Com reformulação em processo, o Flamengo negociou a saída de jogadores, visando a temporada 2022. Assim, o Rubro-negro liberou ao todo nove atletas do clube, em meio a rescisão de contrato, vendas e empréstimos. Apesar da “barca”, o clube carioca não fez grandes movimentações de compra no mercado, exceto a contratação do novo técnico Paulo Sousa, no fim de dezembro.
A saber, com a saída dos jogadores, o Fla irá economizar cerca de R$ 28,6 milhões por ano, com salários, direitos de imagem e encargos. Para 2022, a meta do clube deve ser mirar em reforços para o setor defensivo, que ainda está baixa. Por fim, confira agora os atletas que deixaram o Rubro-negro:
Rescisão de contrato: Piris da Motta, César e Kenedy
Contratado em 2018, o volante Piris da Motta optou, em comum acordo, por rescindir o contrato com o Flamengo. O jogador paraguaio não conseguiu espaço no Rubro-negro desde sua chegada. A saber, Piris foi emprestado ao Gençlerbirligi, da Turquia, em 2020, e após não se firmar, voltou ao Fla em maio de 2021. Assim, o volante está de saída para o Cerro Porteño (PAR).
Já o goleiro César, serviu ao Fla ao longo de 12 anos. Apesar de jogos regulares, César era pouco utilizado desde 2019, com a valorização de outros goleiros como Hugo e Gabriel Batista. Assim, o goleiro, junto a Diretoria, optou por encerrar o contrato antes do previsto (abril de 2022).
Por fim, Kenedy foi o último jogador a deixar o Flamengo, até então. O atacante chegou ao Rubro-negro em 2021, em contrato de empréstimo com o Chelsea. Contudo, o jogador não apresentou futebol regular, além de receber poucas chances na equipe principal. Sendo assim, em janeiro, o Chelsea solicitou a volta imediata de Kenedy ao clube inglês.
Fim de contrato: Bruno Viana
Zagueiro Bruno Viana estava emprestado pelo Braga de Portugal, com opção de compra. Contudo, o Flamengo não exerceu essa opção, pelo baixo desempenho do jogador no clube. Oficializado em fevereiro de 2021, Bruno Viana foi a primeira contratação do Fla no ano, porém, o jogador não apresentou o futebol desejado.
A saber, o zagueiro voltou ao clube português, mas deve ser negociado em breve, por estar fora dos planos do técnico. No Brasil, São Paulo demonstrou interesse na contratação do jogador.
Vendidos: João Lucas, Max e Bill
O trio jovem do Flamengo foi vendido, após empréstimos com clubes brasileiros e da MLS. Primeiramente, o lateral-direito João Lucas acertou contrato com o Cuiabá, que já estava por empréstimo desde o começo de 2021. Por conseguinte, o meio-campista Max também defendia o clube mato-grossense por empréstimo, porém, no fim de 2021, o jogador foi negociado com time da MLS, e o Rubro-negro permaneceu com uma porcentagem dos direitos econômicos.
Por fim, Bill se firmou no Dnipro -1, da Ucrânia. A saber, o atacante foi emprestado ao clube europeu em fevereiro de 2021, e entrou em campo 18 vezes. O Flamengo mantém 40% dos direitos econômicos, em divisão com o Nova Iguaçu, clube formador.
Empréstimo: Hugo Moura e Vitor Gabriel
Até o fim de 2022, o volante Hugo Moura está emprestado ao Athletico Paranaense. Cria da base do Flamengo, Hugo subiu para o profissional em 2018, contudo, não recebeu muitas chances. No entanto, em 2020, o volante foi emprestado ao Coritiba, mas voltou ao Fla para integrar o elenco no Carioca de 2021. A saber, Hugo chega ao terceiro empréstimo na carreira, desta vez, ao Furacão.
Por fim, o atacante Vitor Gabriel é o novo reforço do Juventude. Com críticas constantes da torcida, Vitor Gabriel não alcançou as expectativas dentro do clube carioca, diante das chances que teve como titular, na ausência de Pedro e Gabigol. Atualmente, o centro-avante fechou empréstimo até dezembro de 2021 com a Juve.