Com seu “caldeirão” fervendo, Vasco goleia o Coritiba em São Januário na noite dessa quinta-feira: agressivo e avassalador, o cruzmaltino aplicou uma sonora goleada por 5 a 1 no clube alviverde. A segunda vitória seguida dos cariocas dá uma excelente perspectiva na luta contra o rebaixamento enquanto que os paranaenses se veem em situação cada vez mais difícil de reverter dentro do Campeonato Brasileiro.
Primeiro Tempo
Desde os primeiros minutos de partida, o clube carioca mostrou que usaria a força de sua torcida (que fez belíssima festa nas arquibancadas) a seu favor. Logo aos sete minutos, o goleiro Gabriel fez milagre quando após cruzamento da direita Pumita Rodríguez tentou duas vezes e ambas oportunidades pararam no goleiro do Coxa.
No decorrer do jogo e logo no lance seguinte no entanto não teve jeito: após sobra em jogada de escanteio, Rossi cruzou na medida para Zé Gabriel se aproveitar da marcação ruim dos defensores alviverdes e abrir o marcador, 1 a 0. Com a vantagem no marcador e diante de um adversário atordoado e que mal conseguia encaixar as jogadas, o Vasco manteve o jogo controlado e arriscou algumas jogadas com Piton, que parou nas boas intervenções de Gabriel.
Antes que o primeiro tempo chegasse ao fim, o Vasco marcou novamente em uma bela jogada coletiva: Paulinho lançou Rossi que tocou para Payet, o francês devolveu para o atacante só escorar para o fundo das redes, 2 a 0. O alviverde bem que tentou algumas chances antes do apito finalizar a primeira metade do jogo, mas todas sem levar relevante perigo.
Segundo Tempo
O segundo tempo manteve a pegada da primeira metade de partida, já que o Vasco seguiu faminto e encurralando o rival paranaense (que pouco tinha espaço e também não conseguia ter capricho para reagir). Logo aos quatro minutos da segunda etapa, veio mais um gol do time da casa: Paulinho faz ótima jogada e aciona Vegetti, que dá um belo chute e, contando com a validação do VAR, amplia o marcador para 3 a 0. O Coritiba parecia, atordoado e já “nas cordas”, sendo presa fácil diante de um importante e faminto adversário.
Todavia mesmo com uma desvantagem tão significativa, o clube paranaense tardou a levar algum perigo e até conseguiu com Slimani que quase pegou o goleiro Léo Jardim desatento em chute de longa distância. Com o lampejo do Verdão, o Vasco sacramentou a goleada para delírio de sua apaixonada e encantadora torcida: Piton acerta cruzamento magistral na cabeça de Vegetti, que não titubeou e marcou o 4 a 0 a favor do Gigante da Colina. Com a confortável vitória, o clube da casa inteligentemente diminuiu o ritmo e assim o Coritiba descontou com Sebastián Gómez, 4 a 1.
O gol do Coritiba foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo e apenas um minuto depois o Vasco fez o gol que liquidou a partida com Gabriel Pec, 5 a 1. A significativa vitória foi a maior vitória dos cariocas diante dos paranaenses na história do Campeonato Brasileiro (antes a esse 5 a 1 a maior vitória cruzmaltina havia sido por 3 a 0 no ano de 1985, ano que o Coritiba se sagrou campeão nacional da primeira divisão pela primeira e única vez na sua história).
Melhor da Partida
Artilheiro, decisivo, matador e ainda por cima um “Pirata”: letal dentro da área, o atacante Pablo Vegetti marcou dois gols e vem sendo peça fundamental nessa recuperação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.
Próximos compromissos de Vasco da Gama e Coritiba
O Vasco encara o América em jogo atrasado que será disputado na próxima segunda-feira às 20:00 no Independência. O Coritiba por sua vez volta a campo apenas no dia 27 às 19:00, diante do São Paulo em partida que será disputada no Morumbi.