O torcedor do São Paulo vai poder ir dormir de cabeça mais tranquila neste domingo. Na primeira partida após a demissão do treinador Thiago Carpini, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor viajou para enfrentar o Atlético-GO, fora de casa. A partida terminou em vitória da equipe visitante por 3 a 0. Para este jogo, o time paulista, que já anunciou a contratação do técnico argentino Luis Zubeldía, foi a campo ainda sob o comando do interino Milton Cruz. Ainda assim, houve sinais claros de melhora.
Esta foi a primeira vitória do São Paulo neste Brasileirão. Antes, a equipe vinha de duas derrotas consecutivas, diante de Fortaleza e Flamengo. O início ruim na competição foi um dos motivos para Carpini acabar demitido. Agora, portanto, o clube soma seus primeiros três pontos no campeonato. Enquanto isso, o Atlético-GO já amarga a pior campanha neste começo. A equipe comandada por Jair Ventura, por enquanto, perdeu todas as três partidas que disputou e, desta forma, não soma ponto algum.
Primeiro tempo
Na primeira etapa em Goiânia, o São Paulo foi bem, algo que seu torcedor já não via há alguns jogos. Mesmo jogando fora de casa, em um Antonio Accioly lotado, a equipe não se intimidou e foi quem controlou as ações da partida. Em bom ritmo, não demorou muito para o Tricolor abrir o marcador. Logo aos 13 minutos de bola rolando, Alisson dominou pelo lado direito do ataque e serviu André Silva, que cruzou para cabeceio matador do atacante Jonathan Calleri. O argentino sequer precisou sair do chão para acertar a bola.
Mesmo à frente do marcador, o São Paulo não diminuiu o ritmo continuou buscando o gol. Luciano teve duas chances, mas não aproveitou. Enquanto isso, o Atlético-GO tentava, sem sucesso, passar pela bem postada defesa são-paulina. Porém, faltava criatividade. Foram poucas as chances do Dragão. As principais tentativas do time da casa eram em chutes de fora da área. Assim, não teve feito. O primeiro tempo ficou no 1 a 0 para o São Paulo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, as coisas ficaram ainda mais tranquilas para o São Paulo, que já vinha dominando a partida. Logo aos 5 minutos de bola rolando, Luís Felipe, do Atlético-GO, por agressão a Luciano dentro da área. Após análise do VAR, o juiz mostrou o cartão para o zagueiro e apontou para a cal. Na cobrança do pênalti, o mesmo Luciano foi para a batida e converteu. O goleiro Ronaldo até chegou a tocar na bola, mas não foi o suficiente para evitar o segundo gol são-paulino na noite.
Pouco depois, aos 17 minutos, veio mais uma boa notícia para o São Paulo. Gabriel Barros, atacante do Dragão, fez falta em Pablo Maia e recebeu seu segundo cartão amarelo na partida. Agora, portanto, o tricolor paulista tinha dois homens a mais em campo — e soube aproveitar a vantagem numérica para marcar o terceiro gol.
Aos 30 minutos da etapa final, Ferreirinha dominou pelo lado esquerdo, cortou a marcação para dentro da área e bateu colocado, no cantinho direito da meta atleticana. O goleiro Ronaldo, desta vez, sequer pulou para fazer a defesa. O tento serviu para confirmar a vitória são-paulina, em uma das, ainda raras, boas atuações do time neste início de 2024.
Destaque para André Silva
O atacante André Silva, contratado pelo São Paulo para esta temporada, fez mais uma boa partida, por mais que não tenha ido às redes. O jogador foi o responsável pela assistência a Calleri, na jogada do primeiro gol são-paulino no jogo.
Os próximos compromissos de Atlético-GO e São Paulo
Agora, o São Paulo deixa a disputa do Campeonato Brasileiro de lado para voltar a focar na Copa Libertadores. Nesta quinta-feira, a equipe, já sob o comando de Zubeldía, terá pela frente o Barcelona de Guayaquil, fora de casa. A bola rola a partir das 21h. O Atlético-GO, por sua vez, se prepara enfrentar o Internacional, no Beira-Rio, novamente pelo Brasileirão. A partida será no próximo domingo, às 20h.