Quando o Vasco foi rebaixado?

Sendo um dos maiores clubes do Brasil, conheça mais sobre a sua história

Fundado no dia 21 de agosto de 1898, o Clube de Regatas Vasco da Gama tem uma grande história tanto no futebol, como instituição. Considerado por muitos um dos maiores clubes do Brasil, a equipe por onde passou várias lendas vive atualmente tempos complicados. E é desses tempos que falaremos hoje.
Apesar de grandes conquistas durante sua história, o Vasco já passou muitas vezes por algo que nenhuma equipe deseja passar, o fantasma do rebaixamento. Portanto, veremos quais foram os anos qual a equipe cruzmaltina foi rebaixada para divisão inferiores.

2008

Elenco que tinha Edmundo, acabou sendo rebaixada. Foto: CRVG

 

O primeiro rebaixamento do Vasco aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2008. Em um ano extremamente conturbado da equipe, o Vasco teve seu primeiro recesso após terminar na 18 colocação da Série A, com 40 pontos (11 vitórias, 7 empates e 20 derrotas). Durante a campanha, a equipe teve 3 treinadores no seu comando, entre eles Renato Portaluppi, que não conseguiu evitar o primeiro rebaixamento da história vascaína. Com uma idade avançada, Edmundo se aposentou dos gramados após o rebaixamento.

A escalação do Vasco em 2008 era: Rafael, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Odvan e Johnny (Leandro Bomfim); Jonílson, Mateus (Faiolli), Madson e Alex Teixeira; Leandro Amaral e Edmundo.

2013

Confusão marcou o rebaixamento vascaíno. Foto: Gustavo Rotstein

 

Em 2013, a equipe vascaína novamente conheceu a péssima sensação do rebaixamento. Em uma campanha minimamente melhor, a equipe vascaína obteve 44 pontos (11 vitórias, 11 empates e um 16 derrotas) e terminou novamente na 18 colocação. Nesse fatídico ano, a equipe também teve 3 treinadores no seu comando, mas nenhum deles teve a solução.

Este rebaixamento ficou marcado pela última rodada, qual o Vasco enfrentou o Athletico Paranaense com chances de permanência, e acabou levando uma goleada de 5 a 1. Este jogo ficou marcado pelo grande episódio de brutalidade que ocorreu nas arquibancadas.

A escalação do Vasco em 2013 era: Alessandro, Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Wendel, Pedro Ken, Marlone, Juninho e Francismar; Edmílson.

2015

Rafael Silva lamenta rebaixamento. Foto: Guito Moreto

 

Após conquistar o acesso para a Série A em 2014, a equipe cruzmaltina foi rebaixada novamente em 2015 para a segunda divisão. Em um ano com sua pior campanha na história do primeiro turno, com apenas 13 pontos conquistados em 19 rodadas, a missão para recuperação ficou muito difícil. Apesar da chegada de Nenê, a equipe somou 41 pontos, mas terminou novamente na 18 colocação (10 vitórias, 11 empates e 17 derrotas) e novamente foi rebaixado para a Série B.

Durante este ano, o Vasco foi comandado por 3 treinadores novamente, e somente com Jorginho que a equipe foi competitiva.

A escalação do Vasco em 2015 era: Martin Silva, Madson, Rodrigo, Luan, Júlio César; Serginho, Diguinho, Bruno Gallo, Nenê; Riascos e Jorge Henrique.

2020

Jogadores após rebaixamento. Foto: Marcello Zambrana

 

Para finalizar, o quarto e mais recente rebaixamento do Vasco, no ano de 2020. A equipe vascaína teve um começo empolgante durante este campeonato, tendo até mesmo liderado a competição nas primeiras rodadas, causando o êxtase em sua torcida. Entretanto, após algumas rodadas o rendimento não se manteve e a equipe novamente terminou o ano na zona da degola, conhecendo seu quarto rebaixamento.

A equipe teve comando de 3 técnicos durante esse ano, e nenhum deles conseguiram tirar o Vasco desta situação. Esse rebaixamento pode ser considerado um dos mais dolorosos, visto que a equipe cruzmaltina frequentou durante 2 anos a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, sendo a primeira vez que o clube não conquistou o acesso logo no ano seguinte.

A escalação do Vasco em 2020 era: Fernando Miguel, Léo Matos, Leandro Castan, Ricardo Graça e Henrique; Bruno Gomes, Leo Gil e Benítez; Talles Magno, Cano e Pikachu.

Cenário Atual

Agora em 2023, a equipe vascaína luta contra o quinto rebaixamento da sua história. Em uma situação diferente, a equipe apresenta um futebol capaz de tirá-los dessa situação. Faltando 6 rodadas para o fim do campeonato, a torcida do Vasco passará por momentos angustiantes até o fim do campeonato.

Siga o Na Beira do Campo no Twitter!

você pode gostar também