O Chelsea anunciou seu quinto reforço para a temporada 2024/25, o defensor Caleb Wiley, do Atlanta United, da MLS.
Wiley assinou um contrato de seis anos com a opção de extensão por mais um ano pelos Blues, que pagaram £8.5 milhões para garantir a contratação do jogador de 19 anos.
De acordo com o The Athletic, a expectativa é que o defensor norte-americano, que atua majoritariamente como lateral-esquerdo, se junte ao Strasbourg em empréstimo nesta temporada. Wiley está com a equipe dos Estados Unidos que disputará o torneio masculino dos Jogos Olímpicos ao longo das próximas semanas. O empréstimo, então, deve ser anunciado após o fim da participação dos norte-americanos nas Olimpíadas.
Perfil: Caleb Wiley
Caleb se juntou às categorias de base do Atlanta United aos 11 anos e escalou pelos grupos de idade do clube. Nas temporadas 2020 e 2021, representou a equipe secundária do Atlanta na USL Championship.
Na pré-temporada de 2022, o defensor fez sua transição para a equipe principal dos Five Stripes. Wiley fez sua estreia na vitória por 3 a 1 sobre o Sporting Kansas City, na primeira rodada da MLS e marcou um dos gols do Atlanta na ocasião. Na sua primeira temporada com o time, somou mais 25 aparições.
Se estabelecendo no time, o defensor somou mais 36 aparições na temporada de 2023 e teve sua primeira convocação para a seleção principal dos Estados Unidos em outubro daquele ano no empate em 1 a 1 com o México.
Na primeira metade da atual temporada, o jogador de 19 anos fez 23 jogos em todas as competições pelo Atlanta.
Sendo assim, no geral, são 118 jogos enquanto jogador profissional pelas equipes principal e secundária do Atlanta United, que consolidaram Wiley como um lateral completo, que permite que ele atue em todas os setores do campo pelo lado esquerdo:
- 67 jogos como lateral esquerdo
- 26 jogos como meia esquerdo
- 14 jogos como ponta esquerdo
Com 180 cm de altura, ele não é tão alto para um defensor central, mas tem altura ótima para um defensor lateral. Além disso, Caleb tem características físicas bastante favoráveis, que o garantem força e resistência nas disputas de bola, sem comprometer sua agilidade e coordenação.
No geral, Wiley é um ótimo passador que contribui para a verticalidade do time tanto com carregadas progressivas como com passes. Por sua vez, defensivamente, apresenta uma boa leitura, favorecendo interceptações e bloqueios.
Antes de fazer a mudança para o futebol europeu, Wiley disputará as Olimpíadas com os Estados Unidos, que conta com mais um representante do Chelsea no plantel: o goleiro Gabriel (Gaga) Slonina.