Atlético Mineiro e Vasco deram início à disputa por uma vaga na grande decisão da Copa do Brasil em jogo disputado na última quarta-feira (2) na Arena MRV. Os visitantes saíram na frente com Philippe Coutinho no início da partida, mas, ainda no primeiro tempo Guilherme Arana e o ex-Cruzmaltino, Paulinho, marcaram para garantir a virada (e eventual vitória) do Galo.
Primeiro tempo
Jogando em casa, o Galo iniciou a partida com uma postura agressiva: pressionando na marcação e jogando com linhas mais altas, o que garantiu o domínio da posse de bola e algumas chances no início da partida. Por outro lado, as linhas altas davam espaço para o Vasco escapar e foi assim que o time visitante abriu o placar em Minas Gerais.
Apesar do domínio da posse, o Atlético não tinha domínio completo do jogo, que era bem disputado até a marca dos 15 minutos, quando Coutinho marcou o gol Cruzmaltino. O camisa 11 do Vasco limpou bem a jogada dos seus marcadores e acertou um belo tento na meta defendida por Everson.
A partir daí, o jogo tomou um rumo diferente. O Galo não sentiu a adversidade e passou a assumir o controle completo da partida: em posse e ações. Antes de chegar aos seus gols, o time mineiro conseguiu criar ao menos duas chances claras de gol, que, se aproveitadas, poderiam dar um rumo diferente para o confronto da semifinal. Porém, não demorou para que a virada do time comandado por Gabriel Milito acontecesse.
O empate aconteceu aos 37 minutos. Hulk e Paulinho combinaram antes do camisa 7 do Atlético receber e cruzar para Arana, que emendou um chute de primeira, acertando o ângulo da meta defendida por Léo Jardim, que não tinha qualquer chance de defender. A virada veio seis minutos depois, aos 43.
O Galo conseguiu a roubada de bola e construiu rapidamente a jogada. Mais uma vez, Hulk passou para Arana que, na ponta esquerda, cruzou para a pequena área onde apareceu Paulinho, que se antecipou a Léo Pelé e cabeceou para marcar o segundo gol do Atlético no jogo. O gol do camisa 10 do time da casa deu números finais ao primeiro tempo.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Atlético-MG seguiu melhor na partida, dando sequência ao domínio da posse de bola combinado à criação de chances de forma objetiva. Diante desse cenário, Léo Jardim, goleiro Cruzmaltino, assumiu certo protagonismo, evitando que o Galo ampliasse a vantagem do placar.
O Vasco, por sua vez, sentiu a virada, porém, não abdicou do jogo. Quando pôde, o time carioca chegou ao ataque, explorando bastante jogadas de velocidade pelos três setores do campo. Com a partida entrando na reta final, o ímpeto vascaíno aumentou. No momento decisivo da partida, a aposta do time foi de cruzamentos buscando Vegetti na pequena área, contudo, sem sucesso.
Assim, o juiz apitou o fim do jogo com o 2 a 1 construído no primeiro tempo permanecendo no placar. Com a vitória, o Galo viaja para o jogo de volta no Rio de Janeiro precisando de apenas um empate para garantir uma das vagas na grande decisão da Copa do Brasil de 2024.
Destaque de Galo x Vasco
O camisa 10 do Galo, mais uma vez, assumiu a responsabilidade. Paulinho foi bastante participativo enquanto esteve em campo na Arena MRV e, não apenas sua participação, como também sua entrega, foram recompensados com o gol que garantiu a vitória do Atlético sobre o Vasco, clube que formou o jogador.
Números de Paulinho na partida:
- 82 minutos jogados
- 1 gol
- 2 finalizações no gol
- 4/4 dribles certos
- 1 grande chance perdida
- 40/49 passes certos
- 2 passes decisivos
- 2/3 bolas longas
- 1 corte
- 1 desarme
Próximos compromissos
Agora, o foco das equipes se volta para o Campeonato Brasileiro. Pela 29ª rodada da competição, Galo enfrentará o Vitória no sábado (05), às 16h30 (horário de Brasília), mais uma vez jogando na Arena MRV. Já o Vasco recebe o Juventude em São Januário no mesmo dia, às 21h (horário de Brasília).