O São Paulo de Thiago Carpini vem trabalhando bastante nos últimos dias de olho em sua estreia pela Copa Libertadores de 2024. Após ser eliminado de forma precoce no Campeonato Paulista, o time ganhou bastante tempo sem jogos para poder trabalhar e evoluir seu futebol. Sua primeira partida pela competição internacional será diante do Talleres, no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. A bola vai rolar para o confronto a partir das 21h (de Brasília) desta quinta-feira (4).
Neste confronto, o Tricolor reencontrará dois personagens de episódios não tão felizes da história recente do time. O Talleres foi quem eliminou a equipe do Morumbi ainda na fase de Pré-Libertadores na temporada de 2019. Além disso, o palco da partida de estreia, o Estádio Mario Alberto Kempes, traz memórias amargas para os são-paulinos: foi nele em que o São Paulo acabou derrotado pelo Independiente Del Valle na decisão da Copa Sul-Americana de 2022.
Talleres elimina o São Paulo na Pré-Libertadores
Na temporada de 2019, o São Paulo conseguiu acesso à fase de Pré-Libertadores após terminar o Brasileirão de 2018 na quinta colocação. O time tinha muitas esperanças de conseguir chegar ao mata-mata da principal competição sul-americana, mas acabou tropeçando no Talleres logo na primeira rodada da repescagem.
Na primeira partida, disputada na Argentina com mando do Talleres (mesmo cenário da próxima quinta), o São Paulo, comandado à época por André Jardine, teve uma péssima jornada e acabou derrotado por 2 a 0 com gols marcados por Juán Ramírez e Tomás Pochettino. Mesmo com o placar ruim, ainda havia esperança, já que o segundo jogo seria disputado no Morumbi. Porém, nem mesmo ao lado de sua torcida o Tricolor conseguiu desempenhar um bom futebol. Em outro duelo bastante fraco para o time brasileiro, o placar terminou empatado em 0 a 0 e significou a despedida são-paulina daquela Libertadores.
São Paulo perde a Sul-Americana em Córdoba
Em 2022, após muitos anos, o São Paulo chegou à decisão de um torneio de maior escalão ao se classificar para a final da Copa Sul-Americana. A partida foi disputada justamente no Estádio Mario Alberto Kempes, que receberá a estreia do time de Carpini na Libertadores nesta quinta-feira. Naquele duelo decisivo, o Tricolor, comandado pelo ídolo Rogério Ceni, tinha pela frente o Independiente Del Valle, tratado como azarão dada à enorme tradição são-paulina em torneios internacionais.
Ainda assim, o São Paulo acabou derrotado naquela tarde em Córdoba. O os carrascos do time brasileiro foram Lautaro Díaz e Lorenzo Faravelli, autores dos dois gols da equipe equatoriana no revés são-paulino por 2 a 0. Jonathan Calleri, grande esperança de gols para o Tricolor, foi um dos destaques negativos daquela final. O jogador perdeu algumas chances claríssimas e ainda acabou expulso ao final do segundo tempo.