Poucos dias após anunciar o novo treinador da equipe masculina profissional, o Chelsea anunciou nesta sexta-feira (7) o primeiro reforço da equipe para a temporada 2024/25: o zagueiro Tosin Adarabioyo.
Introducing our first summer signing! 👊 pic.twitter.com/j0YSajxX8q
— Chelsea FC (@ChelseaFC) June 7, 2024
Adarabioyo decidiu deixar o Fulham como agente livre ao fim da última temporada apesar das tentativas do clube em mantê-lo. Assim, não demorou para que o defensor chamasse atenção de outros clubes ingleses, com Chelsea e Newcastle aparecendo como os maiores interessados, embora o Manchester United também aparecesse na briga pela contratação do jogador.
No fim das contas, o zagueiro optou pela mudança para Stamford Bridge, entendendo que os Blues oferecem o melhor projeto para o seu futuro e também já considerando a chegada de Enzo Maresca para comandar a equipe. Sem dúvidas, o Chelsea ter retornado às competições da UEFA fortaleceu o clube londrino na disputa por Adarabioyo.
O defensor realizou os exames médicos ao longo da semana e assinou um contrato até julho de 2028 com os Blues.
Formado nas categorias de base do Manchester City, o zagueiro recusou a oferta de renovação contratual com o Fulham, que faria dele um dos mais bem pagos no elenco do time de Craven Cottage.
Assim, ele chega ao Chelsea por custo zero e com a grande expectativa de melhorar o aproveitamento da equipe em bolas aéreas ofensivas e defensivas. Ainda mais com o estabelecimento do departamento de bolas paradas por parte do clube, que será comandado pelo especialista Bernardo Cueva, que custou £750,000 aos cofres dos Blues.
A contratação de Adarabioyo, por outro lado, pode acelerar a movimentação do Chelsea pela venda de Trevoh Chalobah, zagueiro formado nas categorias de base de Cobham e que foi colocado no mercado, com o United sendo um dos principais interessados no jogador neste início da janela de transferências.
Perfil: Tosin Adarabioyo
Com 196cm de altura, não é difícil entender porque Tosin Adarabioyo é dominante pelo ar. O zagueiro teve uma média de 3.12 duelos aéreos vencidos na última temporada, com um aproveitamento de 66.7%, estando acima do percentil 80 para ambas as estatísticas.
Embora não progrida muito ao ataque, ele é um bom condutor da bola, somando um distância de carregamento progressivo de 148.11 jardas. Em relação aos passes, não é um aspecto de seu jogo que chama atenção, no entanto, é de certa forma confiável, tendo 84.5% de aproveitamento nos passes.
Pelo mapa de calor acima, é possível perceber a boa presença do defensor pelo lado direito do campo defensivo. Sua forte presença na pequena área é igualmente notável. Mais ainda, é importante notar que os dois gols de Adarabioyo na última temporada foram marcados de cabeça.
Sob o comando de Enzo Maresca, a expectativa é que o zagueiro de 26 nos atue como zagueiro pelo lado direito, devendo ter dois impactos centrais no time do Chelsea:
- Melhorar o aproveitamento nas bolas aéreas, em especial nas jogadas defensivas. Na última temporada, os Blues sofreram muito com jogadas de bola parada dos adversários e estão fazendo os movimentos necessários para evitar que isso se repita em 2024/25. Adarabioyo será importante nesse sentido por conta de sua grande presença e de seu ótimo aproveitamento pelo ar.
- Apoiar na construção das jogadas. O estilo de jogo de Maresca é baseado na posse de bola, com a construção das jogadas demandando tempo e espaço. Nesse sentido, a participação dos jogadores defensivos para iniciar a construção e garantir a manutenção e progressão da posse de bola é central. Nesse sentido, Tosin terá mais a bola aos seus pés, o que deve favorecer o aumento do seu número de passes tentados. O mesmo vale para seu aproveitamento de passes, que não é ruim, porém, em um time melhor estruturado taticamente, que é o que se espera que acontecerá com os Blues, deve ser favorecido.
O defensor disse algumas palavras sobre sua chegada ao clube, ressaltando reconhecer os Blues como um grande clube no futebol mundial: “Se você não pode vencê-los se junte a eles! O Chelsea sempre teve a reputação do melhor da classe, então eu sei o que o clube espera de si“.
Já os homens responsáveis pela contratação de Adarabioyo, os diretores esportivos Paul Winstanley e Laurence Stewart, aproveitaram para destacar as qualidades da nova contratação: “Estamos felizes em trazer Tosin para o Chelsea. Ao longo de sua carreira, ele demonstrou sua maturidade e qualidade defensiva, bem como conquistou uma boa experiência na Premier League nos últimos anos“.
A jornada de Tosin pelo Chelsea começará oficalmente no dia 1° de julho, que marcará o retorno dos jogadores não convocados para compromissos com suas seleções nacionais para os trabalhos de pré-temporada no centro de treinamentos de Cobham.