De acordo com o jornal Marca, Pep Guardiola pode ser o próximo técnico da Seleção Brasileira. Isso porque, a CBF sondou o treinador, e ofereceu proposta milionária para comandar o Brasil após a Copa do Mundo de 2022. Vale lembrar que, há alguns meses, Tite anunciou que não continuará no comando da Canarinha após o Mundial.
Ainda de acordo com o Marca, o contrato oferecido apresenta quatro anos de contrato, com salário em torno de 12 milhões de euros líquidos anuais. Contudo, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que o assunto só será comentado após a Copa do Mundo.
Carreira de Pep Guardiola
Com passagens pelo Barcelona, Bayern de Munique e, agora, no Manchester City, Pepe é um dos treinadores mais famosos do mundo. A saber, o técnico é conhecido pelo seu estilo de jogo de ofensividade, sempre com ótimas peças para cumprir seu papel tático. Com pragmatismo, Guardiola tem como sua principal característica o jogo posicional (com ou sem a bola).
Na prateleira, o espanhol tem uma longa fileira de títulos conquistados como treinador:
Barcelona (2008 – 2012)
- 2x Mundial de Clubes
- 2x Champions League
- 6x La Liga
- 2x Copa do Rei
- 2x Supercopa da UEFA
- 3x Supercopa da Espanha
Bayern de Munique (2013 – 2016)
- 1x Mundial de Clubes
- 1x Supercopa da UEFA
- 3x Bundesliga
- 2x Copa da Alemanha
Manchester City (2016 – atualmente)
- 3x Premier League
- 1x Copa da Inglaterra
- 4x Copa da Liga Inglesa
- 2x Supercopa da Inglaterra
Brasil nunca teve um técnico estrangeiro na história
A saber, em toda a história da Seleção Brasileira, apenas técnicos do país comandaram a equipe. Desde as derrotas do Brasil em Copas (2006, 2010, 2014 e 2018), o comando da Amarelinha é uma pauta constantemente debatida. Vale lembrar que, em 2002, o técnico era Luiz Felipe Scolari (Felipão), e depois dele, Carlos Alberto Parreira, Dunga e Tite assumiram o comando do time.
Contudo, com a confirmação de que Tite se despede do Brasil após o Mundial (independente do resultado), a busca por um treinador já virou pauta na CBF. Com a falta de técnicos com “personalidade de Seleção” no Brasil, o órgão entende que é o momento de confiar a Maior do Mundo nas mãos de um gringo.
Antes de Guardiola, nomes como Abel Ferreira, Jorge Jesus, José Mourinho e Luís Enrique foram debatidos, principalmente pelos torcedores da Seleção.
Entretanto, agora, a CBF acredita que trazer Pep Guardiola para o Brasil é apenas questão de tempo.