Na noite desta terça-feira (14), oSão Paulo venceu o Juventude por 4 a 0 no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, e garantiu a classificação para a fase de oitavas de final da competição. Em busca de seu quinto título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Tricolor dominou o Juventude na primeira etapa e soube se defender para se classificar com o 1 a 0, com gol do artilheiro Ryan Francisco.
A primeira etapa foi de puro domínio do São Paulo, o Tricolor abriu o placar em uma bela jogada, e seguiu pressionando mas não furou o Ju novamente. Na segunda etapa foi o inverso, o Juventude melhorou, pressionou muito o São Paulo, mas não chegou ao empate, e o Tricolor é quem segue na competição em 2025.
Os primeiros minutos do confronto foram de total domínio Tricolor, que trocou passes na área de ataque e foi muito eficaz no perde pressiona para dominar o Juventude. No entanto, o primeiro lance mais claro veio somente aos 25, Ferreira disparou pela direita, fez fila na área e rolou para Alves, que chutou e a defesa do Juventude desviou, evitando o gol do São Paulo, que chegou logo depois com perigo novamente, Alves cobrou escanteio fechado e surpreendeu Luiz Turatto, mas a bola foi no travessão do Juventude, quase um gol olímpico do São Paulo.
Aos 31, o São Paulo trocou passes até o ataque, a bola chegou em Alves que deu de calcanhar para Ryan Francisco que saiu cara a cara com o goleiro do Ju e abriu o placar. O São Paulo seguiu dominando o confronto, tendo mais calma, já que tinha a vantagem no placar, e tentou encontrar espaços, enquanto o Juventude se defendia buscava sair em contra-ataque.
O Ju ameaçou somente nos acréscimos, Roberson fez boa jogada e chutou, mas mandou longe do gol de João Pedro, e a primeira parte do confronto termina com São Paulo na frente pelo placar mínimo.
Na saída de campo, Gui Teixeira, do Juventude falou sobre a partida e sobre o que fazer no segundo tempo para chegar em um resultado favorável: “Depois do gol deles, começamos a criar. Voltar ao segundo tempo e aproveitar as oportunidades. A equipe do São Paulo é muito forte. Respeitamos, mas vamos impor nosso jogo. Voltar melhor e empatar a partida”
Em seguida, o autor do gol Tricolor falou sobre o gol e a espera de concretizar a vitória: “Um passe genial, de camisa 10. Fizemos um bom jogo. Precisamos ter maturidade para matar o jogo. Vamos ouvir o que o treinador tem a falar, ver onde tem espaço para sairmos com a vitória”
Segundo Tempo
Na segunda etapa o Tricolor chegou bem logo aos cinco, Ferreira tabelou com Alves e chutou forte, mas Luiz Turatto evitou o segundo gol do São Paulo. A equipe Tricolor foi tentando chegar mas teve mais dificuldades do que na primeira etapa, enquanto o Juventude demonstrou clara melhora, ficando mais tempo com a bola, mas sem conseguir penetrar na defesa do São Paulo
Apenas perto dos 36 a partida foi ficar mais quente com chances de gol, Gui Teixeira, do Juventude foi acionado, mas João Pedro saiu do gol e ficou com a bola. O São Paulo fez mudanças para oxigenar a equipe e segurar o ímpeto do Juventude, que foi com tudo para o ataque.
Nos acréscimos, o Juventude se lançou com tudo e fez uma grande pressão, até o goleiro foi na área, mas o Tricolor soube se defender e sai da partida classificado para a próxima fase da competição.
Na saída de campo, Lucca, do São Paulo falou sobre a classificação e a dificuldade da competição: “A Copinha é muito difícil, com um jogo a cada dois dias. Exige muito. O importante foi classificar e a nossa garra em campo. Pensamos jogo após jogo”
Em seguida, Ghering, do Juventude falou sobre a eliminação da equipe: “Fizemos um bom jogo. Tivemos uma chance no primeiro tempo, mas a bola não entrou. Em um erro nosso no primeiro tempo, levamos o gol”
Melhor da partida
O melhor em campo foi o artilheiro Ryan Francisco, mais uma vez marcando presença e deixando o seu, dessa vez crucial para a classificação do São Paulo.
Sequência do São Paulo na Copinha
O confronto que terminou em vitória do São Paulo por 1 a 0, deu ao Tricolor uma vaga na fase de oitavas de finais Copinha, o adversário será o vencedor de Água Santa e Fluminense, que será definido ainda hoje, já que o confronto começou às 19h30.
As partidas das oitavas de final estão programadas para acontecer nos dias 16 e 17 de janeiro, no entanto as datas e os horários com detalhes de todas as partidas ainda serão divulgadas pela federação após a definição de todos os classificados.
Assim como nesta fase, a disputa será em jogo eliminatório, com jogo único, e em caso de empate no tempo normal, a definição da vaga irá para os pênaltis. A final da competição está marcada para o dia do aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, no Pacaembu.