O Vasco abriu negociações para renovar o contrato de Pumita Rodríguez, lateral-direito da equipe e que tem contrato até final de 2025 com o clube cruzmaltino. Um dos principais motivos para isso é que se Pumita não tiver seu vínculo renovado, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de junho de 2025 e posteriormente sair de graça do Vasco.
Essa informação foi primeiramente noticiada pelo jornalista Venê Casagrande.
Pumita é cria do Danubio (URU), clube que também fez sua no profissional e o lateral também acumula passagens por Racing (ARG), Fénix (URU) e Nacional (URU). O lateral chegou ao Vasco no começo de 2023, tendo sido comprado por cerca de R$10M junto ao Nacional (URU).
Em sua primeira temporada no Vasco, Pumita chegou a atuar em 45 partidas sendo titular 35 vezes, ainda marcou 4 gols e deu 1 assistência. Porém o lateral sofreu com algumas criticas da torcida por algumas falhas cometidas na defesa, apesar disso permaneceu no elenco para essa temporada.
Siga nosso perfil no Instagram.
Nesse ano, Pumita acabou atuando em 32 jogos, tendo feito 2 gols e dado 4 assistências. Ele acabou se tornando reserva de Paulo Henrique que foi o titular absoluto da lateral-direita do Vasco da temporada. Apesar disso, o jogador uruguaio ganhou mais espaço devido algumas lesões, principalmente de Adson, isso fez com que Pumita jogasse mais partidas como ponta-direita.
Um exemplo disso foi no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, Pumita começou como titular e atuando como ponta-direita, com Paulo Henrique sendo o lateral-direito. Devido a falta de opções no elenco, o lateral mostrou sua versatilidade e recebeu mais minutagem na reta final da temporada.
Nos últimos dez jogos do Vasco nessa temporada, Pumita jogou em nove deles e em oito jogou pelo menos 72 minutos