Ethan Ampadu deixa o Chelsea rumo ao Leeds em transferência permanente

Gales assina contrato de quatro temporadas com o time de Elland Road

Depois de seis anos vinculado ao Chelsea, Ethan Ampadu se despede de Londres e ruma para Leeds. O jogador de 22 anos assinou um contrato inicial de quatro temporadas com o time que disputará a Champioship nesta temporada, que vai até o verão europeu de 2027.

Ampadu fez grande parte da sua formação enquanto jogador no Exeter City, onde, aos 15 anos, fez história ao se tornar o jogador mais novo a atuar pela equipe profissional. Depois de 13 jogos pelo primeiro time do Exeter, Ethan fez a mudança para o Chelsea antes do início da temporada 2017/18.

Ele jogou 12 partidas em seus primeiros dois anos como Blue, incluindo três jogos na fase de grupos da Europa League, que terminou com o título conquistado sobre o Arsenal. Ampadu ficou no banco de reservas na grande decisão disputada em Baku.

Aston Villa target loan move for Chelsea teenager Ethan Ampadu | Transfer  window | The Guardian
Ampadu posa com o troféu da competição europeia. Foto – Reprodução/The Guardian

 

Depois disso, passou quatro temporadas em empréstimo. O primeiro deles foi para o RB Leipizig, onde sofreu com lesões. Para a temporada 2021/22, Ampadu retornou para a Inglaterra e disputou a Premier League com o Sheffield United. Nas últimas duas tempordas, enfim, Ethan acumulou mais de 60 jogos na Serie A atuando por Venezia e Spezia.

No futebol de seleções, Ampadu fez sua estreia pela seleção de País de Gales em 2017, desde então, acumulando 44 jogos representando seu país. Nesse meio tempo, mais ainda, ele participou da Euro 2020 e também da Copa do Mundo de 2022, a primeira da Seleção Galesa em mais de seis décadas.

O gales é a primeira contratação do Leeds nesta janela de transferências. Bastante versátil, Ampadu pode ser escalado na defesa ou no meio campo e, seja aonde for, demonstrará uma intensidade defensiva alta. Ethan pode se tornar em pouco tempo uma peça fundamental para o time de Elland Road que, de pronto, busca seu retorno à elite do futebol inglês.

você pode gostar também