Na noite desta quarta-feira (27), o Santos venceu o RB Bragantino na Neo Química Arena por 3 a 1, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Paulista. Com a vitória, o Peixe se classificou para a final do Paulistão. Os gols santistas foram marcados por Joaquim, Guilherme e Giuliano, já o do visitante, por Eduardo Sasha. Agora, o time de Carille aguarda o vencedor de Palmeiras x Novorizontino.
Primeiro Tempo
O primeiro tempo em Itaquera foi de eficiência do Santos e um pouco de sofrimento. Logo aos 3 minutos, Helinho recebeu de Nathan Mendes e arriscou de fora da área, a bola passou por cima do gol de João Paulo, levando perigo.
Aos 8 minutos, em boa cobrança de escanteio de Guilherme, Joaquim subiu mais que os marcadores adversário para abrir o placar. Mesmo em desvantagem, a equipe de Bragança Paulista teve mais a bola no pé, levando perigo em dois chutes que passaram raspando a trave de João Paulo.
Aos 19 minutos, Giuliano pegou um rebote de Cleiton e ia marcar um golaço, porém, Matheus Fernandes foi providencial e desviou a bola para escanteio. A pressão santista continuou por um bom tempo. O Santos recuperou a solidez e passou a aproveitar os espaços deixados pelo Massa Bruta.
No momento em que o Bragantino estava melhor no jogo, chegando com mais perigo, o Peixe deu a resposta com o gol. Pituca fez ótima jogada, Pedrinho cruzou e Guilherme pega de primeira para ampliar o placar.
Segundo Tempo
Com o placar favorável, o Santos voltou sem alterações para a etapa final. O começo do segundo tempo foi eletrizante, assim como o final da primeira etapa, com jogadores dos dois times com ânimos exaltados.
O RB Bragantino voltou melhor para a etapa final, buscando diminuir a vantagem santista. Logo aos 5 minutos, a famosa “lei do ex” se fez presente, mais uma vez, contra o Santos. Eduardo Sasha fez um golaço na entrada da área, deixando um clima tenso na Arena.
O Santos só conseguiu se encontrar aos 15 minutos, em chance perdida de Furch – que não apareceu muito no jogo. Aos 17 minutos, numa roubada de bola no ataque, Pedrinho cruzou para Giuliano marcar o terceiro e garantir a classificação santista.
Aos 26 minutos, Carille colocou Cazares e Patati nos lugares de Giuliano e Pedrinho. Na sequência, aos 31, Furch sentiu e foi substituído por Morelos. O jogo continuou pegado e ambas as equipes tiveram boas chances, mas nenhum soube aproveitar.
Aos 38 minutos, Hayner foi expulso por uma entrada mais forte no adversário, em lance que rendeu reclamação do Santos. Com um a menos, Carille finalizou as alterações para manter o time bem defensivamente, colocando JP Chermont e Rincón nos lugares de Guilherme e Pituca.
Classificação à final
Classificado, o Santos enfrentará na final o vencedor de Palmeiras x Novorizontino. A Federação Paulista ainda vai confirmar datas e horários, mas a expectativa é de que os jogos de ida e volta da decisão sejam nos dois próximos domingos, 31 de março e 07 de abril.
O Peixe não chegava em uma final de Paulistão desde 2016, ano em que foi campeão pela última vez contra o Audax. O resultado foi construído em um jogo muito sólido da equipe santista, que mostrou que está forte e é candidata ao título. Essa foi uma resposta ao torcedor que cobrava uma melhora após as atuações medianas do Santos nas últimas rodadas e nas quartas de final.
Ficha Técnica:
Santos 3 x 1 RB Bragantino – Semifinal do Campeonato Paulista 2024
Local: Neo Química Arena, São Paulo
Data: 27 de março de 2024
Horário: 20h30
Transmissão: Cazé TV
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Evandro de Melo Lima
Quarto Árbitro: Thiago Luis Scarascati
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões Amarelos: Matheus Fernandes (BGT), Eduardo Sasha (BGT) e Oscar Rodrigues (SFC)
Cartão Vermelho: Hayner (SFC)
Gols: Joaquim (SFC) aos 8′ e Guilherme (SFC) aos 44′ do 1ºT; Eduardo Sasha (BGT) aos 5′ e Giuliano (SFC) aos 17′ do 2ºT
Santos FC: João Paulo; Hayner, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca (Rincón) e Giuliano (Cazares); Pedrinho (Weslley Patati), Furch (Morelos) e Guilherme (JP Chermont). Técnico: Fábio Carille
RB Bragantino: Cleiton; Nathan Mendes, Lucas Cunha (Bruninho), Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom Silva, Matheus Fernandes (Henry Mosquera) e Eric Ramires (Gustavinho); Helinho (Talisson), Eduardo Sasha e Vitinho (Thiago Borbas). Técnico: Pedro Caixinha
Público: 44.804 pessoas
Renda: R$ 3.042.965,00