Santos x Coritiba acontece nesta quinta-feira (26), em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A partida será no Estádio da Vila Belmiro, na cidade de Santos, São Paulo, às 21h30. O Santos vem de uma goleada inédita na sua história – a maior goleada já sofrida, igualada com a que tomou do Corinthians em 2005 na Vila Belmiro-, por 7 a 1, contra o Internacional.
Já o Coxa enfrentou sua segunda derrota seguida, dessa vez contra o Palmeiras, no Couto Pereira, por 2 a 0 na última rodada. Com a situação complicadíssima na tabela, pode ser o novo lanterna isolado, caso o América-MG consiga vencer o Athletico Paranaense fora de casa, e o Coxa não consiga bater o Peixão. É mais uma daquelas partidas épicas de confronto direto na ponta de baixo da tabela, mesmo as chances do Coritiba sendo muito remotas de escapar do rebaixamento.
Santos
Como lembrado, a segunda derrota do técnico Marcelo Fernandes a frente do Santos veio de uma das piores formas possíveis: com goleada que entrou pra história do clube. Apesar do péssimo resultado, que, além da humilhação do placar, tem o que mais importa, que é o fato de ter deixado 3 pontos escapar. Mesmo se tratando de um adversário duro, fora de casa, um time que está brigando para não cair não pode nunca se dar ao luxo de não brigar cada jogo como se fosse uma final. O Marcelo Fernandes tratou esse jogo como uma exceção e disse que os atletas são guerreiros.
Apesar do péssimo resultado, o Peixe não pode se deixar levar pela ‘má fase’ que enfrentou nesses dois últimos jogos, e tem que erguer a cabeça para seguir em frente na busca incessante por 3 pontos, pois ainda tem muitas chances. O jogo dessa quinta (26), é muito importante, principalmente por se tratar de um confronto de dois times que estão no Z4. Para o Santos, que vai jogar com o apoio incondicional de sua torcida, é imprescindível a vitória.
O Alvinegro Praiano sofreu bastante gols (52) nesse Campeonato Brasileiro 2023, com um saldo negativo de -21, mas ainda sim estatísticas melhores que seu adversário. Fora de casa o Peixe não tem sido um time tão competitivo assim, mas com o apoio da torcida santista o clube tem se mostrado guerreiro. A torcida, os jogadores, o treinador e toda a comissão técnica estão em uma única sintonia em busca de afastar o fantasma do rebaixamento, então espera-se que seja um jogaço com muitos gols.
Para o plantel do Peixão, o treinador Marcelo Fernandes contará com alguns retornos fundamentais para sua equipe nesta quinta-feira, são eles: o goleiro João Paulo, que faz uma excelente temporada e estava ausente na goleada da rodada passada por suspensão de terceiro amarelo – o Vladimir, que já era muito criticado pela torcida, o substituiu e por problemas na lombar, será desfalque para essa partida contra o Coxa -, e o volante e camisa 8 Jean Lucas, que é, talvez, a peça mais insubstituível desse elenco do Santos.
Já o venezuelano Yeferson Soteldo, que cumpria suspensão na rodada passada – punido pelo STJD – por xingar o árbitro Leandro Vuaden, no jogo que entrou contra o América-MG, e provavelmente não começará jogando a partida, até por opção do Departamento Médico do clube de fazer um retorno gradual com o atleta, depois da Data Fifa. O atacante deve dar lugar ao outro gringo do elenco, Maxi Silvera, que já atuou nesse esquema de dois atacantes (ao lado do Marcos Leonardo) na rodada passada, mas não deu tão certo.
A boa notícia é que uma vitória neste confronto contra o Coritiba pode ser suficiente para tirar o Santos da zona de rebaixamento, caso haja, também, uma combinação de resultados (totalmente plausíveis) de seus adversários diretos perderem.
O provável time do Santos deve ter: João Paulo; João Basso, Joaquim e Dodô; Kevyson, Dodi, Lucas Braga, Lucas Lima e Jean Lucas; Maxi Silvera (Soteldo) e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes.
Coritiba
O Coxa do Thiago Kosloski vive uma fase ruim, vindo de duas derrotas, contra o Cuiabá no Couto Pereira, e contra o Palmeiras no Allianz Parque. Além dessas derrotas, não faz um bom Campeonato Brasileiro, tendo apenas 20 pontos em 28 jogos, o que lhe concedeu a vice lanterna da competição. É o segundo time que menos marcou gols – atrás do Vasco, apenas – e o segundo time que mais sofreu gols – atrás do América -MG, apenas. Além disso, é o time que mais conheceu derrotas no campeonato.
Entretanto, nem tudo é terra devastado pelo Coxa, já que o time, antes das derrotas consecutivas, havia conseguido dois triunfos espetaculares contra o seu maior rival, Athletico Paranaense (no AtleTiba), e contra o Atlético-MG, sendo a primeira derrota do Galo nessa nova Arena MRV.
Para o plantel disponível dessa partida, o técnico Thiago Kosloski terá uma ausência confirmada, que é o volante Willian Faria, já desfalque na partida passada contra o Palmeiras, pois sentiu incômodos e desconfortos musculares durantes os treinos da semana. Em contrapartida, o volante Bruno Gomes marcou sua volta à equipe, também na partida passada, após quase dois meses fora dos gramados por um tratamento de lesão no tornozelo.
O Kosloski vem sendo muito criticado, inclusive vaiado, pelos resultados ruins e escalações – principalmente do Robson, que vive jejum de gols no clube -. Sobre essa questão do Robson, o Thiago disse que o ‘cobertor é curto’, ou seja, o orçamento do clube é baixo, e ele não tem muito o que fazer em relação a má fase do jogador.
Além disso, o treinador fez questão de dizer que seus jogadores sentiram a pressão após o primeiro gol do Palmeiras no Allianz Parque, e admitiu ter um árduo trabalho de colocar a cabeça de seus jogadores no lugar, visto a pressão que esses atletas sofrem.
“O que tenho para falar para o torcedor é pedir desculpas novamente em nome do elenco. Temos que trabalhar, vamos jogar contra o Santos na Vila, sei como estará o estádio lá e teremos que ter a cabeça fria para surpreender. É levantar a cabeça e falei no vestiário que não podemos nos dar ao luxo de não dar nosso 100%. Mas falta um pouco de sorte para a gente“ – disse o treinador, logo após a derrota para o Palmeiras.
Santos x Coritiba marca dois times estão tão ‘próximos’ na tabela, respectivamente 18° e 19°, mas com realidades distintas. O Coxa precisa fazer uma campanha totalmente sem tropeços, para que consiga escapar da sua quinta Série B na história, enquanto o Peixe precisa de uma campanha séria e disciplinada, mas apesar do risco iminente de seu primeiro rebaixamento, a situação não chega a ser tão ‘irreversível’ igual do seu adversário de logo mais.
O provável time do Coritiba deve ter: Gabriel; Natanael, Thalisson, Henrique e Victor Luís; Samaris, Robson Fernandes, Bianqui, Marcelino Moreno e Sebastián Gómez; Slimani. Técnico: Thiago Kosloski.
Retrospecto Santos x Coritiba
Santos x Coritiba já aconteceu, oficialmente, cinquenta vezes em toda história, com ampla vantagem no duelo para o Santos, que possui 28 vitórias, enquanto o clube do capital paranaense leva a pior com apenas 13 vitórias. O Peixe é favorito e tem de tudo pra ampliar esse retrospecto de Santos x Coritiba.
Onde assistir Santos x Coritiba
A partida entre Santos x Coritiba terá transmissão ao vivo e oficial do SporTV e Premiere.
Ficha técnica
- Santos x Coritiba
- Competição: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 Série A
- Estádio: Estádio da Vila Belmira (Urbano Caldeira)
- Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
- Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
- Assistente 2: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
- Árbitro VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)