Na segunda (06), São Paulo e Juventude se enfrentaram pela 37ª rodada do Brasileirão 2021, a penúltima do campeonato, e era um confronto direto na luta pra fugir das últimas posições da tabela, e por mais um ano, o torcedor tricolor poderá se vangloriar da famosa frase “time grande não cai”. O time comandado por Rogério Ceni mereceu a vitória, controlou bem o jogo, começando num ritmo bom, pressionando, e com poucos minutos Luciano tomou amarelo e depois em um cruzamento preciso de Rigoni, o camisa 11 bem posicionado na área, cabeceou certeiro sem chances para o goleiro Douglas. Aliás, uma das poucas que deram certo para o São Paulo na temporada, foram essas jogadas de cruzamentos precisos para encontrar alguém bem posicionado na área. Interessante observar a variação do Tricolor Paulista no jogo, de um 4-4-2 para um 4-3-3, dando bastante mobilidade na fase ofensiva para os homens de frente. O Juventude tentava levar perigo pelos lados, e também com bolas paradas, mas sem criar chances claras, o gol que foi uma jogada bem trabalhada pelo clube jaconeiro, invertendo os lados e encontrando Sorriso com liberdade no meio de área, foi a única chance de perigo, e também os visitantes que nos últimos jogos melhoraram o desempenho defensivo, neste e contra o Fortaleza cometeram erros cruciais. Tecnicamente foi uma partida bem fraca, muito picotada, muitas faltas. Miranda é um dos poucos que se salvam na temporada do time tricampeão mundial, se não tem mais tanta velocidade para disputar corrida, é importante no combate, na hora de tirar as bolas, travar, foi assim novamente, e ajudou o time ofensivamente, teve uma visão de jogo incrível para um lançamento sensacional para Luciano, com um excelente posicionamento corporal a frente da zaga. A torcida do São Paulo desde a volta do público nos estádios, novamente nesta partida, apoiou o time, tem sido um fator bastante importante para o clube neste momento difícil.
O São Paulo se livrou do risco, mas a torcida ainda está insatisfeita, e com toda razão
Em uma temporada em que o torcedor pode comemorar o fim da fila de títulos com a conquista do Campeonato Paulista, depois disso, foi só novamente decepções, como tem sido nos últimos anos. A vitória sobre o Juventude foi um alívio, que classificou o time para a Copa Sul-Americana, com chances ainda de pegar uma vaga na Libertadores, em confronto direto contra o América-MG, mas há muita coisa para ser mudada no Tricolor do Morumbi, dentro e fora de campo, para voltar a ser o que era antes.
Como fica a situação do Juventude?
O time de Jair Ventura jogará em casa na última rodada, com o apoio da torcida, e ainda contra o Corinthians, que não se dá muito bem jogando lá, e que com a vaga na Libertadores já conquistada, a única coisa que o time paulista estará almejando, é o quarto lugar, que daria mais dinheiro aos cofres. São pontos positivos que podem ajudar o clube jaconeiro, mas tem o fator que não depende só de si. Precisará vencer, e ainda torcer para um tropeço do Bahia ou uma derrota do Cuiabá.