Após ser campeão de La Liga, o Real Madrid volta a campo neste sábado (1º), às 16h (Horário de Brasília), para o último jogo da temporada, a final da UEFA Champions League. Os merengues fizeram uma ótima temporada e chegam em Wembley com confiança em levantar o troféu pela 15ª vez na história.
Já o adversário, o Borussia Dortmund, surpreendeu ao vencer o PSG e chegar na final após mais de 10 anos. A temporada do clube alemão foi longe de ser brilhante, sem títulos e sem sequer brigar no âmbito nacional, os Aurinegros chegam na Inglaterra como patinho feio, mas vão com tudo na busca de levantar a taça pela segunda vez.
Real Madrid
O Real Madrid chega para a partida com confiança na campanha que fez, o clube Merengue deixou para trás clubes como o poderoso Manchester City do Guardiola, o Bayern de Munique, além do Leipzig e do Union Berlin na fase de grupos. O clube Merengue foi o grande algoz dos clubes alemães, e pode fazer mais uma vítima na final.
O técnico Carlo Ancelotti terá quase o time todo a disposição para a final, as únicas baixa ficam por conta de Alaba, que se lesionou e não entra em campo desde dezembro, e de Tchouaméni, que se lesionou na semifinal contra o Bayern e não se recuperou a tempo.
A dúvida na escalação fica na escalação do goleiro, Courtouis, um dos heróis da última conquista do Real Madrid voltou bem de lesão nos últimos jogos de La Liga, e pode assumir a vaga de Lunin que foi o titular durante todo o mata-mata.
A partida marcará ainda a despedida do ídolo Toni Kroos, que anunciou que irá se aposentar, ou seja, este será o último jogo do alemão com a camisa Merengue.
Provável escalação: Courtois (Lunin); Carvajal, Rudiger, Nacho Fernández e Mendy; Tchouaméni, Valverde e Toni Kroos; Bellingham, Rodrygo e Vini Jr
Borussia Dortmund
O Borussia chega para a final como surpresa da competição, os Aurinegros passaram no grupo da morte, com PSG, Milan e Newcastle como primeiro colocado. Além de deixar para trás o Atlético de Madri em dois confrontos de arrepiar e depois passar do PSG sem sofrer gols.
Para a final, Edin Terzic tem como dúvida o atacante Atacante Haller, que tem uma lesão no tornozelo, mas segundo declarações do treinador, o foco é tê-lo disponível para a final.
Fora o atacante, a equipe está completa para o que pode ser a “last dance” de Marco Reus, o meia alemão de 34 anos, que está no Borussia há 12 anos, está se despedindo da equipe.
Provável escalação: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Emre Can, Sabitzer e Brandt; Sancho, Adeyemi e Füllkrug
Retrospecto de Real Madrid x Borussia Dortmund
O retrospecto do confronto entre as equipes é positivo para o Real Madrid, que venceu seis das 14 partidas. cinco terminaram em empate e três em vitórias para o Dortmund.
As últimas partidas foram na fase de grupos da Champions League de 17/18, que o Real Madrid foi campeão. Em fases eliminatórias, as equipes se enfrentaram pela última vez 10 anos atrás e terminou em classificação Merengue, no ano anterior a este, o Borussia foi quem levou a melhor, na ocasião a disputa era na semifinal, e os Aurinegros posteriormente seriam derrotados pelo rival Bayern de Munique.
Em finais de Champions, o Real Madrid tem um enorme retrospecto, são 17 finais e 14 vencidas, e apenas três times conseguiram vencer o Real em uma final de Champions League, são eles Benfica, Inter de Milão e Liverpool. Enquanto o Borussia Dortmund chegou em apenas duas finais, venceu uma em 96/97 contra a Juventus, e foi derrotado na outra para o seu grande rival, o Bayern de Munique, em final realizada no Wembley.
Onde assistir Real Madrid x Borussia Dortmund
A partida será transmitida no SBT, na TV Aberta, na TNT, na TV Fechada e na MAX, serviço de streaming do grupo Warner.
Ficha técnica
- Jogo: Borussia Dortmund x Real Madrid
- Competição: UEFA Champions League – Final – Jogo Único
- Estádio: Estádio de Wembley, Londres, Inglaterra
- Horário: 16h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Slavko Vinčić (ESL)
- VAR: Nejc Kajtazović (ESL)
- Assistente 1: Tomaž Klančnik (ESL)
- Assistente 2: Andraž Kovačič (ESL)