Thiago Carpini não é mais o treinador do São Paulo. Nesta quinta-feira, o clube comunicou oficialmente a demissão do profissional, que estava à frente da equipe desde o começo do ano. A gota d’água para Carpini foi a derrota diante do Flamengo, no Maracanã, na última quarta. Agora, para seu lugar, um dos nomes ventilados nos bastidores do Morumbis é o do experiente espanhol Rafa Benítez, que coleciona passagens por grandes clubes da Europa. Enquanto o novo técnico não é contratado, Milton Cruz treinará o São Paulo interinamente.
Após ter destaque em 2023 levando o Água Santa à final do Campeonato Paulista e, mais tarde, conseguindo o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro com o Juventude, Carpini foi a aposta do São Paulo para ocupar o lugar de Dorival Júnior, que deixou o Tricolor rumo à Seleção Brasileira. Apesar da curta carreira como técnico, o começo no time paulista foi bom. Sob o comando de Carpini, o clube venceu o rival Palmeiras na final da Supercopa do Brasil. Porém, nos jogos seguintes, o desempenho despencou.
No Paulistão, o São Paulo sofreu para avançar à fase de mata-mata e acabou eliminado ainda nas quartas de final, para o Novorizontino. Na Libertadores, o futebol apresentado também deixou muito a desejar, mesmo com o elenco tendo bastante tempo livre para trabalhar com Carpini. No Brasileirão, a mesma coisa aconteceu. Nas duas primeiras rodadas, foram duas derrotas sofridas pelo Tricolor. A primeira diante do Fortaleza, por 2 a 1, no Morumbis, e a segunda contra o Flamengo, pelo mesmo placar, no Maracanã.
Carpini comandou o São Paulo por 18 partidas. Nelas, conseguiu sete vitórias, seis empates e cinco derrotas. O aproveitamento apresentado foi de 50%.
Rafa Benítez no São Paulo?
Agora, a diretoria do São Paulo parece mudar a postura na busca por um técnico. Se antes a aposta foi em um profissional com pouca experiência, agora a procura é pelo contrário. Segundo o jornalista Gabriel Sá, Rafa Benítez é o nome da vez. Ele é um dos treinadores mais vencedores nas últimas décadas no futebol europeu. Aos 64 anos, o espanhol coleciona passagens por equipes como Liverpool, Inter de Milão, Real Madrid, Chelsea e Napoli. No momento, está sem clube após ter deixado o Celta de Vigo, em março.
Foi pelo Liverpool que o técnico conquistou o título mais importante de sua carreira. Comandando os Reds de Steven Gerrard em 2005, Benítez bateu o Milan na final da Champions League em partida histórica definida nos pênaltis após empate por 3 a 3 no tempo normal. Mais tarde naquele ano, inclusive, o treinador seria derrotado pelo próprio São Paulo na final do Mundial de Clubes, no Japão.
Confira a nota emitida pelo São Paulo na íntegra
“O São Paulo Futebol Clube anuncia o desligamento do técnico Thiago Carpini após conversa entre o profissional e a diretoria nesta quinta-feira no Centro de Treinamento da Barra Funda.
O Clube agradece ao treinador todo o empenho, dedicação e serviços prestados e feitos alcançados durante este período em que esteve à frente da equipe, com a conquista da Supercopa e a quebra de tabu contra um rival, que incomodava o torcedor.
A diretoria, a partir deste momento, passa a trabalhar na busca do novo técnico, respeitando os processos e critérios adotados em outras oportunidades semelhantes anteriormente. A partir de hoje, e até que a chegada do novo profissional seja definida, o time será comandado interinamente pelo auxiliar técnico Milton Cruz”.