A pedido de Rogério Ceni, o São Paulo acertou a contratação do goleiro Rafael, do Atlético-MG. A informação foi dada, em primeira mão, pelo jornalista Jorge Nicola.
O arqueiro tinha contrato com o Galo até 2025, mas ostentava apenas o posto de reserva no elenco de Eduardo Coudet. A negociação renderá cerca de R$ 5 milhões ao clube mineiro.
O arqueiro não era a primeira opção do São Paulo, que insistiu até o último momento em John, do Santos. O foco acabou mudando, após os santistas fixarem um preço mínimo de R$ 8 milhões para negociar seu atleta.
O Tricolor Paulista não tem encontrado estabilidade em seus goleiros. A chegada de um novo reforço tem, como principal objetivo, dar fim à crise de confiança no setor, que conta, atualmente, com Jandrei, Felipe Alves, Thiago Couto e Young.
Rafael Pires Monteiro tem 33 anos, e é natural de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. Construiu toda sua carreira no futebol mineiro, onde atuou pelos rivais Cruzeiro e Atlético. Alternando momentos de titular e de reserva, levantou três Campeonatos Brasileiros e três Copas do Brasil.