Pular para o conteúdo

Vasco acerta com Fábio Carille para ser o novo treinador da equipe

O Vasco acertou a contratação de Fábio Carille para ser novo treinador da equipe na próxima temporada. Um encontro entre a diretoria vascaína e o estafe do treinador aconteceu nessa quinta-feita (19) e nas últimas horas as conversas avançaram, faltando apenas a assinatura do contrato para a negociação ser concretizada. O tempo de contrato de Carille deve ter duração de 1 ano, ou seja, até final de 2025. A informação da negociacao foi divulgada pelo Globo Esporte e do tempo de contrato pelo jornalista Andre Hernan.

Siga nosso perfil no Twitter.

Carille estava no livre no mercado após ter sido demitido do Santos, clube que comandou nesta temporada, tendo sido campeão da Série B. Apesar da conquista, Carille conviveu com muitas criticas da torcida, e a diretoria do clube paulista preferiu pela não continuidade do seu trabalho. Carille foi por muitos anos auxiliar técnico de Tite, ex-treinador da seleção brasileira. Sua primeira oportunidade como treinador principal, foi em 2017, no Corinthians e talvez tenha sido o melhor ano da sua carreira, até o momento. Logo em seu primeiro ano, Carille foi campeão Paulista e Brasileiro, ainda teve uma campanha histórica no 1º turno do Brasileiro. Conseguindo 14 vitórias e 5 empates nos primeiros 19 anos, tendo conquistado 47 pontos de 57 possíveis.

Após essa belíssima temporada estreia, Carille permanece no Corinthians para a temporada de 2018, porém acabou acertando sua ida para o Al Wehda em maio daquele ano. Posteriormente, o treinador acertou seu retorno ao Corinthians visando a temporada de 2019, ano que conquistou novamente o título do Campeonato Paulista, se tornando bicampeão da competição. Porém Carille acabou sendo demitido no final daquele ano, depois acertando seu retorno ao futebol da Arábia Saudita.

Carille
Carille teve passagem bastante vitoriosa pelo Corinthians, conquistando um Brasileiro e dois Paulistas | Foto: Fernando Dantas – Gazeta Press

A escolha do Vasco por Carille tem alguns motivos, um deles é a sua experiência no futebol brasileiro e o outro sua estabilidade pelos clubes por onde passou. Carille também é conhecido por sua identidade mais defensiva pelos times que trabalhou e isso é outro fator que agrada a diretoria vascaína, visto que defesa é uma das maiores deficiências do Vasco nos últimos anos. Nesse último Campeonato Brasileiro, o Vasco terminou tendo a quarta pior defesa da competição, tendo sofrido 56 gols, para efeito de comparação a equipe sofreu 51 gols no Brasileirão de 2023. Isso representa uma média de 1.4 gols sofridos por partida nas últimas duas edições do Brasileirão.

Siga nosso perfil no Instagram.

Para efeito de comparação, o Santos sofreu apenas 44 gols em 56 jogos que disputou em toda essa temporada e é essa melhora defensiva que o Vasco esperava conseguir com a chegada de Fábio Carille. Com a definição do treinador, a expectativa é que algumas negociações avancem, o clube tem situações encaminhadas com alguns nomes e esperava aprovação de Carille para saber como quais irá avançar e outros que devem ser descartados. Dois nomes que o Vasco já acertou as contratações sao de Lucas Freitas, zagueiro ex-juventude, e Tchê Tchê, volante ex-Botafogo.