No duelo de tricolores, São Paulo sai com uma excelente vitória sobre o Fluminense

São Paulo recebeu o Fluminense no MorumBIS nesta segunda-feira (13), em um confronto que colocou o Tricolor das Laranjeiras na zona de rebaixamento

Nesta noite de segunda-feira (13), o São Paulo chegou a sua quarta vitória seguida na temporada, resultados no papel que evidenciam o bom trabalho desempenhado dentro de campo. Com uma boa atuação, o São Paulo conseguiu superar o seu adversário tricolor e interestadual, Fluminense, que por sua vez sofre bastante com inconstâncias na temporada e encara mais uma derrota nesse Brasileirão.

Fluminense mais uma vez incomodado com a marcação pressão e em bloco alto de um adversário paulista – como foi contra o Corinthians na derrota por 3×0 na Neo Química Arena -, além de diversos erros individuais e coletivos (do ponto de vista técnico também), que poderiam ter custado mais caro, caso o São Paulo tivesse aproveitados chances claras, como as do Juan e Alan Franco.

O Tricolor das Laranjeiras chegou a sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro, resultado que o coloca na zona de rebaixamento nesse início de competição, em uma situação que pode começar a ser preocupante em algumas rodadas caso o cenário não se altere.

Primeiro tempo

São Paulo
Jogadores do Fluminense abraçaram Keno após seu primeiro voltando de uma longa lesão. – Foto: Anderson Romão/ Agif/Gazeta Press

Início de partida bem movimentado, com um São Paulo fazendo jus ao mando de campo – diga-se de passagem um MorumBIS lotado nesta segunda-feira -, sendo uma equipe melhor, mais imposta, chegando mais vezes no ataque e forçando o Fluminense a errar bastante.

Muito interessante a formação inicial do São Paulo, com quatro atacantes bem lançados formando um pressão alta na saída de bola do Fluminense, que dificultava muito a saída de bola do adversário carioca, que também sentia muitas dificuldades em marcar quando via o São Paulo atacando, já que possuía sempre muitos homens dando opção e em boa posição.

São Paulo mais bem colocado, intenso, porém futebol é futebol, e numa jogada iniciada pela direita – inclusive com boa participação do Alexsander que vem fazendo jogos interessantes pós punição recebida por indisciplina -, Keno termina e marca o gol para o Fluminense, que a princípio será marcado como gol contra do Igor Vinícius na súmula. No intervalo, Keno afirmou que o gol era dele, pois ele quem chutou.

Justamente no melhor momento na partida, o São Paulo levou o gol, logo após perder duas chances claras com Juan e Alan Franco, gols que não podem ser perdido em situações de jogo como essa, quando se há um forte adversário do outro lado.

Pouco tempo depois, Fábio falha pela segunda vez na partida – o goleiro não vivia um bom primeiro tempo tecnicamente falando – e Bobadilla aproveita o vacilo do experiente goleiro para empatar para o São Paulo. Falha muito esquisita do goleiro Fábio. Apesar do erro individual, vale destacar também a intensidade e marcação alta dos jogadores do São Paulo que não desistem dos lances e conseguiram aproveitar essa brecha. Juan estava jogando quase que de centroavante, ao lado de Luciano.

No final da partida ainda rolou confusão, para variar, entre Luciano e Fernando Diniz. O atacante do São Paulo quis cobrar um lateral rapidamente enquanto um zagueiro do Fluminense estava no chão lesionado. A situação revoltou Fernando Diniz, que solicitava o ‘fair play’, mas no final das contas foi expulso e xingou muito o Luciano, inclusive o provocando, dizendo: ‘Você é muito burro! Você acabou para mim’.

Vale lembrar, também, que os dois já passaram por rusgas na relação entre eles no período em que o Fernando Diniz treinava o Luciano. A confusão durou no total 6 minutos com a bola parada, além de um cartão vermelho para o treinador da equipe carioca e um cartão amarelo para Luciano. Mesmo que tenha sido uma discussão que tenha acendido um lado pessoal em Diniz, o treinador tem sido alvo frequentes, não é de hoje, de cartões – muitas vezes indevidos -, que prejudicam a equipe do Fluminense, afinal.

Segundo tempo

São Paulo
Partida foi bem movimenta por parte das duas equipes, que propuseram bastante jogo. – Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press

Segunda etapa voltou com a tensão da partida lá no alto, com nervos à flor da pele, muito por causa da forma que se terminou o primeiro tempo, com confusão generalizada entre as equipes, após uma fagulha causada por Fernando Diniz – expulso e não pode comandar sua equipe no segundo tempo – e Luciano – que passou a jogar pendurado. Além disso, a partida foi muito para o telespectador, duas equipes com vontade de vencer, apesar de uma arbitragem bem questionada por parte do Fluminense.

São Paulo voltou controlando o jogo, com mais qualidade, mas a partida ia se desenhando pra uma perda de intensidade, talvez pela questão física dos atletas, que se demonstravam cansados. Entretanto, o Tricolor paulista não para de pressionar e trabalhar a bola, até que Galoppo desarmou o Lima dentro da área adversária e tocou para o Luciano marcar para o São Paulo.

Porém, ao ser chamado no VAR, Daronco revisou o lance e voltou atrás, marcou falta do Galoppo para cima de Lima, que sofre apenas o contato em seus pés, sem que o jogador do São Paulo sequer toque na bola. Lance bem anulado. Apesar do lance não ter valido, vale o mérito do Galoppo, que fez uma boa partida.

Fluminense sofrendo bastante pressão nos minutos finais do segundo tempo, que com a entrada do Marcelo, até esboçou uma reação, mas a partida terminou com a vitória do São Paulo, graças ao Arboleda, que marcou de cabeça num escanteio. Mais um gol sofrido de gol parada. O lance em si foi uma grande falha da equipe do Flu, que se postou mal dentro da área, dando totais condições pro zagueiro adversário cabecear com tranquilidade.

Melhor da partida

O prêmio de melhor da partida, ou melhor, ‘craque do jogo – como a TV Globo chama – será dado para Alexsander, que ao meu ver, fez mais uma partida irrefutável, com poucos erros e muita qualidade com a bola. O jovem volante tem uma qualidade impressionante de se fazer presente em diversas áreas do campo, tanto na construção ofensiva, como na recomposição defensiva, apresentando uma baita dinamismo para essa equipe de Fernando Diniz.

Após a punição sofrida por indisciplina no mês passado, o atleta vem realizando boas partidas após o ‘perdão’ da torcida e se mostrando importante. Menções honrosas para Keno, que voltou de lesão sendo participativo, Galoppo, que fez uma boa partida dando intensidade para o São Paulo, e Bobadilla, responsável por um dos gols da equipe.

Próximos compromissos de São Paulo e Fluminense

Por fim, o São Paulo volta a campo nessa quinta-feira (16), às 21h, contra o Barcelona SC, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O confronto será na MorumBIS.

Por outro lado, o Fluminense volta a campo também nesse quinta-feira (16), às 19h, contra o Cerro Porteño, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O confronto será no Maracanã.

você pode gostar também