Santos x Corinthians acontece nesta quarta-feira (07), em partida válida pela 6ª rodada da primeira divisão do Campeonato Paulista. O ‘Clássico Alvinegro Paulista‘ será no Estádio Urbano Caldeira – a Vila Belmiro -, em Santos, São Paulo, às 19h30.
O Santos vem de um excelente resultado que deu sequência a uma ótima e animadora campanha nesse começo de temporada, principalmente traduzido em número (pontos), que lhe concedem a primeira posição na tabela geral do Paulistão A1. No último jogo o Peixe enfrentou o Guarani dentro da Vila, com vitória maiúscula – em questão de atuação coletiva – do time da casa por 2×0, em uma noite inspirada do Guilherme Augusto, ponta esquerda autor de ambos os gols e recém chegado do Grêmio para o Santos.
Já o Timão vive uma fase terrível – a qual já carrega desde a temporada passada -, tendo até o momento 4 derrotas em 5 jogos disputados nesse Paulistão 2024, sendo, inclusive, apenas uma dessas quatro derrotas para um adversário da Série A, para o São Paulo no Clássico Majestoso. Na última partida, o Corinthians perdeu de 3 a 1 para o Novorizontino diante de sua torcida na Neo Química Arena, em um jogo com mais domínio da bola que o adversário, mas bem menos efetividade. De 10 finalizações que o Novorizontino teve na partida, 3 foram no gol, as mesmas três que resultaram no placar.
Santos
O Santos é o líder isolado do Paulistão 2024, com 4 vitórias e 1 derrota (80% de aproveitamento), 8 gols marcados e apenas 3 sofridos, 16 grandes chances criadas e 6 grandes chances cedidas, 7.7 chutes para marcar gol e 22.3 chutes para sofrer gol (mostrando a manutenção de uma defesa sólida) e 60% dos jogos sem sofrer gols. Dados do Sofascore.
Tudo que o Peixe mais precisava era de um início de temporada empolgante igual a esse, enfrentando alguns adversários que enfrentará na Série B desse ano – a primeira em toda sua história -, com 100% de aproveitamento sobre esses times. O ponto que mais tem chamado atenção e dado esperança de dias melhores para o torcedor é a disposição e organização do time. O elenco passou por uma baita reformulação, muito necessária, com nomes que até o momento tem surtido muito efeito no campo, como por exemplo Gil, Cazares e Otero. Destaque, também, para Giuliano, que antes da lesão vinha contribuindo muito no meio de campo do Peixão.
Jogadores como o Giuliano, chegaram com expectativas altíssimas e, até o momento, tem correspondido muito dentro de campo, tendo sido inclusive o autor de dois gols na partida contra a Ponte Preta. O Santos investiu em jogadores mais consolidados, sem investir – até pela falta de dinheiro – em promessas jovens, e atletas nesse perfil podem ser ‘dúvidas’ as vezes, justamente por serem vistos como apostas, mas com a qualidade que um meia central/ofensivo como Giuliano tem, não pode-se duvidar da capacidade.
Esse Clássico Alvinegro será mais um teste para o Santos de Fábio Carille, visto que no último clássico o seu time perdeu por 2 a 1 para o Palmeiras. Para essa partida de quarta (07), Carille terá como desfalques o lateral Kevyson e o meia ofensivo Giuliano, ambos tratando lesão. Segundo o GE, o Santos faz um trabalho intensivo para ter o Giuliano para o clássico contra o São Paulo no dia 14. Vale ressaltar que o jogador é líder de participações em gol do Peixe no ano, com 2 gols e 1 assistência.
Com a permanência de Guilherme Augusto no ataque do Peixão depois de uma excelente atuação contra o Guarani com dois gols marcados, seu novo ‘companheiro’ de ataque deve ser o Morelos, que pode receber oportunidades no time titular após boas atuações. Como outra ‘surpresa’, o volante venezuelano Tomás Rincon permanece no banco de reservas, pois mesmo tendo se recuperado da lesão, a dupla de volantes, Diego Pituca e João Schmidt, vem se saindo muito bem nas partidas.
O provável time do Santos deve ter: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonathan; João Schmidt e Diego Pituca; Cazares e Otero; Guilherme e Alfredo Morelos. Técnico: Fábio Carille.
🔎 O @SantosFC é o líder isolado do @Paulistao 2024! 👏👏
⚔️ 5 jogos
🚥 4V – 1D
📊 80% apv. (!)
⚽️ 8 gols
🚫 3 gols sofridos
🛠 16 grandes chances (!)
🔓 6 grandes chances cedidas
👟 7.7 chutes p/ marcar gol
⚠️ 22.3 chutes p/ sofrer gol (!)
🧤 60% jogos sem sofrer gols (!) pic.twitter.com/oPF7XTDBtL— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) February 4, 2024
Corinthians
A fase que o Corinthians vive é, de longe, o oposto que o torcedor esperava para o clube neste ano de 2024. Com inúmeros erros irresponsáveis na gestão – como por exemplo o amadorismo na tentativa de contratação do lateral direito Matheuzinho, do Flamengo -, o Timão começa a temporada da pior forma possível, com vexames atrás de vexames, polêmicas em contratações e outros imbróglios que impedem o clube de se reestabelecer. Domingo (04), o presidente do clube, Augusto Melo, descartou qualquer possibilidade de uma demissão do Mano Menezes, até então técnico do time, após a derrota por 3 a 1 contra o Novorizontino, com a alegação que o Mano tinha contrato até 2025.
“O Mano Menezes tem contrato até 2025. O que temos que fazer é trabalhar, ver o que está acontecendo e trabalhar ainda mais. E só faz com que a gente trabalhe muito para sair dessa situação”. – disse Augusto Melo, após derrota para o Novorizontino.
Entretanto, já na segunda-feira (05), Mano Menezes foi demitido do cargo de treinador no início da tarde. Quem teve de assumir os treinamentos no CT Joaquim Grava foi Thiago Kosloski, que será o técnico interino. Kosloski ocupava o cargo de auxiliar técnico.
O Corinthians, além de figurar a lanterna do seu grupo C do Paulistão, com 3 pontos em 15 disputados (5 jogos), o Timão ainda aparece na zona de rebaixamento do Paulistão quando o assunto é a tabela geral, a qual seu adversário do clássico, é líder isolado. Momentos distintos.
Para a partida, o técnico interino Thiago Kosloski terá desfalques já repetidos, são eles o zagueiro Gustavo Henrique, Diego Palacios, Paulinho e Ruan Oliveira, todos tratando problemas físicos. Rodrigo Garro, meia recém chegado, ainda segue sendo dúvido, pois não conseguiu ser inscrito na competição. O zagueiro Caetano tem sua volta confirmada depois de cumprir suspensão e estará disponível para Kosloski. É possível, também, que tenha a ‘estreia’ da dupla de ataque, Yuri Alberto e Pedro Raul, atuando juntos pela primeira vez.
Como bônus, segundo o GE, o craque e ídolo do Santos, Neymar Jr, irá estar presente na Vila Belmiro para assistir esse Santos x Corinthians, que tem tudo para ser um espetáculo de futebol.
O provável time do Corinthians deve ter: Cássio; Fagner, Félix Torres, Raul Gustavo e Hugo; Raniele, Maycon, Matheus Araújo e Romero; Yuri Alberto e Pedro Raul. Técnico (interino): Thiago Kosloski.
Retrospecto Santos x Corinthians
Santos x Corinthians, o Clássico Alvinegro Paulista, já aconteceu, oficialmente, trezentos e nove vezes em toda história, com ampla vantagem para o Timão, que possui 122 vitórias, enquanto o Alvinegro Praiano leva a pior com 99 vitórias nesse confronto. 89 empates marcam esse duelo entre os rivais estaduais.
Onde assistir Santos x Corinthians
A partida entre Santos x Corinthians terá transmissão ao vivo e oficial na TNT (TV fechada) e no HBO Max.
Ficha técnica
- Santos x Corinthians
- Competição: 6ª rodada do Campeonato Paulista 2024
- Estádio: Vila Belmiro (Estádio Urbano Caldeira)
- Horário: 19h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistente 1: Alex Ang Ribeiro (SP)
- Assistente 2: Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
- Quatro árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
- Árbitro VAR: Vinicius Furlan (SP)