O Fluminense chegou a um acordo para o retorno do atacante Alan, de 32 anos. Revelado pela própria base de Xerém, o atacante brasileiro naturalizado chinês deve voltar ao clube com o objetivo de ser um reserva imediato de Germán Cano, artilheiro do Flu e do futebol brasileiro na temporada com 22 gols na temporada. Esse posto que será ocupado por Alan ficaria vago após a aposentadoria de Fred, que está prevista para ocorrer em julho desse ano. Ele foi anunciado na última terça-feira (21), e nos próximos dias, Marrony, outro reforço tricolor vindo por empréstimo do Midtjylland, também deve ser apresentado.
Alan pelo Fluminense
Revelado em Xerém, Alan é mais um dos grandes atletas revelados pela base do Fluminense. Subiu para o profissional em 2008, ano que o clube chegou para a final da Copa Libertadores. Entretanto, acabou não sendo tão utilizado e passou a maior parte do tempo no banco de reservas.
Já em 2009, Alan assumiu um protagonismo importante na equipe, principalmente na metade final da temporada. Nesse período, o Fluminense vivia dois momentos muito contrastes: A luta pelo título da Copa Sul-Americana e a dramática briga contra o rebaixamento, que em certo ponto do campeonato alcançou 99% de probabilidade do Flu disputar a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, com a liderança de Fred e participações importantes de Alan, como na heroica vitória contra o Cerro Porteño nas semifinais da Sul-Americana, onde Alan marcou o segundo gol e sacramentou a vitória do Flu, Fluminense fez uma grande metade final, conseguindo o vice da Sul-Americana e escapando de forma histórica do rebaixamento.
Em 2010, Alan novamente teve um bom ano no Fluminense, onde variava entre a equipe titular e o banco de reservas. Entretanto, saiu no meio da temporada rumo ao Red Bull Salzburg, da Áustria. Mesmo assim, recebeu a medalha de campeão brasileiro de 2010, título que o Fluminense conquistou após a saída dele.
Momento na China
Alan foi vendido pelo o Fluminense para o Red Bull Salzburg pelo valor de €3,5 milhões, e fez sucesso no futebol austríaco. O atacante foi um dos principais jogadores do Salzburg na época, jogando junto de Sadio Mané por um breve período de tempo, e teve uma média de gols impressionantes: 93 gols em 129 partidas disputadas.
Após essa excelente passagem na Áustria, Alan foi vendido para o Guangzhou Evergrande da China, onde jogou por 4 temporadas e teve boa passagem, onde chegou a ser vice artilheiro do Campeonato Chinês em 2016 com 14 gols. Essas boas atuações levaram Alan, junto de outros diversos jogadores brasileiros que jogavam na China, como Ricardo Goulart e Elkeson, a jogar pela seleção nacional chinesa.
Após mais duas temporadas no futebol chinês, onde jogou por Tianjin Tianhai, Beijing Gouan e Guanghzou FC, Alan ficou livre no mercado e agora deve retornar ao clube que o revelou.