Nesse domingo (02), às 16h, Vasco e Flamengo irão se enfrentar pela 7º rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, as duas chegam em momentos distintos para esse jogo, o Vasco conseguiu se afastar da zona de rebaixamento com uma triunfo sobre o Vitória na última rodada e agora está na 13º colocação com 6 pontos, porém a equipe ainda está com retrpoecto ruim na competição tendo perdido 4 dos últimos 5 jogos. Por outro lado, o Flamengo briga na parte de cima da tabela e agora busca retomar a liderança da competição, algo que pode acontecer nessa rodada em caso de vitória e se Athletico-PR/Bahia tropeçarem em seus jogos, no momento a equipe rubro negra está em 3º lugar com 11 PTS.
Vasco:
Na noite dessa sexta-feira (31), Álvaro Pacheco foi inscrito no BID da CID, isso significa que o treinador está liberado para fazer sua estreia no comando da equipe vascaína no jogo desse domingo (02), o treinador português esteve presente na partida contra o Fortaleza que a equipe se classificou nos pênaltis para as oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar da classificação, a atuação da equipe demonstrou novamente que mudanças precisam acontecer, para isso, Álvaro Pacheco teve 11 dias para preparar a equipe para esse clássico.
É claro esse período ainda é muito curto, mesmo assim a expectativa é que o Vasco já apresente um pouco do modelo de jogo do seu novo treinador e Pacheco acabou revelando que nesses primeiros dias de trabalho deu mais ênfase na organização defensiva da equipe. Algo que realmente precisa melhorar, uma estatística que prova isso é que nos últimos três meses o Vasco não sofreu gols em apenas dois jogos. Essas partidas foram uma vitória por 4 a 0 contra a Portuguesa, pela 11º rodada do Campeonato Carioca, e a outra oportunidade foi um empate por 0 a 0 contra o Fortaleza, pelo jogo de ida da 3º fase da Copa do Brasil. Durante esse período a equipe jogou 11 partidas, sofreu 17 gols, tendo uma média de 1.7 gols sofridos por jogo.
Essa é apenas umas das missões que Pacheco terá que ajustar no time vascaíno, porém seu retrospecto é positivo já que no Vitória Guimarães, seu último clube, terminou o Campeonato Português tendo a 5º melhor defesa da competição tendo sofrido 38 gols em 34 partidas. Agora sobre a equipe que irá jogar a partida desse domingo, Pacheco ainda tem algumas dúvidas, existe a possibilidade dele montar a equipe com três ou dois zagueiros e ainda precisa ser definido como será formado o meio de campo. Porém se tem alguém que irá jogar é Vegetti, artilheiro da equipe na temporada com 11 gols em 19 partidas, outra presença garantida é Payet, garçon do Vasco na temporada tendo dado 8 assistências, juntos a dupla de participou diretamente de 22 dos 36 gols que o clube marcou nessa temporada, até aqui.
Essa é a provável escalação do Vasco pro jogo: Léo Jardim, Pumita Rodríguez (Paulo Henrique), João Victor, Maicon, Léo, Lucas Piton, Hugo Moura (Galdames), Sforza, Payet, David e Vegetti.
Flamengo:
O Flamengo chega embalado para esse clássico, primeiramente o time conquistou a classificação para as oitavas de final da Libertadores após uma vitória por 3 a 0 na última terça-feira (28), contra o Millonarios. Além disso, a equipe vem de quatro vitórias seguidas, tendo marcados 10 gols e não sofrido nenhum gol, o último que a equipe sofreu foi justamente na derrota por 1 a 0 contra o Palestino no dia 07/05.
Uma ótima notícia para o Flamengo é que o zagueiro Fabricio Bruno estará disponível para jogar essa partida, o atleta esteve muito perto de ser vendido pro West Ham-ING, mas acabou optando por permanecer no clube rubro-negro e deverá ser titular no clássico junto com David Luiz ou Léo Ortiz, lembrando que Léo Pereira ainda se recupera de uma lesão na coxa esquerda.
Agora o clube busca um bom resultado nesse jogo para voltar ao topo da tabela do Brasileiro e outros aspectos positivos pro Flamengo visando esse jogo são: Um deles é a belíssima fase de Pedro, artilheiro disparado da equipe na temporada tendo 20 gols em 25 jogos, até aqui, para efeito de comparação o segundo jogador com mais gols na temporada do elenco rubro-negro atrás dele é Cebolinha, com 4 gols. Além disso, algo que chama atenção é o bom retrospecto recente do clube rubro-negro nos clássicos contra o Vasco, tenho ganho quatro dos últimos cinco jogos.
Essa é a provável escalação do Flamengo para essa partida: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Ortiz), Viña, Allan, De la Cruz, Arrascaeta, Gerson, Cebolinha e Pedro.
Onde assistir Vasco x Flamengo:
A partida terá transmissão da Globo e do Premiere.
Histórico do confronto:
Na história essa será a 347º vez que Vasco e Flamengo vão se enfrentar, quem leva vantagem nos números é o clube rubro-negro tendo ganho 137 jogos, já o Vasco ganhou 105 vezes e ainda houveram 104 empates. Pelo Campeonato Brasileiro, já houveram 62 “Clássicos dos Milhões”, havendo 23 vitórias pro Flamengo, 22 empates e o Vasco tendo ganho em 17 oportunidades. Essas informações foram retiradas do site ogol.com.
Arbitragem:
- Árbitro: Braulio da Silva Machado – SC (FIFA)
- Auxiliar 1:Bruno Raphael Pires – GO (FIFA)
- Auxiliar 2: Guilherme Dias Camilo – MG (FIFA)
- Quarto árbitro: Felipe Fernandes de Lima – MG
- VAR: Rafael Traci – SC