Na noite do último domingo (19), Álvaro Pacheco desembarcou ao Rio e foi recepcionado por alguns jornalistas que o aguardavam na saída do aeroporto do Galeão e o treinador respondeu algumas questões rapidamente, a primeira delas foi sobre a história do Vasco.
“Estou muito feliz, é um grande clube brasileiro. Venho com uma vontade muito grande de ajudar o Vasco. Sei quem criou, sei a história. É um clube que foi crescendo e conquistando títulos muito importantes”.
Álvaro também foi perguntado se já conhece o elenco vascaíno e disse:
“Estamos chegando agora. O objetivo é conhecer todos, o elenco, toda a estrutura, e começar a trabalhar. Quem conhece a organização do Vasco, a dinâmica, sabe que esse tipo de trabalho [de preparação] já começou a ser feito. Vai ser muito mais fácil a minha adaptação também por causa disso”.
Apesar de já estar no Brasil, o treinador só deve fazer sua estreia e estar a beira do campo no jogo contra o Cruzeiro, pela 9º rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 02/06, em São Januário. O motivo disso é que ele ainda precisa tirar alguns documentos, como visto de trabalho, pro clube poder dar entrada a sua inscrição na CBF.
Além disso, Pacheco não chegou sozinho no Brasil, o treinador português chega acompanhando por quatro auxiliares, que formam sua comissão técnica. Esses são os integrantes e a função de cada um deles:
- Pedro Valdemar, Auxiliar Técnico.
- José Teixeira, Auxiliar e Analista.
- Ricardo Pereira: Profissional da área de alta-performance
- Leandro Mendes: Preparador físico.
Uma curiosidade é que essa não é a primeira vez de Pacheco no Brasil, o treinador passou alguns dias passeando no país no início de 2023 e chegou assistir alguns jogos. Um deles, foi uma partida do Vasco contra o Fluminense pelo Campeonato Carioca. Outra fato curioso é que o novo treinador do Vasco tem uma forte amizade com Abel Ferreira, atualmente treinador do Palmeiras, em sua rede social é possível vê fotos de ambos juntos.