O Leicester anunciou neste domingo a contratação do meio campista Michael Golding, de 18 anos, que passou boa parte de seu período de formação nas categorias de base do rival da Premier League, Chelsea.
O promissor meia assinou um contrato de quatro anos com o Leicester, e disse sobre sua transferência: “Estou muito animado para dar os próximos passos da minha carreira aqui no Leicester e trabalhar duro para ajudar o time tanto quanto puder“.
“A história do clube fala por si só, tem muitos jogadores bons aqui e eu espero poder absorver o máximo de informação que eu puder dos jogadores mais experientes, aprender com a comissão técnica e ter uma boa temporada“.
Golding deixa o Chelsea após seis anos no clube ao qual se juntou como sub-12, vindo do AFC Wimbledon. Ele escalou pelas categorias de base do clube como um dos prospectos mais animadores não apenas dos Blues, mas também da Inglaterra.
O meio campista representa a seleção inglesa com regularidade desde a categoria sub-15. Ele foi o capitão inglês na Euro Sub-17 disputada no verão europeu de 2023 e foi convocado para representar o país na Copa do Mundo Sub-17 disputada no mesmo ano. Em 2024, Golding subiu para a categoria sub-18 da Inglaterra.
Em 2023/24, ele fez 21 aparições pela equipe sub-21 dos Blues e foi um regular na campanha da equipe sub-18, que conquistou a divisão sul da U18 Premier League na última temporada. Mas, sem dúvidas, o maior destaque de Golding pelo Chelsea veio em sua estreia como profissional na partida contra o Preston North End pela terceira rodada da FA Cup.
O aguardado retorno do Leicester à elite
Campeão incontestável da Championship na última temporada, os Foxes retornam para a Premier League nesta temporada e esperam se manter na divisão de elite do futebol inglês, que fica mais competitiva a cada ano.
O Leicester perdeu o comandante Enzo Maresca para o Chelsea nesta janela de transferências e foi obrigado a buscar um novo treinador para a equipe principal. O escolhido para substituir o italiano foi Steve Cooper, experiente treinador inglês que treinou o Nottingham Forest até a metade da temporada 2023/24.
Porém, além de buscar um novo treinador o clube tem se movimentado para trazer novos jogadores, não apenas para substituir saídas, mas também para reforçar o plantel para a disputa da divisão de elite do futebol inglês.
Wilfred Ndidi e Kelechi Iheanacho que foram centrais para a campanha vitoriosa do Leicester na última temporada deixaram o clube ao fim de seus contratos. Também saíram como agentes livres os experientes Dennis Praet e Marc Albrighton enquanto Tunus Akgün retornou de empréstimo ao Galatasaray. Os Foxes ainda perderam Kiernan Dewsbury-Hall, que foi vendido ao Chelsea por um valor próximo dos 40 milhões de euros.
A chegada de Golding foi parte de um acordo entre as diretorias de Leicester e Chelsea a fim de equilibrar as contas visando se manter dentro dos limites estabelecidos pelas regras de sustentabilidade financeira da Premier League. O jovem de 18 anos é um dos novos reforços do time juntamente com Bobby De Cordova-Reid, que chegou do Fulham após o fim de seu contrato.
Por outro lado, os Foxes desembolsaram 17 milhões de euros para comprar o ponta Issahaku Fatawu do Sporting, que se destacou em período de empréstimo no clube inglês em 2023/24. Por fim, o Leicester voltará a contar com o lateral-esquerdo Victor Kristiansen e com o volante Boubakary Soumaré que passaram a última temporada emprestados para o Bologna e para o Sevilla, respectivamente.
Com a pré-temporada do time começando oficialmente nesta segunda-feira (8), somado ao fato de que a janela de transferências está longe do fim, é de se esperar novas movimentações do Leicester para fortalecer o elenco considerando possíveis demandas de Cooper.