Vai começar a Série A do Campeonato Brasileiro de 2024, torcedor! Neste sábado, o São Paulo receberá no Morumbis o Fortaleza, pela primeira rodada da principal competição do país. A bola vai rolar para o confronto a partir das 21h (de Brasília). Para este duelo, ambos os times chegam querendo mostrar serviço a seus torcedores. Enquanto o tricolor paulista atravessa fase de pressão sob o comando de Thiago Carpini, o Leão do Pici vem de derrota recente diante do rival Ceará, na final do Campeonato Cearense.
São Paulo
O São Paulo faz sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2024 ainda sob certa pressão. A equipe não apresenta bom futebol sob o comando de Thiago Carpini, que balança bastante no cargo. Em sua última partida, o Tricolor recebeu no Morumbis o modesto Cobresal, último colocado do Campeonato Chileno. Se não vencesse, as chances de Carpini ser demitido após o jogo seriam grandes. Para o alívio do treinador, o placar terminou no 2 a 0. Assim, seu trabalho ganhou um suspiro.
Porém, não houve muito o que comemorar além do resultado. Novamente, mesmo diante de uma equipe bastante limitada, o futebol apresentado pelo São Paulo foi ruim, e a equipe só conseguiu construir a vitória na reta final do segundo tempo. Antes, chegou a sofrer risco com algumas boas chegadas do adversário chileno, que acabou interrompido por defesas do goleiro Rafael.
Na temporada de 2024, o Campeonato Brasileiro, a princípio, não é o principal objetivo do time. O foco é, sem dúvidas, a Libertadores — competição que o clube volta a jogar após três anos. Mesmo assim, o Brasileirão não deixa de ser importante. O foco são-paulino é em, pelo menos, fazer uma campanha melhor do que na temporada passada, terminada com a equipe de Dorival Júnior ocupando a 11ª colocação na tabela, com 53 pontos conquistados.
O provável time do São Paulo deve ter: Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Diego Costa (Ferraresi) e Welington; Alisson, Pablo Maia, Erick, Luciano (James) e Michel Araújo (Nestor); Calleri (André Silva).
Fortaleza
O Tricolor do Pici, assim como o São Paulo, tentará neste Brasileirão fazer campanha melhor do que foi na temporada passada. Em 2023, a equipe, que em dado momento do ano passou a priorizar a disputa da Copa Sul-Americana, acabou o Campeonato Brasileiro apenas na 10ª colocação, logo acima do próprio Tricolor do Morumbi. Assim, conseguiu apenas uma vaga para a Sula em 2024. Muito pouco tendo em vista o processo de crescimento que o clube vem passando na gestão de Marcelo Paz.
Para a atual temporada, o Leão novamente conta com o cobiçado treinador Juan Pablo Vojvoda à beira do campo. Até aqui, porém, o ano do clube não tem sido como esperado para o torcedor. No Campeonato Cearense, como supracitado, o time acabou vice-campeão enfrentando o rival Ceará. Na Copa do Nordeste, por sua vez, o Leão segue vivo na disputa e terá pela frente o Altos, do Piauí, nas quartas de final. Na Sul-Americana, a campanha é boa: em dois jogos pela fase de grupos, foram duas vitórias — a última delas por 5 a 0 diante do Nacional Potosí, na Arena Castelão.
O provável time do Fortaleza deve ter: João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco; Hércules, Zé Welison, Yago Pikachu, Pochettino e Moisés; Lucero.
Retrospecto de São Paulo x Fortaleza
Este será o 29º encontro entre São Paulo e Fortaleza na história. Até aqui, nas 28 partidas que disputaram, o time paulista leva vantagem sobre o cearense no retrospecto. São 12 vitórias são-paulinas, sete do Leão, além de outros nove empates. O time comandado por Vojvoda, porém, vem sendo uma pedra no sapado da equipe do Morumbi nas últimas temporadas. A última vitória do São Paulo no confronto foi ainda pelo Campeonato Brasileiro de 2020. De lá pra cá, foram oito encontros, com quatro empates e quatro vitórias do Fortaleza — três delas no Morumbis, inclusive.
Onde assistir São Paulo x Fortaleza
A partida será transmitida pelo Sportv e pelo Premiere.
Ficha técnica
- São Paulo x Fortaleza
- Competição: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024
- Estádio: Morumbis
- Horário: 21h (de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Alex Gomes Stefano
- Assistente 1: Luiz Claudio Regazone
- Assistente 2: Daniel de Oliveira Alves Pereira
- Quarto Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro