Janela fechada? Veja lista de jogadores livres no mercado que podem assinar com o seu time

De campeões da Champions League a nomes conhecidos do Brasileirão; confira.

A primeira janela de transferências do futebol brasileiro chegou ao fim no dia 19 de abril. Dessa forma, os clubes podem contratar apenas jogadores livres no mercado. Com a necessidade de reforços se evidenciando em várias equipes, o Na Beira do Campo preparou uma lista com dezenove atletas disponíveis.

 

David De Gea

Foto: Adrian Dennis/AFP.

 

Talvez o nome mais difícil entre todos os citados, De Gea deixou o Manchester United no meio de 2023. Desde então, foi associado a vários clubes do futebol europeu e árabe.

Multicampeão, o goleiro conquistou a Europa League (2), Supercopa da UEFA, Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa (2), Supercopa da Inglaterra (3), além de três títulos com as seleções de base da Espanha: Eurocopa Sub-17 e Sub-21 (2).

 

Aleix Vidal

Foto: Divulgação/Sevilla.

 

Lateral e ponta-direita, Aleix Vidal atuou por Almería, Sevilla, Barcelona, Deportivo Alavés e Espanyol. Aos 34 anos, está sem clube desde julho.

Ao longo da carreira, levantou os troféus da Europa League, LaLiga (2), Copa do Rei (3) e da Supercopa da Espanha.

 

Mamadou Sakho

Foto: Reprodução/Sky Sports.

 

Ligado ao Amazonas no início de 2024, Mamadou Sakho segue sem clube desde novembro do ano passado. Com passagens por Paris Saint-Germain, Liverpool, Crystal Palace e Montpellier, o zagueiro pode ser uma boa opção para times do Brasil.

Aos 36 anos, acumula os títulos da Ligue One, Copa da França, Copa da Liga Francesa e da Supercopa da França.

 

Ryan Bertrand

Foto: Reprodução/Sky Sports.

 

Com convocações para a seleção, Ryan Bertrand construiu a carreira no futebol inglês. O lateral-esquerdo defendeu Bournemouth, Chelsea, Norwich City, Reading, Nottingham Forest, Aston Villa, Southampton e Leicester City.

Livre no mercado desde a metade do ano passado, tem no currículo a Champions League, Europa League, Copa da Inglaterra e a Supercopa da Inglaterra.

 

Xeka

Foto: Reprodução/Redes Sociais.

 

Apesar dos rumores de uma possível ida ao Corinthians no início da temporada, Xeka segue sem clube desde agosto. O português começou a carreira no Braga, mas logo se transferiu para o futebol francês, onde ganhou relevância.

Em 2021, o meio-campista venceu a Ligue One e a Supercopa da França com o Lille, batendo o poderosíssimo Paris Saint-Germain.

 

Javier Pastore

Foto: Imago/OneFootball.

 

Esperava-se que o fim do ciclo de Javier Pastore no futebol europeu chamasse a atenção de clubes sul-americanos, o que não aconteceu. O meia, convocado para a Copa do Mundo de 2010, passou por Talleres, Huracán, Palermo, Paris Saint-Germain, Roma, Elche e Qatar SC.

Ao longo da carreira, conquistou a Ligue One (5), Copa da França (4), Copa da Liga Francesa (5) e a Supercopa da França (5).

 

Juan Mata

Foto: Reprodução/Sky Sports.

 

Veterano de 36 anos, Juan Mata é o melhor jogador da lista. Formado nas categorias de base do Real Madrid, o meia atuou por Valencia, Chelsea, Manchester United, Galatasaray e Vissel Kobe. O vínculo com o clube japonês se encerrou em fevereiro.

Vitorioso por onde passou, o meia obteve troféus da Europa League (2), Champions League, Copa do Rei, Copa da Inglaterra (2), Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Inglaterra, Campeonato Turco e Campeonato Japonês, além de quatro títulos com a seleção da Espanha: Eurocopa Sub-19, Sub-21 e profissional, e a Copa do Mundo.

 

Hélder Costa

Foto: Reprodução/Sky Sports.

 

Nascido na Angola, Hélder Costa passou boa parte da carreira com nacionalidade portuguesa, até a sua estreia pela seleção africana em 2021. Com passagens por Benfica, Mônaco, Wolverhampton, Leeds United, Valencia e Al-Ittihad, o atacante está livre no mercado desde outubro de 2023.

Ao longo da carreira, levantou a Taça da Liga Portuguesa, o Campeonato Árabe e a segunda divisão inglesa (2).

 

Karim Bellarabi

Foto: Divulgação/Bayer Leverkusen.

 

Com boa parte da vida dedicada ao Bayer Leverkusen, Karim Bellarabi deixou a equipe no meio de 2023, pouco antes da excelente temporada sob o comando de Xabi Alonso. O atacante passou pela seleção da Alemanha e pode ser uma aposta interessante.

Seu título mais relevante, no entanto, é a terceira divisão nacional, com o Eintracht Braunschweig.

 

Carlos Vela

Foto: Ted S. Warren/AP.

 

Com duas disputas de Copa do Mundo no currículo, em 2010 e 2018, o mexicano Carlos Vela é outro sem clube. O atacante, que no futebol europeu defendeu Arsenal, Celta de Vigo, Osasuna, West Bromwich e Real Sociedad, fez sucesso na MLS com a camisa do Los Angeles FC.

Além de uma confusão com Zlatan Ibrahimović, conquistou a Supportes Shield (2), título simbólico entregue ao time de melhor campanha nos pontos corridos do campeonato estadunidense, e a MLS. Com a seleção, venceu a Copa do Mundo Sub-17 e a Copa Ouro (2).

 

Jesé Rodríguez

Foto: Geraldo Bubniak/AGB.

 

Contratado pelo Coritiba em 2023, o atacante Jesé Rodríguez encerrou seu vínculo no início de 2024 e está livre para permanecer no Brasil. O espanhol tem passagens por Real Madrid, Paris Saint-Germain, Las Palmas, Stoke City, Real Bétis, Sporting, Ankaragücü e Sampdoria.

Aos 31 anos, já venceu a Champions League (2), Supercopa da UEFA, Mundial de Clubes, LaLiga, Copa do Rei, Copa da Liga Francesa e Supercopa da França, além de uma Eurocopa Sub-19 com a sua seleção.

 

Dorlan Pabón

Foto: Reprodução/Redes Sociais.

 

Com experiência no futebol brasileiro, Dorlan Pabón é o último estrangeiro da lista. O colombiano, que defendeu Envigado, Atlético Nacional, Parma, Real Bétis, Monterrey, Valencia e São Paulo, teve o vínculo com os verdolagas encerrado no mês passado.

Aos 36 anos, tem no currículo a CONCACAF Champions Cup (2), Campeonato Mexicano, Campeonato Colombiano (2), Copa da Colômbia (2) e a Supercopa da Colômbia.

 

Bruno Peres

Foto: José Tramontin/Athletico.

 

Com passagem na Europa, Bruno Peres é outra opção para uma posição escassa no mercado. Após passar por Santos, Torino, Roma, São Paulo, Sport, Trabzonspor e Athletico Paranaense, o jogador de 34 anos está sem clube.

O lateral-direito conquistou a Recopa Sul-Americana, Campeonato Turco e a Supercopa da Turquia.

 

Rodrigo Caio

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

 

Convivendo constantemente com lesões, Rodrigo Caio é o outro zagueiro da lista. Após defender São Paulo, Flamengo e a Seleção Brasileira, o jogador de 30 anos está livre no mercado.

Ao longo da carreira, venceu o Brasileirão (2), Copa do Brasil, Supercopa do Brasil (2), Copa Sul-Americana, Libertadores (2) e a Recopa Sul-Americana, além de uma Copa São Paulo de Futebol Júnior. Também conquistou o ouro nas Olimpíadas de 2016.

 

Júnior Tavares

Foto: Divulgação/São Paulo.

 

Após se afastar para retirar um tumor no cérebro, Júnior Tavares pode voltar aos campos de futebol. Aos 27 anos, já vestiu as camisas de São Paulo, Grêmio, Sampdoria, Portimonense, Sport, Náutico e Ponte Preta.

O lateral-esquerdo conquistou um Campeonato Pernambucano e o Sul-Americano Sub-15 com a seleção.

 

Matheus Vargas

Foto: Camila Lima/SVM.

 

Com pouca experiência no Brasileirão, Matheus Vargas ganhou destaque sob o comando de Vojvoda. O meia, que passou por Corinthians, Audax, Ponte Preta, Fortaleza, Atlético Goianiense, Sport e Juventude, está sem clube desde março.

Aos 27 anos, já levantou o Campeonato Goiano, Campeonato Cearense (2), Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano, além de uma Copa São Paulo de Futebol Júnior.

 

Alex Teixeira

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF.

 

Alex Teixeira não conseguiu cumprir as expectativas desde o seu retorno ao futebol nacional e está livre para assinar com qualquer clube. Formado na base do Vasco, o atacante passou por Shakhtar Donestk, Jiangsu Suning e Besiktas, até voltar para o Rio de Janeiro.

Aos 34 anos, tem no currículo o Campeonato Ucraniano (5), a Copa da Ucrânia (4), a Supercopa da Ucrânia (4), a Supercopa da Turquia, o Campeonato Chinês e o Brasileirão Série B, além dos Sul-Americanos Sub-15 e Sub-17 com a seleção.

 

Geuvânio

Foto: Ricardo Saibun/AGIF.

 

Eterna promessa, Geuvânio também está livre no mercado. Aos 32 anos, defendeu Santos, Tianjin Tianhai, Flamengo, Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Chapecoense, Náutico, Ituano e Juventude.

O atacante venceu o Campeonato Paulista, a segunda divisão chinesa e o Campeonato Paranaense.

 

Alexandre Pato

Foto: Bruno Escolástico/Escolástico Fotografia.

 

Último nome da lista, Alexandre Pato segue sem clube. O atacante, que surgiu como um dos melhores da geração, passou por Internacional, Milan, Corinthians, São Paulo, Chelsea, Villarreal, Tianjin Tianhai e Orlando City.

Ao longo da carreira, conquistou a Recopa Sul-Americana (2), Mundial de Clubes, Campeonato Paulista, Campeonato Italiano, Supercopa da Itália, Copa dos Estados Unidos e a Copa do Brasil, além do Sul-Americano Sub-20 e da Copa das Confederações.

você pode gostar também