Uma semana depois dos rumores sobre o interesse do Chelsea no jogador, o clube inglês anunciou a contratação de Renato Veiga, que se torna o quinto reforço dos Blues para a temporada 2024/25.
Capaz de jogar na defesa e no meio-campo, Veiga assinou um contrato de sete anos com o Chelsea, que inclui mais uma opção de um ano, e se juntará ao elenco principal de Enzo Maresca para os treinamentos de pré-temporada.
“Estou muito animado por estar aqui”, disse o jogador português de 20 anos em sua apresentação aos Blues, “Este é um dos maiores clubes da Inglaterra, para mim o maior, e eu estou muito animado para começar a trabalhar”.
Filho do ex-futebolista internacional cabo-verdiano Nelson Veiga, Renato passou a maior parte dos seus anos de formação na academia do Sporting, atual campeão português.
Ele estreou pelo Sorting B em setembro de 2020 e passou os dois anos seguintes adquirindo experiência ao atuar com a equipe, que disputa a terceira divisão do futebol português.
Em janeiro de 2023, Veiga foi emprestado ao Augsburg, clube da Bundesliga, onde passou sete meses. Na Alemanha, fez 13 aparições na liga antes de seu empréstimo ser terminado antes do tempo. Pouco depois de seu retorno de empréstimo, o português foi vendido para o Basel.
No clube suíço, ele se estabeleceu como titular regular na equipe. Na última temporada, disputou 26 jogos em todas as competições pelo Basel, marcando dois gols e dando uma assistência. Já por sua seleção, também na última temporada, participou em todas as sete partidas das eliminatórias para a Euro Sub-21, obtendo seis vitórias com Portugal.
Renato Veiga: seu jogo nas suas palavras
Pouco depois de assinar seu contrato de sete anos com o Chelsea, Renato descreveu, em entrevista para seu novo clube, seu estilo de jogo: “Eu sou um jogador inteligente e agressivo“, explicou.
“Jogo confortavelmente com a bola e me descreveria como um jogador completo por conta da minha versatilidade. Jogo confortavelmente em muitas posições do campo. Eu não diria que tenho uma posição favorita porque depende do oponente ou de elementos táticos, mas eu já atuei de lateral esquerdo, zagueiro e volante”.
“Eu gosto de defender bastante e com minha altura e força física, eu gosto disso. Eu gosto de controlar o jogo com ou sem a bola”, concluiu o jogador de 20 anos.
Veiga se juntará aos seus novos companheiros de equipe a partir da próxima semana. O Chelsea começou os trabalhos de pré-temporada na última segunda-feira (8) e seguirá mais alguns trabalhando em Cobham, centro de treinamentos do clube, antes de fazer a viagem para os Estados Unidos, onde disputarão uma série de amistosos.