Na tarde desse domingo (14), em São Januário, Vasco e Grêmio se enfrentaram pela 1º rodada do Brasileiro e a equipe vascaína acabou ganhando por 2 a 1, os gols foram marcados por David e Mateus Carvalho, já Gustavo Martins foi quem fez pela equipe gaúcha. Ainda é muito começo de campeonato, mas com esse resultado o Vasco soma três pontos e assume a quarta posição, já o Grêmio, que está com zero pontos, tá nesse momento em décimo sexto.
1º Tempo:
Como esperado, a partida começou com os dois times se estudando, o Vasco tendo mais posse da bola e estava tentando atacar mais, até por ser o mandante, já o Grêmio esperava pra tentar conseguir algum contra-ataque. Até que aos 14’ minutos, após lançamento de Léo Jardim pra David que faz um lindo passe pra Rossi entrar na área adversária que acaba caindo, o juíz marca pênalti, mas o VAR chama pra revisão.
Após isso, ele volta atrás na marcação e ainda deu um cartão amarelo pro atacante vascaíno por simulação, foi então que aos 24’ minutos, após cruzamento de Rossi pela direita, Marchesín espalma e David acaba acertando um bonito chute, que teve ajuda num desvio em João Pedro, para abrir o placar. Com esse gol, o camisa sete se tornou o vice artilheiro do Vasco na temporada, com quatro gols. Logo depois, a equipe vascaína deu uma recuada e esperou a equipe do Grêmio, que mesmo tendo mais a posse de bola não conseguiu ter nenhuma finalização na primeira etapa.
Siga nosso perfil no Instagram.
Já aos 37 minutos, o Vasco num escanteio pelo lado direito, após uma bonita cobrança de Rossi que achou Mateus Carvalho sozinho dentro da área pra para fazer o segundo gol da equipe cruzmaltina. Pouco tempo depois disso, após uma jogada de perigo da equipe gremista, a bola acabou batendo na mão de Lucas Piton dentro da área, o VAR chamou o árbitro Flavio Rodrigues de Souza pra revisar, ele reviu mas achou que foi um lance acidental e optou por não marcar a penalidade.
2º Tempo:
Para a etapa final, Renato Gaúcho voltou do intervalo tendo feito uma alteração, colocou JP Galvão no lugar de Diego Costa, que segundo a transmissão tinha sentido algo na coxa. Logo nos primeiros minutos, a equipe gremista já tinha conseguido chegar duas vezes com perigo no gol vascaíno, a primeira oportunidade surgiu numa bonita tabela entre Pavón e João Pedro, que acabou errando um chute cara a cara com Léo Jardim, a defesa vascaína não estava conseguindo encaixar a marcação, principalmente as infiltrações que os atletas do Grêmio estavam conseguindo fazer dentro da área vascaína.
A equipe vascaína teve uma boa oportunidade, aos seis minutos, após cruzamento de Rossi pra Vegetti, mas Marchesín fez uma bela defesa, depois a bola sobrou na área e Galdames que recebeu uma dura entrada de Rodrigo Ely, esse lance foi bastante discutido, pois acredita-se que o VAR deveria ter chamado o árbitro pra rever o lance. Mas nada aconteceu e a partida seguiu com o Grêmio pressionando a equipe vascaína que estava recuada no começo da segunda etapa, tentando apenas controlar a partida tendo dois gols de vantagem.
Porém isso mudou aos 22 minutos, após uma desatenção total da defesa vascaína, Rayan, que tinha entrado fazia poucos minutos e estava fazendo a cobertura do primeiro pau, deixou a bola passar . Com isso, o zagueiro Gustavo Martins apareceu no meio da área e teve apenas o trabalho de tocar pro fundo da rede. Depois disso, a expectativa era que o Grêmio viria com tudo pra buscar o empate, mas a verdade é que partida ficou muito truncada e feia, com ambos os times sem muita criatividade e com isso gerando pouca chance de gol pro adversário. A partir dos 40 minutos, a sensação é que a equipe gremista que tinha jogada nessa última semana cansou, já a equipe do Vasco que estava mais de vinte dias sem jogar, aproveitou disso e ficou apenas esperando o tempo passar e a partida chega ao fim.
Destaque do jogo:
Dois nomes chamaram atenção na partida dessa tarde, ambos do Vasco, um foi David bastante participativo nas jogadas de perigo e fazendo boas paredes/pivôs pra poder receber a bola para esperar a ultrapassagem ou chegada de algum companheiro e ainda marcou um bonito gol. Porém aquele que se destacou do início ao fim foi Mateus Carvalho, jovem de 22 anos, que comandou praticamente todas as ações no meio de campo na partida. Além disso, foi o autor do segundo gol da equipe vascaína. Ele já era um nome que a torcida pedia pra ter mais espaço e até seria titular no segundo jogo da semifinal do Carioca, contra o Nova Iguaçu, mas acabou sendo expulso no final da partida de ida e ficou de fora daquele jogo.
#Brasileirão 🇧🇷
Mateus Carvalho em Vasco 2-1 Grêmio:
⚽️ 1 gol
👟 2 finalizações (1 no gol)
✅ 48/58 passes certos (83%)
💨 3/3 dribles certos (100%!)
💪 8/13 duelos ganhos (61%!)
🦾 11 bolas recuperadas (1º do jogo!)
💯 Nota Sofascore 7.7 (2º do jogo!) pic.twitter.com/D429CZ3mIM— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) April 14, 2024
Próximos jogos de Vasco e Grêmio:
Nesse meio de semana já teremos a segunda rodada do Brasileiro, ambos os times irão jogar nessa quarta-feira (17), 0 Grêmio irá o Athletico-PR, em casa, às 19h. Já o Vasco, irá viajar até Bragança Paulista pra enfrentar o Red Bull Bragatino, em partida que irá começar no mesmo horário.