Cruzeiro vence Univerisdad Católica e termina líder do grupo na Copa Sul-Americana

Com gol nos últimos minutos, Rafa Silva garantiu a classificaçao direta da equipe para as oitavas de final

Nessa quinta-feira (30), o Cruzeiro venceu o Universidad Católica de Quito, no Mineirão, garantindo a liderança do grupo B e classificando-se diretamente para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Precisando da vitória, Rafa Silva marcou no final da partida e consolidou a classificação do Cruzeiro, superando o adversário que iniciou a rodada como líder. Com o resultado, a Raposa ultrapassou o time equatoriano e terminou em 1° lugar do grupo, enquanto o adversário caiu para a 2ª colocação e disputará os playoffs.

Primeiro Tempo

Antes do início da partida, a equipe do Cruzeiro revelou que Cássio utilizará a camisa n° 1 pelo clube. Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro

 

Durante a primeira etapa, a equipe do Cruzeiro controlou a posse de bola e chegou mais vezes no campo de ataque, porém, foi a equipe equatoriana que apresentou mais perigo. Logo no início da partida, o lateral Layan Loor recebeu um excelente passe de Díaz, na entrada da área, mas foi parado por Anderson, que fez uma excelente defesa. Nos primeiros 30 minutos, o time do Cruzeiro continuou pressionando com muitas jogadas pela lateral, mas, na conclusão delas, errava os cruzamentos e não conseguia finalizar.

Nos minutos finais, ambas as equipes tiveram suas melhores oportunidades na etapa. Em lances consecutivos, Rafa Silva e Matheus Pereira desperdiçaram excelentes oportunidades com finalizações para fora, sendo ambas as jogadas e passes feitos por Gabriel Verón. Aos 45 minutos, o Universidad Católica encaixou um excelente contra-ataque lançando Ismael Díaz em profundidade, que superou os zagueiros na velocidade, porém, parou nas mãos de Anderson, que fez uma defesa espetacular no um contra um. Apesar das boas oportunidades, a primeira etapa terminou empatada por 0 x 0.

Segundo Tempo

Rafa Silva marcou o gol da vitória aos 35 minutos da segunda etapa. Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

 

A segunda etapa manteve a mesma premissa da anterior, com a equipe do Cruzeiro controlando as ações ofensivas, porém, não permitindo muitas oportunidades claras para o adversário. Logo aos 3 minutos, em uma bola rebatida na área, Matheus Pereira finalizou com uma linda bicicleta, mas parou nas mãos de Rafael Romo. Na sequência, o goleiro fez uma defesa segura na finalização de Robert.

A etapa estava pouco movimentada até que, aos 75 minutos, uma sequência de três escanteios consecutivos originou o gol da vitória. Após cruzamento de Lucas Silva, Zé Ivaldo cabeceou fraco, mas Romo falhou ao encaixar a bola e deu rebote para Rafa Silva que, na pequena área, apenas empurrou a bola para dentro do gol e abriu o marcado, colocando o Cruzeiro na frente do placar.

Nos minutos finais, a equipe da casa teve uma excelente sequência de oportunidades com o cabeceio de João Marcelo e duas finalizações de Vitinho no rebote, mas o goleiro fez três defesas espetaculares para manter o jogo vivo para o Universidad Católica, que precisava de apenas um empate para classificar-se em primeiro. A última oportunidade da equipe equatoriana veio em uma finalização de fora da área por Gregory Minda, na qual Anderson fez mais uma ótima intervenção para garantir a vitória, para o Cruzeiro, por 1 x 0.

Destaque da partida

Marlon, do Cruzeiro, foi o destaque da partida. O lateral teve um excelente desempenho no setor defensivo, vencendo 83% dos duelos, completando 85% dos passes e recuperando 8 posses de bola, sendo 5 interceptações e 3 desarmes. Além de Marlon, vale a menção para o goleiro Anderson, que fez três excelentes defesas para impedir o gol do adversário.

Próximos compromissos de Cruzeiro e Universidad Católica

O Cruzeiro retorna a campo no domingo (2) para enfrentar o São Paulo, às 18h30 (horário de Brasília), no MorumBIS. Já o Universidad Católica recebe o Macará no Estádio Rodrigo Paz Delgado, às 17h (horário de Brasília), também no domingo (2), pelo Campeonato Equatoriano.

você pode gostar também