Surpreendente, épico e histórico. As palavras em questão são pouco para ilustrarem o nível de competência do Everton comandado por Sean Dyche atuando fora de casa diante de um forte Brighton: um contra ataque avassalador aliada as boas intervenções de Pickford e do sistema defensivo, culminaram em um massacre por 5 a 1 que dá uma luz diante do cenário caótico dos Toffees na luta contra o rebaixamento na Premier League.
Primeiro Tempo
Fazendo um primeiro tempo de cinema, o Everton pouco teve a posse de bola, mas sobrou em competência para utilizar de sua arma mais vital dentro do jogo: o contra ataque. Enquanto que o Brighton tentava escapadas basicamente pelo lado esquerdo de ataque com o ágil japonês Kaoru Mitoma, os Toffees encaixavam jogadas com precisão e assim conseguiram fazer seus gols mesmo atuando como visitante.
Logo com menos de um minuto, Calvert-Lewin recebeu e deu ótimo cruzamento rasteiro para Doucouré abrir o marcador, 1 a 0. Aos 28 em em rápido contra ataque McNeil cruzou da esquerda e Doucouré de novo escorou com precisão e ampliou, 2 a 0. Antes que o primeiro tempo acabasse McNeil novamente fez boa jogada e cruzou rasteiro, Steele falhou e a bola morreu no fundo das redes 3 a 0.
Avassalador nos contra ataques, o Everton de quebra se posicionou bem na defesa e praticamente não sofreu no primeiro tempo de jogo.
Segundo Tempo
O time da casa veio em outro ritmo para o segundo tempo e levou perigo com March, que obrigou Pickford a fazer grande defesa. Os mandantes seguiram tentando impor seu ritmo na partida mas enfrentando uma marcação bem encaixada dos Toffees, pouco conseguiram produzir e levar perigo ao goleiro Pickford (que apareceu bem em lance de Ferguson que cabeceou e obrigou o goleiro a fazer uma defesaça em lance que foi marcado impedimento).
Os Seagulls seguiram pressionando e March mais uma vez em bom arremate levou perigo (mas dessa vez a zaga cortou), pouco depois foi a vez de Mac Allister acertar o travessão de cabeça. O goleiro Pickford mais um vez fez uma intervenção cinematográfica após nova tentativa do time mandante.
O Everton liquidou o jogo em mais um rápido contra ataque onde McNeil driblou o goleiro e com crueldade marcou o quarto, sinalizando a goleada. Pese o gol feito de Mac Allister para o Brighton, não havia muito o que fazer. O Brighton seguiu exigindo um bom trabalho do goleiro Pickford que fechou o gol e impediu novos gols da equipe mandante, mas sofreu mais um gol em rápido contra ataque que culminou em mais um golaço de McNeil.
Na próxima rodada o Brighton enfrenta o Arsenal fora de casa no dia 14. O Everton por sua vez tem um duro confronto: pega o Manchester City no mesmo dia, o que ressalta a importância de Seagulls e Toffees na disputa do título do campeonato inglês.
Ficha do Jogo
Jogo: Brighton 1×5 Everton
Gols: Mac Allister (79′) || Doucouré (1′ e 29′), Steele (gol contra 35′) e McNeil (76′ e 90’+6)
Estádio: Falmer Stadium (Brighton-ING)
Campeonato: Premier League