Após sufoco na temporada 2021, com risco de rebaixamento e grande queda de produção, o São Paulo programou uma reformulação de elenco para 2022. Assim, na missão de contratar reforços, a Diretoria recorreu a jogadores com características em comum: experientes e com destaque nos antigos clubes.
Na primeira janela de transferências do ano, o Tricolor paulista assinou com cinco jogadores: Jandrei, Rafinha, Alisson, Patrick e Nikão. Além de contratar, a Diretoria também se desfez de sete atletas do elenco, sendo eles: Lucas Perri, Orejuela, Bruno Alves, William, Shaylon, Benítez e Rojas. Logo, com a grande movimentação do São Paulo, o Na Beira separou as principais informações dos novos reforços do Soberano para a temporada de 2022.
Novo goleiro, Jandrei
Após altos e baixos do goleiro titular Tiago Volpi, o São Paulo buscou uma alternativa dentro do orçamento do clube. Sendo assim, Jandrei, ex-Santos, é contratado pelo Tricolor com vínculo até dezembro de 2023. A titularidade no gol ainda não é absoluta, contudo, o investimento da Diretoria promete motivar uma disputa saudável entre os dois jogadores.
Jandrei tem passagem por grandes clubes brasileiros, como o Santos, Athletico Paranaense e Chapecoense, time no qual o goleiro se destacou em 2017.
Rafinha e Alisson, agora no São Paulo
Dupla que atuava no Grêmio, agora são os novos reforços do São Paulo. A saber, a Diretoria buscou alternativas, dentro da folha, para suprir a carência de dois setores no Tricolor: as laterais e o ataque. Dessa forma, Alisson, ponta-direita, e Rafinha, lateral-direito, chegam ao clube paulista após última temporada conturbadora pelo Grêmio, recém-rebaixado.
A saber, o atacante Alisson foi campeão da Libertadores e da Recopa Sulamericana com o Grêmio, em 2017, além de passagens por times como Vasco da Gama e Cruzeiro. Já Rafinha, possui currículo mais experiente, com passagem na Europa defendendo a equipe alemã Bayern de Munich, onde foi multicampeão. Além do Bayern, Rafinha também teve expressão pelo Flamengo, clube em que conquistou seis títulos nos anos de 2019-2020.
Patrick é do Tricolor!
Recém contratado, Patrick, ex-Internacional, assinou o vínculo com o São Paulo até dezembro de 2023. Após longa negociação, um dos jogadores com maior destaque do Internacional fechou contrato com o Soberano, e supre a função de meio-campista.
Assim, o meia Patrick possui um currículo extenso no futebol brasileiro, onde defendeu clubes como Caxias, Goiás e Sport. Em 2018, foi contratado pelo Internacional, e superou as expectativas se tornando um dos principais jogadores da equipe, fundamental para a construção do clube gaúcho, principalmente na temporada de 2020.
Nikão chega ao São Paulo
Com vínculo até dezembro de 2024, um dos destaques da última temporada chega ao São Paulo. Nikão, campeão da Sulamericana e vice-campeão da Copa do Brasil, é mais um reforço do Tricolor. O meia-atacante escolheu o clube paulista após reviravolta com o Internacional, que também desejava o jogador. Contudo, a Diretoria do São Paulo conseguiu suprir os desejos do atleta e saiu na frente, contratando o atacante.
Multicampeão pelo Athletico Paranaense, Nikão se destacou na equipe, com a conquista de dois títulos da Sulamericana, e um da Copa do Brasil. Em 2021, foi a joia da equipe de Alberto Valentim, com gol do título na final contra o Bragantino. Além do Furacão, Nikão também defendeu grandes equipes como Bahia, Vitória, Atlético-MG, Ceará, Santos e Palmeiras.
Leia também: Reforços do Sport: Leão está próximo de anunciar mais dois estrangeiros