Nesta quarta-feira (31), às 20h (horário de Brasília), o duelo Flamengo x Palmeiras no Maracanã dará início à disputa por uma das oito vagas para as quartas de final da Copa do Brasil de 2024. Nos últimos cinco anos, Rubro-Negros e Alviverdes adicionaram um troféu da Copa do Brasil no seu rol de conquistas, mas, este ano, um dos gigantes nacionais deixará a competição cedo.
Flamengo
Finalista nas últimas duas edições da Copa do Brasil, o Flamengo terá um grande desafio já na fase de oitavas de final da atual edição da copa nacional. Sabendo da importância do Flamengo x Palmeiras deste meio de semana, Tite teve a oportunidade de poupar boa parte de seus jogadores titulares na última rodada do Brasileirão, que terminou com a vitória do Mengão por 2 a 0 sobre o Atlético Goianiense no Maracanã.
Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a terceira vitória consecutiva, depois de um empate e uma derrota contra Cuiabá e Fortaleza, respectivamente. Mais ainda, o Flamengo espera contar com os retornos de De la Cruz e Bruno Henrique, que estavam lesionados. Sendo assim, existe a possibilidade de que o Fla chegue para o duelo sem desfalques.
A equipe que começará o jogo contra o Palmeiras deve vir bastante modificada em relação àquela que começou o jogo contra o Dragão. Mesmo retornando de lesão, De la Cruz deve retomar seu lugar no time titular enquanto Léo Pereira e Fabrício Bruno, que foram poupados, também deve retornar ao XI inicial. Por sua vez, o goleiro Matheus Cunha teve uma chance de jogar no Brasileirão no último fim de semana e o treinador do Fla confirmou que o jovem goleiro Rubro-Negro também começará a partida contra o Palmeiras.
Provável escalação: Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Viña; Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta e Gerson; Everton Cebolinha e Pedro.
Palmeiras
O Palmeiras não está em seu melhor momento na temporada. Nos últimos cinco jogos, a equipe comandada pelo multicampeão Abel Ferreira têm três derrotas e duas vitórias, e pela frente vem uma maratona intensa que começa com o Flamengo x Palmeiras, no Maracanã.
Além disso, o Verdão segue com problemas por conta do elevado número de desfalques: Piquerez, Bruno Rodrigues e Estevão são desfalques por lesão, com os dois primeiros sendo desfalques de longo prazo, enquanto Rômulo e Maurício não podem atuar pelo Palmeiras na Copa do Brasil devido ao regulamento da competição.
Por outro lado, Abel contará com os retornos de Murilo e Mayke. Ambos, que foram desfalques nos últimos jogos, têm treinado normalmente e devem estar à disposição para o duelo no Rio de Janeiro. Ademais, Agustín Giay e Felipe Anderson, contratados nesta janela de transferências, também aparecerão como opções, seja vindo do banco ou no time titular.
Provável escalação: Weverton; Mayke, Gómez, Murilo e Vanderlan; Aníbal, Zé Rafael e Veiga; Anderson, Flaco López e Dudu.
Retrospecto Flamengo x Palmeiras
No geral, o histórico do confronto entre as equipes carioca e paulista é equilibrado. Em 108 encontros, são 36 vitórias do Fla, 33 empates e 39 vitórias do Pal. O último encontro entre os times aconteceu na 3ª rodada do Brasileirão de 2024. No Allianz Parque, o Flamengo x Palmeiras não saiu do zero a zero.
De modo mais específico, o duelo Flamengo x Palmeiras já aconteceu quatro vezes na Copa do Brasil, nas fases de semifinal e quartas de final nos anos de 1997 e 1999, respectivamente. Ao todo, são três vitórias do Rubro-Negro e uma da equipe paulista, embora o Verdão tenha avançado em 1999 por conta do placar agregado.
- 13/05/1997 – Palmeiras 0x1 Flamengo
- 06/05/1997 – Flamengo 2×0 Palmeiras
- 21/05/1999 – Palmeiras 4×2 Flamengo
- 14/05/1999 – Flamengo 2×1 Palmeiras
Onde assistir Flamengo x Palmeiras
O jogo de ida entre Flamengo x Palmeiras será transmitido com exclusividade na Amazon Prime Video (serviço de Streaming).
Ficha técnica
- Jogo: Flamengo x Palmeiras
- Competição: Copa do Brasil – Oitavas de final (jogo de ida)
- Estádio: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) – Rio de Janeiro, RJ
- Horário: 20h (Horário de Brasília)
Arbitragem Flamengo x Palmeiras
- Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
- Assistente 1: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO)
- Assistente 2: Bruno Boschilia (FIFA-PR)
- Quarto Árbitro: Luiz Augusto Silveira Tisne (SC)
- Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA, MG)