Nesta segunda-feira (29), o São Paulo empatou com o Palmeiras no MorumBis em clássico válido pela quarta rodada do Brasileirão. O Choque-Rei terminou com o placar zerado, ambas as equipes tiveram boas oportunidades, entretanto, o jogo se concentrou em duelos táticos no meio-campo e com os sistemas defensivos se destacando.
Primeiro tempo
A partida começou com o São Paulo tentando encontrar oportunidades com trocas de passes e o Palmeiras buscando o gol em chances de bola parada. Conforme o tempo passava, o Verdão foi ganhando confiança no jogo, enquanto os mandantes erravam nas articulações dando mais oportunidades para o seu rival.
Se as jogadas trabalhadas não estavam dando certo, o Tricolor Paulista conseguiu uma chance perigosa em uma bola parada. Bobadilla aproveitou o rebote, cruzou rasteiro para Alan Franco que direcionou a bola próxima do gol do Weverton. O Palmeiras retrucou dois minutos depois. Em um escanteio, Gustavo Gomez cabeceou em direção ao gol e Rafael fez uma linda defesa para garantir o placar zerado na primeira etapa.
O jogo foi ficando cada vez menos movimentado, com diversas faltas para esfriar a partida e poucas oportunidades para os dois lados. Nos últimos minutos, o São Paulo até conseguiu assustar o Palmeiras em uma finalização do Arboleda que passou próxima do gol do Verdão. Pouco tempo depois, Wilton Pereira Sampaio confirmou o fim da primeira etapa.
Segundo Tempo
O São Paulo e o Palmeiras voltaram com a mesma escalação na segunda etapa, apostando em mudanças táticas para abrir o marcador. O Alviverde voltou mais pilhado do vestiário, conseguindo uma chance perigosa logo no primeiro minuto. Endrick recebeu a bola próximo da pequena área e arriscou a finalização com o gol dos mandantes vazio, Alan Franco salvou o Tricolor Paulista interceptando a oportunidade do atacante.
O Palmeiras permaneceu melhor no segundo tempo, enquanto o São Paulo buscava se reencontrar tanto ofensivamente, quanto defensivamente. Abel Ferreira colocou o Lázaro para tentar melhorar a efetividade do seu ataque. No outro lado, Luis Zubeldía teve que tirar Welington por uma lesão e colocar Michel Araújo em campo para cumprir a função na ala esquerda.
Pouco tempo depois da alteração, o Alviverde conseguiu construir outra chance perigosa. Arboleda falhou na saída de bola do São Paulo, Endrick pensou rápido e passou para Lazaro finalizar com o Rafael fora do gol. Alisson fez um milagre e conseguiu salvar o Tricolor Paulista desviando o chute do meia que tinha acabado de entrar em campo.
O São Paulo respondeu após um erro na saída de bola do Palmeiras, Luciano recuperou a bola e cruzou para Calleri na área do rival. O centroavante usou o que tinha para tentar fazer o gol e, com o calcanhar, a bola foi direcionada para o trave. Após esses sustos, as duas equipes passaram a controlar mais o jogo, consequentemente, as oportunidades foram diminuindo e o jogo foi ficando morno.
Os treinadores do São Paulo e do Palmeiras tentaram novas chances fazendo todas as alterações possíveis. Mesmo assim, os esforços de ambos foram insuficientes e o placar acabou zerado no Choque-Rei dentro do MorumBis.
Destaque da partida
O São Paulo conseguiu sair do clássico do empate graças ao Alan Franco. O zagueiro construiu diversas jogadas partindo do setor defensivo e foi pontual nos rebotes, além de salvar o Tricolor Paulista em duas chances claras de gol do Palmeiras. Por isso, ele pode ser considerado o melhor em campo.
Próximos confrontos de São Paulo e Palmeiras
Na quinta-feira (02), o São Paulo vai enfrentar o Águia de Marabá em confronto válido pela Copa do Brasil. Por outro lado, também no segundo dia de maio, o Palmeiras enfrenta o Botafogo-SP pela Copa do Brasil.