Bahia e São Paulo se enfrentam nesta terça-feira (05), às 21h30 (Horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, casa do Bahia em confronto válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Esquadrão de aço chega para o confronto em uma sequência negativa, a equipe comandada por Rogério Ceni vem de três derrotas, um empate e uma derrota nos últimos cinco jogos. Mas apesar de vir de derrota para o Vasco, o Tricolor teve uma boa atuação, com oportunidades de vencer o jogo. Atualmente na 7ª posição com 46 pontos, a equipe de Salvador luta para voltar a disputar a Libertadores depois de 35 anos.
O Tricolor Paulista vem oscilando na competição, o cenário parecia mudar quando a equipe venceu o Corinthians após a eliminação na Libertadores, no entanto as partidas seguintes não trouxeram felicidade ao torcedor Tricolor, que apesar de ter vencido o Vasco, tropeçou em Cuiabá e Criciúma, que lutam contra o rebaixamento. A sequência recente deixa o São Paulo na 6ª posição da competição com 51 pontos.
A partida é marcada pela campanha “Cadeiras Vazias”, o setor Sudoeste da Arena Fonte Nova terá 384 cadeiras vazias. Os lugares vazios estarão ocupados somente por camisas de clubes brasileiros. O número simboliza o total de vítimas fatais de violência no futebol entre 1993 e 2023. A campanha busca alertar sobre a violência e intolerância dentro e fora dos estádios. Além das representações, parentes de vítimas estarão presentes na ação, que teve iniciativa idealizada pelo Ministério do Esporte em parceria com a CBF e a Associação Nacional de Torcidas Organizadas.
Bahia
A equipe comandada por Rogério Ceni tem problemas para receber o São Paulo nesta terça, Thaciano está suspenso pelo terceiro amarelo, Rezende está em fase de transição para os gramados após lesão muscular e Biel está no departamento médico após sentir dores nas costas.
Com isso Rogério Ceni terá de mudar o time titular e a tendência é que uma dupla de ataque seja formada por Luciano Rodríguez e Everaldo. Há também a possibilidade do treinador promover mudanças no meio-campo, com Nicolás Acevedo assumindo a vaga de Jean Lucas.
Provável escalação do Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Acevedo), Everton Ribeiro e Cauly; Luciano Rodríguez (Ademir) e Everaldo. Treinador: Rogério Ceni
São Paulo
A equipe de Zubeldia vivia a expectativa de dois retornos, os de Bobadilla e Welington, no entanto apenas o volante paraguaio estará à disposição já que o lateral-esquerdo sentiu dores e um edema na coxa esquerda, não viajando com a delegação para a partida.
Além do lateral, o São Paulo tem outros quatro desfalques para a partida, Michel Araújo e Pablo Maia seguem no departamento médico, enquanto Alisson e Patryck estão em fase de transição física para retornar aos gramados em breve.
A dúvida na equipe titular é em relação a Jamal Lewis, que no momento disputa posição com Liziero, que salvou o Tricolor Paulista de uma derrota para o Criciúma na última rodada.
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Jamal Lewis (Liziero); Luiz Gustavo e Marcos Antônio; Erick, Luciano e Lucas; Calleri. Técnico: Luiz Zubeldia.
Retrospecto de Bahia x São Paulo
O confronto já ocorreu 50 vezes ao longo da história, e o Tricolor tem uma ligeira vantagem, são 19 vitórias, contra 16 do Esquadrão de Aço, além de 15 empates. Nas últimas 5 partidas entre as equipes, o São Paulo venceu três, demonstrando um domínio recente.
Em 2024 as equipes se enfrentaram no primeiro turno do Brasileirão, que terminou com vitória do São Paulo, no MorumBIS por 3 a 1, com gols de Luciano, Ferreira e Calleri, no confronto válido pela 13ª rodada.
Onde assistir Bahia x São Paulo
A partida entre as equipes terá transmissão exclusiva do Premiere, o Pay-Per-View da TV Globo.
Ficha técnica
- Jogo: Bahia x São Paulo
- Competição: Campeonato Brasileiro – 32ª Rodada
- Estádio: Arena Fonte Nova, Salvador-BA
- Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (AB) (RJ)
- Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (FIFA) (MG)
- Assistente 2: Luiz Claudio Regazone (MASTER) (RJ)
- Quarto Árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva (AB) (MT)
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (AB) (PE)
- AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (MASTER) (SE)