Mateo Kovacic chegou ao Chelsea na temporada 2018/19, inicialmente por empréstimo. Após uma boa campanha junto aos Blues, que terminou com o título da Europa League, seu empréstimo se tornou uma transferência definitiva.
No total, Kovacic fez 221 aparições durante seu tempo em Stamford Bridge, conquistando, além do título em sua primeira temporada em Londres: a Champions League, a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes da Fifa. Em nota individual, o croata foi eleito o Jogador da Temporada 2019/20, assim como recebeu o prêmio de Gol da Temporada em 2022.
Kovacic também tem um histórico extenso pela Croácia, somando 95 convocações e se tornando uma uma peça fundamental no grupo que chegou à final da Copa do Mundo de 2018 e terminou em terceiro no torneio do ano passado no Catar.
Agora, o croata faz a mudança da capital para o norte da Inglaterra, também vestindo um azul mais claro do Manchester City. O vínculo inicial do meia com o seu novo clube é de quatro anos.
“Esta é uma transferência brilhante para mim e mal posso esperar para começar no City”, disse Kovacic. “Quem já assistiu a essa equipe de Pep sabe o quão bom eles são. Para mim, são os melhores do mundo. Todos viram os troféus que eles conquistaram, mas também são a melhor equipe do futebol“.