Com lance polêmico em gol de Vegetti, Vasco vence Fluminense e se afasta do Z-4

Clube cruzmaltino encerra sequência de quatro vitórias seguidas da equipe tricolor que não sabia o que era perder fazia mais de um mês, no Brasileiro

Em clássico na noite desse sábado (10), o Vasco ganhou por 2 a 0 do Fluminense, os gols foram marcados por Vegetti e Victor Luis e com essa vitória a equipe cruzmaltina encerra uma sequência de três jogos sem conseguir uma vitória no Campeonato. Com esse resultado, a situação das equipes na tabela ficam da seguinte forma: o Vasco chega aos 27 PTS e subiu para o 10° lugar e o Fluminense se mantém com 20 PTS na 17° colocação, ainda no Z-4.

Siga nosso perfil no Twitter.

1º Tempo:

Primeiro tempo foi marcado por lance polêmico da arbitragem no gol vascaíno | Foto: Vyctor Santos – Pera Photo Press

Ambas as equipes vieram para esse jogo com mudanças em seus times titulares, o Vasco teve uma mudança maior pois deixou de atuar num 4-3-3 e retornou para um 4-2-3-1, Victor Luis e David foram titulares nas vagas de Piton, preservado por questão física, e Sforza, questão tática. Já o Fluminense veio pro jogo com força total, porém teve duas mudanças na equipe que foram: Thiago Silva acabou ficando de fora e Ignácio entrou em seu lugar, a outra manca foi Alexsander na vaga de Martinelli.

Sobre a partida, o Vasco começou tendo mais controle da bola e “empurrando” o Fluminense para o campo defesa porém a equipe não estava conseguindo ter chances claras, algo que chamou atenção foi a liberdade que Payet conseguiu ter no meio de campo e foi aos 22′ minutos numa falta cobrada pelo meia francês que a bola resvala no braço de Léo, acaba sobrando para Vegetti que só empurra pro fundo da rede. Porém esse lance gerou muita discussão, a partida ficou paralisada por cerca de sete minutos até que Daronco após consultar o VAR ter validado, a interpretação dele é que o braço do Léo foi “acidental” e não haver nenhuma câmera que comprove que a bola bateu no braço/mão do Vegetti antes dele chutar.

Após esse gol, o Vasco conseguiu ter ainda mais superioridade e conseguiu chegar com perigo com tabelas entre Payet, David e Adson, porém nenhum levou muito perigo pois a defesa tricolor cortou praticamente todas, sendo algumas indo para escanteio. Durante até os 40′ minutos, o Fluminense sofreu com uma marcação pressão do Vasco que sufocava muito a equipe tricolor e era difícil de conseguir tempo para criar alguma jogada para aproveitar as velocidades de Keno ou Arias nas pontas, a única chance de maior perigo dele foi aos 20′ numa tabela entre Ganso e Keno que o atacante acabou chutando para fora.

Já na parte final da primeira etapa a sensação é que a equipe vascaína acabou cansando e recuou, a estratégia era esperar um erro do time tricolor e tentar sair no contra-ataque em velocidade, porém os jogadores vascaínos acabaram errando o tempo do bote em várias jogadas e isso gerou muitas faltas na intermediária para o Fluminense, para ter uma ideia o Vasco cometeu 14 faltas nesse 1ºT e o Fluminense apenas 4, porém apesar disso, o Fluminense não conseguiu aproveitar esse lances na bola área.

2ºTempo:

Vegetti
Vegetti e Victor Luis durante comemoração do segundo gol da equipe | Foto: Vyctor Santos – Pera Photo Press

A segunda etapa começou com o Fluminense pressionando e muito o Vasco, tanto que antes dos 5′ minutos a equipe tricolor já tinham conseguido dois chutes ao gol pelo lado esquerdo da defesa vascaína com Keno e Arias, porém nenhum levou muito perigo ao Jardim, mas mostrou que a postura da equipe tricolor era diferente e isso se provou.

Eles voltaram para o 2ºT fazendo a mesma marcação pressão que o Vasco fez no 1ºT, sendo assim, a equipe cruzmaltina teve muito dificuldade para conseguir criar ou mesmo ter a posse, pois eles conseguiam recuperar rapidamente fazendo uma forte pressão pós-perda, porém o Vasco conseguiu mudar rapidamente sua estratégia e sabia que precisava esperar o momento certo para ter um contra-ataque e fazer o segundo gol.

Siga também nosso página no Instagram.

Isso acabou acontecendo por volta dos 16′ minutos que a bola sobra para Payet que toca para Victor Luis, porém o lateral acaba errando o cruzamento e Fábio saiu do gol sem dificuldades para segurar a bola. Porém o goleiro tricolor buscava sair rapidamente na reposição para Ganso, porém João Victor, que entrou durante o 2ºT, faz a interceptação cruza na área para Vegetti que acertou um voleio e Fábio faz uma linda, mas no rebote Victor Luis acaba empurrando pro fundo da rede e faz o 2 a 0.

Após esse gol, o Fluminense pareceu ter sentindo o gol e parou de conseguir fazer a pressão na marcação no campo da defesa vascaína e pelo outro lado, o Vasco conseguiu ter mais a posse de bola e praticamente ficou apenas controlando até o final de jogo, tanto que por diversos momentos a equipe cruzmaltina conseguiu encaixa uma sequência de passes por longo tempo, porém errava passes no último terço. Já Mano acabou colocando mais atacante em campo e a sensação é que o Fluminense perdeu o controle que havia no meio por uma falta de criatividade e cadência para colocar a bola no chão e tentar criar jogadas.

Próximos confrontos de Vasco e Fluminense:

O Vasco terá a próxima semana sem jogos, a equipe só irá jogar novamente no próximo domingo (18), às 16h, contra o Criciúma pela 23º rodada do Brasileirão. Já o Fluminense terá uma partida importante nessa terça-feira (13), às 19h, contra o Grêmio pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, que será no Couto Pereira.

você pode gostar também