Na noite deste domingo (12), o São Paulo venceu o América-RN por 4 a 0 no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, e garantiu a classificação para a Terceira Fase da competição. Em busca de seu quinto título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Tricolor dominou o adversário do início ao fim e venceu com os gols de Alves, Hugo, Ferreira, Ryan Francisco.
Ainda na primeira etapa o São Paulo marcou os quatro gols, com 20 foram três sem o adversário ver a cor da bola, e no fim o quarto tento foi anotado pelo artilheiro Ryan Franciso. Já na segunda etapa, o ritmo abaixou, mas não faltaram chances para ampliar, mas no fim o confronto ficou nos quatro gols marcados na primeira etapa, Tricolor classificado para a próxima fase, para enfrentar o Juventude, que bateu o XV de Jaú, equipe do mesmo grupo do São Paulo.
Primeiro Tempo
O confronto começou quente, com ambas equipes demonstrando que querem jogo, a chance mais clara veio logo com dois minutos, o São Paulo bateu escanteio rápido, Paulinho se antecipou e tocou de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Na chance seguinte saiu o primeiro gol do São Paulo, Netinho furou e a bola sobrou para Paulinho, que cruzou na área para Alves cabecear superando o goleiro adversário.
Após o placar aberto o São Paulo dominou a posse da bola e partiu para o ataque, após cobrança de escanteio de Ferreira a bola ficou ainda no ataque Tricolor, Ryan Francisco finalizou e Lucas defendeu, mas Hugo pegou o rebote de muito longe e bateu forte para ampliar o placar.
O Tricolor seguiu buscando espaço sem dar descanso para o América, aos 16 a bola foi alçada na área, teve um bate e rebate mas Lucas defendeu, já ligando contra-ataque, que não foi aproveitado e o Tricolor retomou e trabalhou a posse de bola até chegar com qualidade no ataque, Ferreira recebeu na direita, rabiscou a marcação e finalizou para marcar o terceiro gol do São Paulo.
O São Paulo seguiu pressionando, enquanto o América tentava se defender como podia e sair em contra-ataque, mas não gerou boas escapadas e aos 39 quase o quarto do São Paulo após linda jogada, Ferreira fez fila mas na hora do gol foi travado.
No entanto no lance a bola entrou, Alves trabalhou com Hugo, que acionou o artilheiro Ryan Francisco, que fuzilou para o gol e ampliou o placar, sem chances para o goleiro Lucas, 4 a 0 e fim da primeira etapa.
Na saída de campo Netinho, do América e Alves, do São Paulo falaram sobre o primeiro tempo do confronto que ficou 4 a 0 para o Tricolor.
“Fomos surpreendidos pelo São Paulo no primeiro tempo, mas não vamos abaixar a cabeça, não vamos desistir, vamos correr atrás, continuar na pegada. Ir para o vestiário e ouvir o que o professor tem para passar.”, Disse Netinho, que falhou no primeiro gol Tricolor.
“Temos que vir todo jogo para fazer esse futebol, entregar tudo, aproveitar todas as oportunidades, e se for para golear todo mundo, nós vamos por que isso é São Paulo, temos que manter o pé no chão, respeitar os adversários e é assim que a gente respeita todo mundo”, Disse Alves, autor do primeiro gol do São Paulo.
Segundo Tempo
O Tricolor iniciou a segunda etapa com o mesmo ímpeto, logo aos três Maik levantou na área mas passou por todo mundo e saiu no fundo. Pouco depois mais uma chegada, dessa vez Luiz Henrique finalizou, mas por cima do gol.
Aos 11, uma grande chance do São Paulo, Alves foi até a linha de fundo para evitar a saída, tocou para trás, e Ryan Francisco chegou batendo, Lucas espalmou, a bola tocou na trave e voltou para o goleiro.
Aos 15, a melhor chance do América no confronto, Netinho saiu cara a cara com João Pedro e finalizou para a defesa do goleiro. Com 28, mais uma chegada, Joãozinho recebeu dentro da área do São Paulo e finalizou para mais uma defesa do goleiro João Pedro.
Com 33, tiro de meta de João Pedro foi em ligação direta com Ryan Francisco, que saiu cara a cara com o goleiro do América, tocou na saída do mesmo, mas Ismael se recuperou e tirou em cima da linha, quase o quinto gol do Tricolor.
Aos 41, uma chance perigosa do América-RN, Mamédio arrancou na ponta esquerda, invadiu a área, e finalizou, mas a bola toca na rede pelo lado de fora.
Já nos acréscimos, o São Paulo foi ao ataque, Luiz Henrique entrava na área e foi derrubado por Luciano, o Tricolor pediu pênalti, mas o árbitro marcou falta fora da área, cobrada na barreira para fim de papo e São Paulo classificado.
Na saída de campo após a classificação do São Paulo, Alan do América foi questionado sobre o que aconteceu com a equipe para o resultado de hoje: “Nossa equipe entrou desligada no jogo, e no decorrer ajustamos, sabíamos que ia ser difícil”
Em seguida, Maik, do São Paulo, foi perguntado sobre suas valências e aproveitou para parabenizar a equipe e focar já na partida da próxima fase.
“Minha velocidade ajuda muito a equipe, minha marcação, bom cruzamento. O clube tá de parabéns pela vitória, vamos seguir pela frente, batalhando mais e buscar esse título. Ver o que o professor vai falar, vamos buscar a classificação contra o Juventude, terça já tem jogo”, Declarou Maik, do São Paulo.
Melhor da partida
O melhor em campo foi Alves, que se destacou positivamente com seu desempenho ofensivo, participando de jogadas, além de ter sido o autor do primeiro gol.
Sequência do São Paulo na Copinha
O confronto que terminou em vitória do São Paulo por 4 a 0 deu ao Tricolor uma vaga na próxima fase da Copinha, o adversário é o Juventude, que deixou o XV de Jaú para trás.
O Juventude teve menos chances , mas foi mais efetivo e venceu o confronto por 1 a 0, na tarde partida que foi realizada na tarde deste domingo, no estádio Ferreirão, em Tietê. O gol da vitória do Juventude foi marcado por Lucas Fernandes, aos 44 do segundo tempo, um minuto depois do XV de Jaú perder uma grande oportunidade de marcar.
As partidas da terceira fase estão programados para acontecer nos dias 14 e 15 de janeiro, no entanto as datas e os horários com detalhe de todas as partidas ainda serão divulgadas pela federação após a definição de todos os classificados.
Assim como nesta fase, a disputa será em jogo eliminatório, com jogo único, e em caso de empate no tempo normal, a definição da vaga irá para os pênaltis. A final da competição está marcada para o dia do aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, no Pacaembu.