A equipe tricolor foi para cima da LDU em casa nessa quinta-feira, 31, pelo jogo de volta das quartas de finais da copa Sul-Americana. Com gol de Arboleda, o time dirigido por Dorival Júnior conseguiu a vitória, mas nas penalidades perdeu a classificação.
Escalações
O Soberano mais uma vez foi a campo disposto no 4-2-3-1. Desta vez, sem Wellington “Rato” e com o trio Lucas Moura, Calleri e Luciano em campo. O zagueiro Beraldo, que era dúvida por conta de uma lesão sofrida no jogo de ida, foi surpresa na escalação e começou como titular.
A LDU também foi escalada no 4-2-3-1. A base da equipe foi a mesma do jogo de ida em Quito, com apenas duas alterações: Alvarado no lugar de Sebastián González e Caicedo no lugar de José Quintero.
Primeiro tempo
O início de jogo foi bem morno, sem nenhuma oportunidade clara para nenhum dos clubes. Somente aos 20 minutos, Lucas encontra Luciano na entrada da área em ótimas condições, mas o jogador finaliza sem força. A partir daí, o primeiro tempo pegou fogo. Com 25 minutos, Calleri chuta forte de muito perto do gol, ótima defesa do goleiro Dominguez. Aos 27, Luciano finaliza na rede pelo lado de fora. Aos 28, Jhojan Julio define em um contra-ataque muito perigoso, mas Rafael, muito seguro, manda a bola para escanteio. Aos 32, Lucas Moura cobra falta que passa muito perto do gol. Apesar das chances criadas, o placar seguiu 0 a 0 até o fim do primeiro tempo. Com esse resultado, o tricolor paulista estava sendo eliminado da Copa Sul-Americana.
Segundo tempo
Ambos os times voltaram para o segundo tempo sem alterações. Logo no primeiro minuto da última etapa, aos 46, Calleri finaliza bem e é parado pelo goleiro equatoriano. Aos 47 minutos, Alvarado é expulso após fazer falta duríssima em Alisson na frente do árbitro. Com a expulsão, O Soberano parte para cima da LDU. No minuto 52, Lucas chuta por cima do gol após boa trama são-paulina. Pouco depois, com 11 do segundo tempo, Alisson arremata na trave e incendeia o Morumbi. Já aos 70 minutos, a tabela entre Wellington Rato e Luciano funciona, mas a bola passa por Calleri. Ela cisma em não entrar. Aos 76, gol do São Paulo! Arboleda sobe mais alto que todos na cobrança de escanteio de James Rodríguez e cabeceia para o fundo da rede; 1 a 0 para o tricolor. No minuto 81, em mais um escanteio, o Soberano finaliza ao gol da LDU, mas o goleiro da equipe de Quito faz boa defesa. Com 85 minutos, Rafinha cruza para Calleri, que cabeceia sem força. Mesmo com enorme pressão após o primeiro gol, o São Paulo não consegue ampliar o placar e o resultado leva a classificação a ser decidida nas cobranças de pênaltis.
Siga o Na Beira do Campo no twitter:
Penalidades
Nos pênaltis, o time da casa começa cobrando. Calleri, o artilheiro do São Paulo foi o primeiro a bater e converter. Paolo Guerrero, que já foi ídolo no rival Corinthians, cobra e também converte. Na segunda cobrança tricolor, James Rodriguez desperdiça. Em seguida, Garay, que entrou para bater pênaltis, amplia para a LDU. Lucas Moura faz o seu e mantém o Soberano na briga. Martinez bate com qualidade e mantém vantagem para o time do Equador. Beraldo também converte e reata as esperanças são-paulinas. Quiñonez também marca em uma batida com qualidade. Wellington Rato cobra com maestria e faz seu gol. Na última cobrança, Julio, que foi o melhor jogador do primeiro confronto, converte o quinto pênalti e classifica a LDU para a semifinal da Copa Sul-Americana.
Melhor da partida
Arboleda, após ter feito o único gol do jogo, foi eleito o craque da partida.
Próximos compromissos
No próximo domingo,03, o São Paulo enfrenta o Coritiba em casa, pela rodada 22 do Campeonato Brasileiro. Já a LDU Quito enfrenta Guayaquil City no dia 04, pelo Campeonato Equatoriano no Estádio Rodrigo Paz Delgado.
Veja também: São Paulo decide o título da Copa do Brasil 2023 em casa contra o Flamengo