Peixe sobe três posições e vai à 11º lugar no Brasileirão; já o Juventude continua na lanterna e praticamente sela o seu rebaixamento para a Série B do campeonato nacional.
Primeiro tempo
A partida começou com um Santos estudando bastante o adversário e o Juventude tentando explorar a velocidade dos seus ponteiros. Tanto é que logo aos 3 minutos de partida, em uma bola longa pela esquerda, durante um bate e rebate, a bola sobrou para o Moraes arriscar de fora da área e João Paulo fazer uma boa defesa, espalmando para escanteio.
Não demorou muito para a reposta santista. Aos 11 minutos, Auro cruzou muito bem na segunda trave. Ângelo tocou de primeira para o meio, e Lucas Barbosa não alcança na hora de fazer o gol. Foi bem travado por Paulo Miranda.
Aos 18 minutos, o lance de maior perigo do Juventude na primeira etapa. Em uma cobrança de falta feita por Chico Kim, a bola caprichosamente explodiu na trave esquerda do goleiro João Paulo.
Aos 23 minutos, o Santos abriu o placar na Vila. Ângelo fez ótima jogada pela esquerda e cruzou para o meio da área. Sánchez aproveita a sobra e chuta com força para o gol. A bola sobra para Lucas Braga, que acertou um belo chute de direita estufando a rede do Juventude. Com este gol, o camisa 30 do Peixe chegou ao seu quarto gol na atual temporada.
Após o gol do Santos, o Juventude desmoronou emocionalmente e animicamente. Os gaúchos não conseguiam passar para o campo de ataque e o Santos controlou a partida até o final da primeira etapa. O time paulista ainda perdeu grandes chances com Ângelo, Lucas Braga e Carlos Sanchez.
Segundo tempo
O jogo recomeçou com várias mudanças de ambas as equipes. O Juventude com Óscar Ruiz no lugar de Rafinha; o técnico Orlando Ribeiro, do Santos, fez três alterações: Madson no lugar de Auro, Sandry no lugar de Carlos Sanchez e Ed Carlos na vaga de Lucas Barbosa.
Mesmo vencendo por 1 a 0, o Santos partiu para cima para não correr riscos na partida. Prova disso é que logo aos 3 minutos, Marcos Leonardo ganhou uma bola no ataque e arriscou de fora da área, passando perto da trave esquerda do goleiro Pegorari.
Alerta de golaço! Aos 9 minutos Ed Carlos acertou um lindo lançamento para Marcos Leonardo, o camisa 9 do Santos venceu na corrida do Paulo Miranda e com apenas um toque, mas um toque de cobertura, encobriu Pegorari e fez um lindo tento. Um gol digno de Vila Belmiro.
O GOLAÇO DO #MeninoDaVila MARCOS LEONARDO! 🫶⚪⚫ #SANxJUV pic.twitter.com/bgwerWGmrD
— Santos FC (@SantosFC) October 11, 2022
Com este gol, Marcos Leonardo se isolou ainda mais na artilharia do clube nesta temporada. A joia santista chegou ao seu 19º gol em 51 jogos.
Não demorou muito e o Peixe aumentou ainda mais a sua vantagem. Aos 17 minutos, Felipe Jonathan cobra a falta levantando a bola na área e o outro lateral, Madson, subiu entre os zagueiros e cabeceou muito bem no fundo do gol de Pegorari.
Aos 23 minutos, o Santos quase ampliou e faz do jogo uma goleada. De menino para menino. Ângelo acertou um lançamento primoroso, de trivela, para Marcos Leonardo; o camisa 9 conseguiu dominar e chutou de pé esquerdo, a bola caprichosamente bateu na rede pelo lado de fora.
A goleada se confirmou aos 29 minutos. Jogada rápida e coletiva, Ângelo driblou pela direita e deu um belo passe na entrada da pequena área para Lucas Braga, o camisa 30 apenas deu um tapa na bola deslocando do goleiro para confirmar a goleada santista.
O gol de honra dos gaúchos saiu aos 32 minutos. Nazário recebeu de Pitta e arriscou de fora da área, e acertou o canto direito baixo de João Paulo. Sem chances para o goleiro do Santos.
Próximos jogos
O Santos retornará à campo somente na próxima segunda-feira (17), às 20h (de Brasília), em Bragança Paulista, contra o Red Bull Bragantino. Já o Juventude voltará à campo no próximo domingo (16), às 18h (de Brasília), em casa, contra o também desesperado Atlético-GO.