Jogadores que devem sair de seus clubes devido à invasão na Ucrânia

Devido à invasão do exército da Rússia sobre cidades ucranianas, diversos clubes dos dois países estão lidando com um drama de manter seus jogadores. No lado do país invadido, os atletas estrangeiros querem deixar seus clubes pois temem pelas suas vidas caso permaneçam na Ucrânia. Já na perspectiva dos atletas que jogam na Rússia, diversas restrições e punições vindos da UEFA e FIFA foram aplicadas sobre os times do país, como banimento de disputar competições internacionais, fazendo que o cenário esportivo da nação invasora seja menos atraente.

Com toda essa situação, diversos jogadores querem sair das duas nações buscando novos clubes, e entre eles temos diversos jogadores brasileiros e estrangeiros que já passaram pelo Brasil e poderiam voltar ao país. Mas quem são eles?

Na Ucrânia:

O ex-Corinthians Pedrinho é um dos atletas do Shakthar Donetsk – Divulgação / Shakthar Donetsk

O principal destaque nesse país fica com os diversos jogadores do Shakthar Donetsk. “Os Mineiros”, como é conhecido, é o clube de alto nível europeu com mais brasileiros no seu plantel, sendo 13 no total. E devido à invasão russa, diversos desses podem sair do clube ucraniano.

Dentre esses, o Flamengo e o Fluminense tem interesse no lateral Dodô, que tem passagens constantes na seleção olímpica. Entretanto,  é notório que a preferência do atleta é o futebol europeu.

Dodô, lateral do Shakthar – Divulgação/Shakthar

Essa questão da prioridade pela Europa deve ser um dificultador para diversos clubes brasileiros, pois vários jogadores do Shakthar são jovens e tem mercado no continente. Esse é o caso por exemplo de David Neres, Maycon, Vitão, Pedrinho, Tetê, Marlon entre outros.

Entretanto, alguns atletas que já não possuem muito mercado na Europa e podem pintar no Brasil é o Lateral Ismaily, que já teve passagem pela seleção brasileira, o atacante naturalizado ucraniano Júnior Moraes e o meia Alan Patrick. Esse último, inclusive, já atraiu o interesse do São Paulo e Flamengo, este já negociando com o atleta que teve passagem pelo clube carioca.

Alan Patrick em ação pelo Shakthar – Divulgação

Além desses, outros brasileiros do Shakthar que podem sair do clube são o meia Marcos Antônio, o lateral direito Vinícius Tobias e o atacante Fernando.

Mas além do Shakthar, diversos clubes da Ucrânia contam com brasileiros nos seus plantéis e podem ver eles saindo para seus países de origem. Os outros principais destaques do país, Dínamo de Kiev e Dnipro, contam com ao todo 4 jogadores do Brasil nos seus elencos. O primeiro, maior campeão do torneio nacional, conta com apenas um, o ponta Vitinho, que teve boa passagem no Athletico Paranaense. O atacante conta com diversas sondagens de diversos clubes do Brasil, como o próprio Furacão, Botafogo, Red Bull Bragantino e São Paulo. Já o Dnipro tem o lateral ex-Chapecoense Busanello, o ponta ex-Palmeiras Felipe Pires e o atacante ex-Flamengo Bill.

O ponta Vitinho em ação pelo Dínamo de Kiev – fcdynamo.com

Além deles, o equatoriano Juan Cazares, o atacante Matheus Peixoto, o ponta Paulinho Boia, que jogam no Metalist, e diversos outros jogadores brasileiros espalhados pela Ucrânia também devem voltar ao Brasil.

Na Rússia:

No lado russo, o clube que mais contam com brasileiros em seu elenco é o Zenit, atual líder do campeonato nacional. São eles: Claudinho, ex-Bragantino e craque do Brasileirão 2020, o volante Wendel, ex-Fluminense, o ponta Malcom, ex-Corinthians, o lateral Douglas Santos, ex-Atlético MG e o centroavante Yuri Alberto, recém contratado pela equipe russa junto ao Internacional. Entretanto, os cinco ainda tem mercado na Europa e devem continuar no continente por mais um tempo. Mesmo assim, o Flamengo colocou numa lista de interesse Malcom, Douglas Santos e Wendel, e monitorará a situação desses.

O atacante Yuri Alberto, do Zenit – Reprodução/Twitter/@zenit_spb

Além do Zenit, o Krasnodar é outro clube que conta com jogadores brasileiros ou que tiveram passagem pelo Brasil. O destaque fica com o paraguaio Junior Alonso, que saiu recentemente do Atlético Mineiro rumo à Rússia, mas que deve sair da país. Além do defensor, o Krasnodar conta com o atacante Wanderson e o zagueiro Kaio. O Krasnodar já suspendeu os contratos desses jogadores e eles devem ser emprestados para outros clubes.

O zagueiro Junior Alonso, do Krasnodar – Dibulgação/Krasnodar

Outros atletas brasileiros que atuam na Rússia são: o lateral esquerdo Ayrton, do Spartak Moscou, o zagueiro Bruno Fuchs, do CSKA, o ex-Flamengo Bruno Viana, do modesto Khimki, o lateral Fernando Constanza, do Krylya Samara, o defensor Rodrigão, do Sochi FC, e o zagueiro Pablo, do Lokomotiv. O último, inclusive, já foi liberado para assinar com um novo clube e é monitorado pelo Flamengo, que espera fechar com o zagueiro em breve.

Pablo em ação pelo Lokomotiv – Reprodução/Twitter

Siga o Na Beira no Twitter!

Leia também: Conhecendo novos atletas: Darwin Matheus

você pode gostar também