Santos x Cuiabá: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

Santos e Cuiabá vão medir forças em um confronto que pode definir o futuro dos dois times no campeonato

Santos x Cuiabá acontece nesta segunda-feira (06), em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A partida será no Estádio da Vila Belmiro, na cidade de Santos, São Paulo, às 21h. O Santos vem de uma vitória heroica de virada sobre o Flamengo, fora de casa – esse jogo foi no Mané Garrincha, visto que o Maracanã estava sendo preparada para a final da Copa Libertadores-, por 2 a 1, com gol nos minutos finais do Joaquim.

Já o Cuiabá sofreu uma derrota para o Vasco, com mando de campo na Arena Pantanal, por 2 a 0 na última quinta-feira (02). Situação do time já foi mais confortável em outras rodadas, mas agora precisa engatar algumas vitórias para, primeiramente, eliminar qualquer chance de rebaixamento e, segundamente, cavar uma vaga na Sul-Americana. Apesar disso, havia conseguido uma vitória importantíssima contra outro carioca, o Botafogo, até então líder absoluto do Campeonato Brasileiro, e pode ter complicado o Glorioso na disputa do título.

Santos

Santos x Cuiabá
Marcos Leonardo, artilheiro do Peixão – Foto: Ivan Storti/Santos FC

Jogando mal ou jogando bem, o Santos não pode se dar ao luxo de entregar uma vitória de bandeja para qualquer adversário que for, seja para o líder, seja num clássico, seja para o lanterna ou nesse Santos x Cuiabá. E isso tem sido demonstrado pelo elenco, que rodada após rodada, mostra sua garra e gana de lutar em prol do bem comum que é o Peixão, para que ele possa escapar do rebaixamento. É nítido, entretanto, que muita das vezes o Santos joga um futebol muito carente, com ausências de criatividade e armações eficientes, ou até mesmo vazamentos defensivos, até porque se não fosse assim, não estaria na situação que está.

Apesar de não ter jogado tão bem, o Santos conseguiu uma vitória daquelas com melhores sabores possíveis: de virada aos quase 45 do segundo tempo. Porém não se pode achar que será sempre assim, com adversários frágeis e destroçados como o Flamengo, que vão apresentar brechas para serem aproveitadas dessa forma, mesmo que cada time possua sim seus pontos fracos. A vitória nessa partida é essencial para o Peixe, principalmente pelo parte de baixo da tabela estar totalmente embolado e indefinida, repleta de confrontos direto que valem posições e vira e mexe alterna os times dentro da zona da degola. Por isso, vencer é imprescindível.

O Alvinegro Praiano sofreu bastante gols (55) nesse Campeonato Brasileiro 2023, com um saldo negativo de -19, mas ainda sim estatísticas melhores que seu adversário quando se trata de marcar gols – são 31 marcados pelo Cuiabá, 2° pior ataque da competição, contra 36 do Peixe. Fora de casa o Peixe não tem sido um time tão competitivo assim, mas com o apoio da torcida santista o clube tem se mostrado guerreiro. A torcida, os jogadores, o treinador e toda a comissão técnica estão em uma única sintonia em busca de afastar o fantasma do rebaixamento, então espera-se que seja um jogaço.

Para o plantel do Peixão, o treinador Marcelo Fernandes contará com um reforço essencial para sua equipe nesta segunda-feira: o artilheiro Marcos Leonardo. O centroavante retorna à equipe titular do Peixão após cumprir suspensão por ter recebido terceiro cartão amarelo contra o Corinthians. Vale ressaltar que o garoto de apenas 20 anos tem é o goleador da equipe, decisivo e peça imperdível da equipe do Marcelo Fernandes.

Já se referindo aos desfalques, o lateral direito Lucas Braga é ausência confirmada para essa partida contra o Cuiabá, já que vai cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo. O camisa 30 do Peixe foi titular na partida passada contra o Flamengo e fez uma boa partida. É conhecido – e agrada o Marcelo – por ser bem versátil e, além de fazer a lateral direita, consegue ser um ponta direita devido à sua ofensividade.

Além disso, vencendo essa partida, o Peixão pode começar a enxerga a vaga na Sul-Americana na sua frente -objetivo que o Cuiabá tem estabelecido para si mesmo -, e vai precisar fazer sua parte para que isso aconteça.

O provável time do Santos deve ter: João Paulo, Messias, Joaquim e Dodô; João Lucas, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima e Kevyson; Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes.

Cuiabá

Santos x Cuiabá
Deyverson, artilheiro do Dourado na temporada – Foto: Divulgação Cuiabá

O Cuiabá do Antônio Oliveira vem de uma melancólica derrota contra o Vasco, na Arena Pantanal, principalmente por uma atuação questionável do VAR. Muito questionado por ter ser mostrado um time frágil dentro de casa – já são quatro partidas sem vencer dentro de casa -, o próprio Antônio Oliveira resolveu comentar sobre a arbitragem e a partida.

– Eu não olho para o campeonato desta forma. Claro que gostaríamos de ter mais pontos em casa, mas quantos jogos fizemos em que o resultado foi injusto? Foi um jogo muito atípico no primeiro tempo, tecnicamente erramos muito, mas o adversário veio com uma estratégia, está desesperado por pontos. Não vou falar sobre a arbitragem, mas a câmera real para traçar as linhas estranhamente não foi utilizada. A olho nu nem era preciso recorrer à câmera, mas temos visto cada coisa. Tem que haver verdade desportiva, que na minha opinião não houve.

O jogo desta segunda-feira pode ser determinante para qual objetivos o Dourado irá ter que focar, seja lutar para escapar do rebaixamento, ou brigar por uma vaga tranquila na Sul-Americana. O time é o 11° colocado do Brasileirão, com 40 pontos em 31 jogos.

O segundo pior ataque do Brasileirão – atrás apenas do Cruzeiro, que na sua oportunidade venceu o Peixe na Vila Belmiro de 3 a 0 -, com 31 gols, vai enfrentar uma equipe muito frágil defensivamente como a do Santos, que segue na sua 21ª partida sem tomar gols em uma partida jogada. Definitivamente as estratégias prováveis do técnico Antônio Oliveira irão rodar em torno de explorar as qualidades do Deyverson, utilizando bastante o recurso aéreo.

Para o plantel disponível dessa partida, o técnico português Antônio Oliveira terá duas ausências confirmadas, que são os volantes Raniele e o Lucas Mineiro, foras da partida por cumprimento de suspensão de terceiro cartão amarelo e uma lesão grau 1 na coxa esquerda, respectivamente. Vale ressaltar que ambos são considerados titulares pelo técnico do Dourado e isso pode vir a ser um problema, mas o mais provável é que ele venha com o Fernando Sobral – que fez excelentes partidas nesse Campeonato Brasileiro – e o Filipe Augusto, ambos substituindo a dupla de volantes titulares do Cuiabá.

Já com boas notícias, o técnico português terá a disposição o capitão Walter, que estava ausente na derrota contra o Vasco por estar cumprindo suspensão de terceira cartão amarelo recebido.

Vale ressaltar que o Cuiabá está a apenas 3 pontos a frente do Santos – que, portanto, pode ser considerado uma adversário direto – e 3 colocações acima. Com certeza ambos os times entrarão com muita vontade de brigar pelos seus interesses e tentar dar uma respirada maior no Brasileirão, pois é fato que os 3 pontos nessa partida ajudaria muito na tentativa de se afastar do Z4.

O provável time do Cuiabá deve ter: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Filipe Augusto, Fernando Sobral e Denilson; Clayson, Isidro Pitta (Wellington Silva) e Deyverson. Técnico: Antônio Oliveira.

Retrospecto Santos x Cuiabá

Santos x Cuiabá já aconteceu, oficialmente, cinco em toda história, com vantagem surpreendente para o Cuiabá, que possui 3 vitórias, enquanto o clube do litoral santista leva a pior com apenas uma vitória. Vai ser um jogo muito aberto esse Santos x Cuiabá e tem tudo para sair um espetáculo com bastante gols.

Onde assistir Santos x Cuiabá

A partida entre Santos x Coritiba terá transmissão ao vivo e oficial do SporTV e Premiere.

Ficha técnica

  • Santos x Cuiabá
  • Competição: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 Série A
  • Estádio: Estádio da Vila Belmiro (Urbano Caldeira)
  • Horário: 21h (Horário de Brasília)

Arbitragem

  • Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
  • Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Correa (RJ)
  • Assistente 2: Alex dos Santos (SC)
  • Árbitro VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
você pode gostar também