As notícias sobre o comunicado interno de Kylian Mbappé para o Paris Saint Germain a respeito da decisão do astro francês de não permanecer no clube tomaram os noticiários esportivos nesta quinta-feira (15). Mbappé tem contrato com o PSG até o final da atual temporada e neste momento já pode assinar pré-contrato com qualquer clube que o contate e apresente uma proposta que agrade o jogador.
Mbappé e Real Madrid já possuem uma história
Uma especulação já antiga, mas que esteve há pouco de se concretizar nos últimos anos, é a ida do atacante francês para o Real Madrid. Em agosto de 2021, o clube merengue chegou a oferecer montantes que ultrapassavam os 160 milhões de euros para tirar Mbappé de Paris, mesmo sabendo que o poderia ter de graça no ano seguinte. Contudo, apesar do desejo do jogador de se transferir naquela época, o PSG recusou negociá-lo com o Madrid.
Após a negativa do clube parisiense em negociar o jogador a menos de um ano do final daquele seu contrato, a partir de janeiro de 2022, Mbappé pela primeira vez teve liberdade de assinar um pré-contrato e encaminhar sua ida para outro clube. Mas depois de receber uma gigantesca proposta de renovação, ele estendeu seu vínculo com o Paris Saint Germain até junho de 2024, rejeitando uma possível ida para o Real Madrid. Existia uma cláusula de renovação até 2025, mas que dependia da vontade do atleta para ser ativada, e Mbappé optou por não acionar essa cláusula.
O jornalista Fabrizio Romano noticiou que uma proposta de contrato já foi apresentada pelo Real Madrid. Contudo, o italiano também informa que esta proposta é ligeiramente menor do que a feita pelos Merengues em 2022, visto que na atual situação eles não encaram a concorrência do próprio PSG para precisar cobrir uma proposta.
Mbappé e Real Madrid serão compatíveis ?
Um debate muito forte em relação à uma possível ida de Kylian Mbappé para Madrid é sobre seu posicionamento tático na equipe comandada por Carlo Ancelotti. O atacante francês já deixou claro que não gosta de jogar em uma posição mais centralizada no ataque, tendo declarações sobre o tema tanto no Paris Saint Germain quanto na seleção francesa. Portanto, já se enxerga o impasse sobre o papel de Mbappé no Real Madrid, uma vez que um dos principais destaques do time, Vinícius Jr, tem preferência em jogar na ponta-esquerda, assim como o francês.
Contudo, o próprio Vini Jr, em entrevista para a France Football, revelou que gostaria de jogar ao lado de Mbappé quando perguntado sobre as idas de Jude Bellingham e Eduardo Camavinga para o Real Madrid:
“Claro que todo mundo quer jogar com Kylian Mbappé. Espero que isso aconteça um dia. Ele é um dos melhores jogadores do mundo, talvez o melhor de todos atualmente. Tem um nível único. […] São situações diferentes. O Kylian [Mbappé] tem a situação dele. No caso do Jude [Bellingham], eu sabia que podia vir para o Real Madrid no verão. É perfeito que isso tenha acontecido.”
No entanto, uma possível briga por posição entre Vini e Mbappé poderia não ser o único impasse no elenco do Real Madrid. Alguns jogadores como Rodyrgo e Jude Bellingham também poderiam ser afetados com a chegada do francês, além do jovem atacante brasileiro Endrick que foi contratado por cerca de 60 milhões de euros e chega no meio deste ano.