Dia 13 da Euro: Primeira fase finalizada

Hoje (26) nas cidades de Frankfurt, Sttutgart, Wolfsburg e Gelsenkirchen, foram realizadas as quatro partidas restantes para encerrar a primeira fase da Euro 2024 e definir todos os confrontos do mata-mata da competição.

  • Siga o Na Beira do Campo no Instagram e no Twitter

Eslováquia 1×1 Romênia e Ucrânia 0x0 Bélgica – Grupo E da Euro

Euro
Romênia se classificou em primeiro no Grupo E (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)

O grupo mais equilibrado da Euro terminou com a seleção da Romênia se classificando em primeiro e todas as seleções terminando empatadas em quatro pontos e tendo o saldo de gols como critério para definir as posições.

O jogo que classificou os dois envolvidos começou agitado, com a Eslováquia dominando inicialmente e buscando o gol nos primeiros minutos. Após os dez minutos, a Romênia ajustou sua marcação e passou a ter mais presença ofensiva. Aos 11 minutos, Ratiu chutou e Dúbravka fez grande defesa, mas Ianis Hagi não aproveitou o rebote.

Pouco depois, Hagi tentou novamente com um chute perigoso. A partida seguia equilibrada, mas a Eslováquia foi mais incisiva e abriu o placar aos 23 minutos, aproveitando uma falha defensiva da Romênia. Kucka cruzou para Duda, que cabeceou com precisão. A Romênia não desistiu e conseguiu empatar aos 36 minutos, com Razvan Marin convertendo um pênalti sofrido por Ianis Hagi.

O ritmo intenso do primeiro tempo diminuiu na segunda etapa, com ambos os times buscando lançamentos e jogadas aéreas perigosas.

A Romênia teve duas boas chances com chutes de Razvan Marin e Dragus, enquanto a Eslováquia desperdiçou uma oportunidade incrível com Strelec. Uma forte chuva a partir dos 20 minutos prejudicou um pouco o jogo, que esfriou conforme o tempo passou, com as equipes cientes de que o empate garantia a classificação.

Bélgica se classificou com o empate em 0 a 0 (Foto: Leonhard Simon/ Reuters)

A outra partida do grupo, que terminou sem gols, trouxe alegria para a Bélgica que conseguiu a sua classificação e tristeza para a Ucrânia que encerrou sua participação na Euro.

Nos primeiros minutos, a Bélgica, sob o comando de Domenico Tedesco, assumiu a iniciativa contra a Ucrânia, que enfrentava dificuldades para sair da defesa sem o atacante Mudryk, ausente devido a lesão. O jogo no primeiro tempo mostrava pouco brilho e muita precipitação, com muitos erros de passe por parte dos ucranianos dirigidos por Sergiy Rebrov.

A Ucrânia, com problemas na posse e no jogo curto, dominado pela Bélgica, optou por lançamentos e bolas longas, criando perigo em alguns momentos. Entretanto, apesar da posse belga, não havia ameaças reais ao gol adversário.

Na segunda etapa, a dinâmica da partida pouco mudou. A Bélgica teve mais posse de bola, mas pouca eficácia na criação de jogadas, enquanto a Ucrânia não conseguiu capitalizar suas oportunidades, mantendo um jogo com marcações eficientes e poucas chances claras de gol.

O empate era suficiente para a Bélgica se classificar, mas não para a Ucrânia, que, sabendo do resultado em Frankfurt, partiu para o ataque nervoso nos minutos finais em busca do gol que garantiria a classificação. A Bélgica, com mais posse de bola, optou por defender e segurar o resultado necessário para avançar, o que foi confirmado ao final da partida.

A Romênia jogará contra a Holanda, a Bélgica enfrentará a França e a Eslováquia receberá a Inglaterra nas oitavas

República Tcheca 1×2 Turquia e Geórgia 2×0 Portugal – Grupo F da Euro

Jogadores da Turquia celebram classificação para as oitavas da Euro (Foto: Lisi Niesner / Reuters)

No grupo F dessa Euro, Portugal, apesar da derrota, Turquia e Geórgia são as seleções classificadas para as oitavas de final.

Na partida entre Turcos e Thecos a República Tcheca iniciou com intensidade e assustou aos dois minutos com Provod, cujo chute foi desviado para uma boa defesa de Gunok. No entanto, aos 19 minutos, a situação dos tchecos se complicou com a expulsão de Barák, deixando-os com um jogador a menos. Com a vantagem numérica, a Turquia cresceu na partida e teve sua primeira chance aos 26 minutos, quando Güler tentou um voleio após cruzamento de Kadioglu, mas foi bloqueado por Krejcí.

Aos 35 minutos, a tensão aumentou após um lance em que Yildiz e Hranac se envolveram em um incidente, resultando em confusão entre os jogadores. Antes do intervalo, a República Tcheca quase abriu o placar aos 45 minutos com Jurasek, mas Gunok fechou o ângulo e defendeu.

No segundo tempo, a Turquia inaugurou o marcador aos seis minutos com Çalhanoğlu, aproveitando um rebote na área. Mesmo com um jogador a menos, a República Tcheca não se entregou e conseguiu o empate aos 20 minutos, com Souček finalizando após uma falha da defesa turca. No final do jogo, a Turquia buscou a vitória decisiva e conseguiu aos 48 minutos com Tosun, que finalizou com precisão para garantir a classificação para as oitavas de final.

Kvaratskhelia comemora gol em Geórgia x Portugal (Foto: Jan Fromme – firo sportphoto/Getty Images)

A outra partida do grupo F, foi histórica para a seleção de Kvara e companhia, uma vez que a Geórgia derrotou Portugal por 2 a 0.

A Geórgia, buscando avançar para as oitavas de final da Euro, surpreendeu Portugal com um gol rápido no início do jogo. Kvaratskhelia, destaque da equipe, recebeu em velocidade e aproveitou um contra-ataque para abrir o placar aos 1 minuto de partida. Mesmo já garantida na primeira posição do grupo e com uma equipe quase inteiramente reserva, Portugal dominou a posse de bola no primeiro tempo, mas falhou nas finalizações para buscar o empate. Cristiano Ronaldo demonstrou frustração com a arbitragem ao sair para o intervalo.

Após controlar o jogo na primeira etapa e sofrer o gol georgiano em um contra-ataque, Portugal não alterou sua abordagem. Continuou com a posse de bola, porém com menos criatividade na busca pelo empate. Aos 10 minutos do segundo tempo, após revisão do VAR, foi assinalado um pênalti a favor da Geórgia. Mikautadze, artilheiro da Euro, converteu a penalidade e selou o placar em 2 a 0.

Portugal jogará contra a Eslovênia, a Turquia enfrentará a Austria e a Georgia receberá a Espanha nas oitavas

 

você pode gostar também